O Manual da DME (Declaração de Operações Liquidadas com Moedas em Espécie) está disponível. Nele consta todas as informações para preenchimento e envio da obrigação.
A liberação do Manual DME
A Receita Federal liberou o Manual DME para sanar as principais dúvidas que surgiram nos contribuinte desde a notícia da criação da obrigação.


No documento consta quais empresas estão obrigadas ou isentas de realizar a DME, exemplos de situações em que a DME deverá ser apresentada, prazos e telas explicativas.
Acesso ao Manual da DME
A equipe Arquivei está disponibilizando o Manual DME para consultas futuras e seguir o passo a passo na hora de realizar a Declaração.
Esse manual irá auxiliar contadores e analistas contábeis na tarefa mensal de declarar transações em que houveram recebimentos em espécie nos valores iguais ou superiores a R$30.000,00. Baixe agora:
Como acessar a DME no Portal e-CAC
Para ter acesso à DME no portal e-CAC é necessário acessar o site https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login e cadastrar seu CNPJ (ou CPF), CÓDIGO DE ACESSO (que é fornecido pelo próprio site mediante apresentação dos números de recibo de Declaração de Imposto de Renda dos anos de 2016 e 2017) e SENHA.
Para essa declaração é importante possuir Certificado Digital.
À partir desse procedimento você entra no ambiente de processos digitais da Receita Federal.
É necessário clicar em Declarações e Demonstrativos. Como na imagem:


No Manual que disponibilizamos é possível ver as telas dentro da opção DME.
Para agilizar a identificação de negociações nos valores que a DME exige, o Arquivei possui filtros de identificação. Assim, fica mais ágil a tarefa de realizar a entrega da DME. Experimente o Arquivei.
Gostou do conteúdo do artigo? Assine nossa Newsletter!