ICMS e FEEF: Aumenta carga tributária e burocracia - Arquivei
Publicado em

setembro, 2016

Escrito por

Arquivei

ICMS e FEEF: Aumenta carga tributária e burocracia

Com advento da criação do FEEF – Fundo Estadual de Equilíbrio fiscal, os contribuintes do ICMS terão os incentivos fiscais reduzidos e aumento da burocracia.

Financeiro


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Os contribuintes do ICMS terão os incentivos fiscais reduzidos e um possível aumento da burocracia, devido a criação do FEEF (Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal). O contribiunte deve gastar mais para controlar o FEEF, que deve ser calculado sobre o valor da vantagem do benefício fiscal.

Apesar de continuar recolhendo o ICMS de acordo com as regras e prazos, o contribuinte terá de desembolsar 10% do valor do benefício que reduz o imposto e fazer o depósito mensalmente. Para saber mais sobre ICMS, consulte este nosso artigo completo.

No Estado do Rio de Janeiro, o FEEF começou a valer a partir de 26 de agosto deste ano, com a publicação da Lei nº 7.428/2016.

O FEEF será válido pelo prazo de 2 (dois) anos e terá como finalidade a manutenção do equilíbrio das finanças públicas e previdenciárias do Estado do Rio de Janeiro (Convênio ICMS 42/2016).

Assim o uso do benefício fiscal ou incentivo fiscal de ICMS, já concedido (ou que vier a ser concedido) pelo governo estadual, fica condicionado ao depósito mensal do FEEF.

A norma é editada pelo Confaz, sendo assim os Estados e o Distrito Federal que quiseram manter ou criar norma de incentivo fiscal que reduza o ICMS, deverá editar regras sobre o Fundo Equilíbrio Fiscal.

Pular para a barra de ferramentas