O Brasil vem num processo de modernização do seu setor fiscal desde 2010, eliminando a necessidade de notas em papel, infindáveis quilos de arquivos mortos e o eventual descarte de tanto lixo. Além disso, torna cada vez mais seguro e confiável o processo de emissão e autenticação destes documentos – agora eletrônicos, representados por arquivos digitais (XMLs) e assinados digitalmente.
Atualmente, entre as novas obrigações fiscais das empresas, está o armazenamento por pelo menos cinco anos de todos estes arquivos (como as NFes, Notas Fiscais Eletrônicas) emitidos ou recebido por elas – com multas de aproximadamente R$1300 por XML ausente.
A questão surge, porém, que é bastante difícil de gerenciá-los (tenho todos já? qual é qual?), visualizá-los (os arquivos são em códigos e precisam de programas específico para lê-los) e recebê-los (fornecedores enviam por e-mails… às vezes. Às vezes o e-mail não vem, algumas outras esquecem, ou sequer enviam).
Passando por esses problemas na empresa de seu pai, um jovem empresário foi atrás de formas de solucioná-los – se juntou a uma equipe de desenvolvimento, convidou cem empresas para serem testadores e fontes de feedback e conceberam o que veio a se tornar o Arquivei.
A start-up é desenvolvida e mantida por alunos e ex-alunos da Universidade de São Paulo, e conta com uma equipe plural, composta por membros de desenvolvimento, gerenciamento, marketing e design.
O Arquivei se encontra num ciclo constante de feedback e inovação, e revoluciona com ferramentas que empresas jamais imaginariam como viriam a ser essenciais. Além de permitir a guarda dos documentos fiscais, consegue pegar e armazenar as notas diretamente da Secretaria da Fazenda – sem a necessidade dos e-mails de fornecedores, garante o cumprimento de outras obrigações fiscais (a Manifestação do Destinatário), centraliza e permite buscas inteligentes em notas, facilitando imensamente o trabalhos do contábil, compra, venda e outros – e muito mais já está no forno, ainda por vir.
Com 2 semanas de lançamento, o Arquivei conta com centenas de clientes ativos, do Amapá ao Rio Grande do Sul, tendo um crescimento semanal de quase 10% e recebendo dezenas de feedbacks positivos e sugestões de melhorias.
Passa por problemas com notas? Conhece alguém que tem uma empresa? O Arquivei é pra você :D