Como Abrir Arquivo XML: 05 Formas Para Seu Dia A Dia | Arquivei
Abrir Arquivo XML
Publicado em

junho, 2023

Escrito por

Arquivei

Como Abrir Arquivo XML: 05 Formas Para Seu Dia A Dia

É preciso abrir o arquivo XML em segurança porque ele carrega informações relevantes e até mesmo sigilosas da empresa.

Contábil



Dicas

Nota Fiscal

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Está sem tempo para ler ou quer consumir o conteúdo sobre Como Abrir Arquivo XML de uma forma diferente? Dê o play e escute o artigo!

O arquivo XML é a versão digital da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e obedece a um padrão nacional de escrituração fiscal. Normalmente, após a emissão e a validação da NFe, o emissor disponibiliza esta Nota Fiscal geralmente por e-mail nos formatos PDF e XML.

Continue a leitura e veja a importância do arquivo XML e como abri-lo em segurança.

O que é um arquivo XML?

XML (Extensible Markup Language) é uma linguagem de marcação utilizada para estruturar dados de forma hierárquica e legível tanto para humanos quanto para máquinas. Ao contrário de formatos binários, como o PDF, o arquivo XML é composto por texto simples, tornando-o altamente legível e flexível.

Um arquivo XML é formado por elementos, tags e atributos, que organizam e descrevem os dados de acordo com um esquema definido. Essa estrutura permite a criação de documentos estruturados e interoperáveis, facilitando a troca de informações entre sistemas diferentes.

Para que serve um arquivo XML?

O formato XML é amplamente utilizado em diversas áreas, como desenvolvimento de software, integração de sistemas, web services e, especialmente, no armazenamento de dados fiscais eletrônicos, como é o caso da NFe. Sua estrutura hierárquica e flexível possibilita a representação precisa e organizada de informações complexas.

O arquivo XML de NFe, por exemplo, contém dados detalhados sobre a nota fiscal eletrônica, como informações do emitente, do destinatário, dos produtos e dos tributos envolvidos. Essas informações são fundamentais para garantir a validade jurídica da nota fiscal e sua integridade durante o armazenamento e o compartilhamento.

Como funciona o arquivo XML na NFe?

XML é o formato de arquivo que as Notas Fiscais eletrônicas são armazenadas e lidas pelos softwares e sistemas de gerenciamento fiscal. O formato é padronizado para que se comunique com os mais variados programas e, assim, os empreendedores possam prestar contas ao fisco com agilidade e segurança.

Atenção! Antes de seguir a leitura do artigo: se você está à procura de uma solução que consulte, baixe e armazene XML de NFes em lote, diretamente da Sefaz, conheça o Arquivei: Consultar NFes>>

Basicamente, o XML é a nota fiscal em formato digital.

Não armazenar notas fiscais pode acarretar em multas que podem ultrapassar o valor de R$ 1 mil por documento perdido. De acordo com a legislação brasileira, a nota fiscal precisa ser armazenada por cinco anos.

Como abrir um arquivo XML

Agora que você já sabe o que é um arquivo XML e sua importância, vamos ver como abrir esse tipo de arquivo. Existem várias opções disponíveis, dependendo das suas necessidades e preferências. A seguir, apresentamos duas formas populares de visualização de arquivos XML.

Abrir um arquivo XML por um editor de texto

Abra o arquivo clicando em “arquivo” e depois clique com o botão direito em “abrir com”. Os arquivos possuem extensão comum de texto (.txt), o que quer dizer que podem ser lidos por qualquer editor. Uma lista de programas será exibida;

Escolha o “bloco de notas” ou “editor de texto” (Mac).

xml em txt

Use as descrições das tags para localizar os dados que desejar. Elas são, normalmente, auto explicativas, possibilitando que o usuário encontre as dados que procura com facilidade.

Abrir um arquivo XML no navegador

Assim como no modo anterior, encontre o arquivo XML em seu computador. Abra-o indo em “arquivo” e depois clicando “abrir com”. Qualquer navegador de internet reconhece esse formato. Além disso, a maioria deles torna a navegação mais fluida, facilitando o acesso às informações desejadas.

Abrir o arquivo XML no Excel

Esse é o modo mais simples e direto de abrir o XML, já que o Excel é uma das primeiras opções que o computador oferece quando você tentar abrir o arquivo apenas clicando em seu ícone.

