Livro com toda a lei tributária do Brasil tem o peso de 3 rinocerontes 🦏 🦏 🦏 - Arquivei
Publicado em

junho, 2017

Escrito por

Arquivei

Livro com toda a lei tributária do Brasil tem o peso de 3 rinocerontes 🦏 🦏 🦏

Obra reúne toda legislação tributária do Brasil. Com 7,5 toneladas – equivalente a dois hipopótamos – livro materializa custo da burocracia.

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

O livro “Pátria Amada” tem 41,2 mil páginas, pesando 7,5 toneladas, o que equivale a 3 rinocerontes brancos . A obra que reúne praticamente todas as leis nacionais relacionadas à arrecadação de impostos nos níveis federal, estadual e municipal do país.

Autor: Falcon – https://pixabay.com/en/users/falco-81448/

O livro é fruto de 23 anos de estudo do advogado Vinícius Leôncio. Em entrevista ao G1, o autor diz: “O que eu sempre quis com isso é convocar a sociedade para uma necessidade de mudança nessa legislação, que é imensa e causa uma insegurança jurídica tão grande, um verdadeiro entrave na vida do cidadão”.

O volume único do livro tem 2,10 metros de altura e foi escrito com a fonte Arial, tamanho 22, o que equivale a seis milímetros, de acordo com Leôncio.

“Essa burocracia causa uma incerteza jurídica muito grande. O empresário trabalha 30 ou 40 anos, um dia acorda e descobre que deve todo seu patrimônio em impostos. Não porque deixou de pagar, mas em virtude de interpretação da legislação”, reclama, com conhecimento de quem lida com esses problemas há décadas – e ganha dinheiro com isso.

Foto: Fabiana Aragão/Divulgação

O advogado não tinha a intenção de publicar um livro tão grande, mas achou que seria uma boa ideia para chamar atenção para a questão. Com isso, um novo problema surgiu, já que a impressão do tamanho desejado não existe no Brasil. Para ter as páginas de cerca de 1,5 metro de largura, ele precisou conseguir uma impressora importada da China, com tecnologia para imprimir outdoors. “Aluguei um galpão em Contagem para que o trabalho fosse feito. Comecei a imprimir em 2008”, diz.

Desde o início da carreira, o advogado quis se especializar em direito tributário, abrindo seu próprio escritório de advocacia empresarial. No tempo em que se dedicou ao livro, foram cerca de cinco horas diárias destinadas às pesquisas, sempre conciliadas às outras funções do escritório.  Para ajudá-lo com a coletânea de leis, ele chegou a contratar cerca de 37 funcionários, entre eles pesquisadores, advogados e estagiários.

Você lida com as leis tributárias? Achou este post interessante? Curta e compartilhe nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter.

Pular para a barra de ferramentas