Aplicativo da Receita Federal - Blog | Arquivei
Publicado em

setembro, 2016

Escrito por

Yasmin Amaral

Menos burocracia para abertura de empresa com novo aplicativo da Receita Federal

A nova versão traz agilidade aos escritórios de contabilidade, pela redução na exigência de dados.

Notícias e Novidades


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A Receita Federal facilitou o preenchimento de informações no novo aplicativo para abertura de empresa, conhecido como Coleta Web que está disponível, desde agosto, no site da Receita. Nesse aplicativo também é possível alterar dados cadastrais.

Segundo especialistas, o sistema está lento e tende a ficar ainda mais, devido ao volume de cruzamentos de dados realizados com outras fontes de informações, provenientes dos Estados e alguns municípios que integram o cadastro sincronizado. Hoje, o tempo médio para abrir uma empresa é de 7 a 10 dias e o CNPJ só é liberado após uma checagem no banco de dados.

“Essa nova versão vem com força total para um controle absoluto do fisco”, afirma o advogado da Fradema Consultores Tributários, Henrique Arrighi.

No caso dos municípios já incluídos no sistema de compartilhamento de dados, a Receita Federal poderá checar, por exemplo, se é possível abrir uma empresa no endereço informado pelo empresário no aplicativo.

DIMINUIÇÃO DA BUROCRACIA

A nova versão traz agilidade aos escritórios de contabilidade, pela redução na exigência de dados. Entre as novidades da nova versão, na hora de informar os dados sobre a participação dos sócios da empresa, o sistema pede o valor em moeda. Antes, era preciso informar os valores em percentuais, onde poderiam haver erros.

A versão antiga deixava empresas com unidades de produção com dúvidas no preenchimento de códigos de cada instalação, a nova versão trouxe facilidade para tal preenchimento.

Outra novidade é que a Receita passou a considerar como a data de abertura da empresa, o dia do registro na Junta Comercial, nos casos de deferimento da solicitação de abertura. Antes, o fisco considerava a data de assinatura do contrato social.

O objetivo é facilitar a vida do empreendedor, evitando perda de tempo.

 

Pular para a barra de ferramentas