Com o Excel aberto, clique em “abrir” e localize o seu arquivo XML. O Excel poderá convertê-lo em uma tabela e isso será muito útil, pois permitirá que você analise as informações de modo prático e organizado.

Abrir o arquivo XML no Dreamweaver

Outra opção é utilizar o software Dreamweaver, amplamente utilizado para edição de páginas web. Embora seja uma ferramenta voltada para desenvolvedores, o Dreamweaver oferece recursos que facilitam a visualização e a edição de arquivos XML.

Para abrir um arquivo XML no Dreamweaver, siga estes passos:

  • Abra o Dreamweaver em seu computador.
  • Clique em “Arquivo” na barra de menu e selecione “Abrir”.
  • Navegue até o local onde o arquivo XML está armazenado.
  • Selecione o arquivo XML desejado e clique em “Abrir”.
  • O arquivo XML será exibido no Dreamweaver, permitindo que você visualize e edite seu conteúdo de forma organizada.

Abrir o arquivo XML no Arquivei

A plataforma do Arquivei permite que o contribuinte consulte as notas dos últimos 90 dias diretamente da Secretaria da Fazenda, de forma prática e segura.

Podemos afirmar que essa é a maneira certa de abrir os seus arquivos XML, já que, além de abrir os arquivos de forma organizada e eficiente, ele também armazena todos os seus dados em servidores na nuvem, protegendo sua integridade por todo o tempo que for necessário, além de facilitar a sua comunicação com o contador e eliminar a burocracia nos processos.

Uma vez feito o download da NFes, é possível usar um campo de busca para procurar qualquer tipo de dado que esteja escrito em uma das notas fiscais. Basta pesquisar pelo nome do fornecedor, pelo produto/serviço faturado, data de emissão ou o valor assinalado na nota. Chega de ficar abrindo milhares de NFes online manualmente até encontrar o documento desejado!

Para ficar sempre antenado, assine a nossa newsletter e receba as novidades:

É possível visualizar um arquivo XML no celular?

Sim, é possível visualizar arquivos XML em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Existem aplicativos disponíveis nas lojas de aplicativos, tanto para dispositivos Android quanto iOS, que permitem abrir e visualizar arquivos XML.

Procure na loja de aplicativos do seu dispositivo por um visualizador de XML, e você encontrará várias opções gratuitas e pagas. Basta instalar o aplicativo de sua escolha, abrir o arquivo XML diretamente nele e explorar seus dados de forma conveniente, mesmo em movimento.

É possível abrir um arquivo XML como PDF?

Embora o formato XML e o formato PDF (Portable Document Format) sejam diferentes em sua estrutura e finalidade, é possível converter um arquivo XML em um arquivo PDF para facilitar sua visualização ou compartilhamento.

Como transformar um arquivo XML em PDF

Para converter um arquivo XML em PDF com facilidade você precisa de uma ferramenta online ou de gestão contábil para transformar o arquivo .xml em .pdf.

O conversor da Arquivei converte gratuitamente seus XML em PDF.

  1. Clique em “Selecionar arquivo XML”
  2. Selecione o arquivo XML da NFe ou CTe no seu computador
  3. O XML será convertido em PDF online e gratuitamente
  4. Baixe o PDF da DANFe ou DACTe no seu computador

Como consultar todos seus arquivos XML no Arquivei

Se você deseja consultar todos os seus arquivos XML de forma centralizada e organizada, o Arquivei é a solução ideal. O Arquivei é uma plataforma completa para gestão de documentos fiscais eletrônicos, incluindo arquivos XML de NFe, NFCe (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica), CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e outros.

Com o Arquivei, você pode importar automaticamente seus arquivos XML, realizar buscas rápidas por qualquer informação contida nas notas fiscais e visualizar os arquivos em formato XML original ou em formato de DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica).

Para começar a consultar seus arquivos XML no Arquivei, basta criar uma conta e configurar a integração com seus sistemas de emissão e recebimento de documentos fiscais. Dessa forma, você terá acesso a todas as suas notas fiscais eletrônicas em um único lugar, de maneira rápida, segura e intuitiva.

Ficou interessado? Experimente o Arquivei grátis e não dependa mais de fornecedores para acessar seus XMLs, visualizar PDFs e gerenciar as notas fiscais do seu negócio.

Pular para a barra de ferramentas