Entrevista: Helio Donin Jr. no CONBCON 2017 - Blog | Arquivei
Publicado em

abril, 2017

Escrito por

Yasmin Amaral

Entrevista: Helio Donin Jr. no CONBCON 2017

O CONBCON é o maior evento de contabilidade do Brasil, e o melhor de tudo, oferecido gratuitamente e totalmente online.

Notícias e Novidades


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

O CONBCON (Congresso Online Brasileiro de Contabilidade), que está sendo idealizado pelo Arquivei juntamente ao Portal Contábeis, promete se destacar entre os congressos do mercado contábil.

O evento é o maior evento do Brasil, e o melhor de tudo, oferecido gratuitamente e totalmente online. Marque na sua agenda, o evento acontecerá em agosto de 2018.

O CONBCON é uma grande oportunidade. Congressos de alto nível como esse, fazem com que seu público tome conhecimento de novidades e tendências que estão surgindo na área.

Entre os palestrantes do Congresso, encontra-se uma personalidade que se consolidou no mercado contábil e atualmente é Diretor da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas). Hoje, a entrevista é com Helio Donin Jr.

Primeiramente, obrigada por aceitar responder à essas perguntas. O CONBCON é um evento promissor para o ano de 2017, existe uma grande expectativa do público em torno das palestras e dos palestrantes. Você já decidiu qual será o tema da sua palestra?

Helio: Sim. Inicialmente será um grande prazer poder palestrar em um evento totalmente online da magnitude do CONBCON. Farei a palestra sobre “Tecnologia nas Empresas Contábeis” e também sobre o eSocial, cujo projeto sou integrante do GT Confederativo da RFB e MTE.

Então, já pensou no que vai abordar? Quais serão os principais tópicos?

Helio: Já estamos com tudo pronto. Na parte de tecnologia meu foco é abordar as mudanças dos últimos anos nas empresas contábeis, as atuais necessidade em termos tecnológicos para acompanhar o mercado e como será o futuro da contabilidade digital, procurando orientar quais caminhos devem ser adotados para continuar no mercado e crescer nesse ambiente tecnológico. Será uma grande oportunidade de discutirmos as medidas operacionais e gerenciais que devem ser adotadas na atualidade.

Vários outros eventos ocorrerão ainda esse ano, mas o CONBCON tem uma proposta diferente, ele é totalmente online e gratuito. O que você achou da proposta digital do congresso?

Helio: Eu achei a proposta sensacional, pois democratiza o conhecimento, usando a tecnologia para esse fim. Ter um Congresso com tantos profissionais altamente qualificados totalmente gratuito é um grande desafio e um oportunidade única para os participantes. Tenho certeza que será um total sucesso. Estou muito empolgado com a proposta e vejo que teremos uma interação muito grande com os participantes.

Você tem contato com alguns dos palestrantes, ou já assistiu a alguma palestra feita por eles? Qual foi sua impressão sobre a escolha dos demais profissionais?

Helio: Conheço vários deles e inclusive já palestrei junto com alguns. São pessoas altamente capacitadas e de um nível técnico elevadíssimo. Realmente a escolha dos palestrantes foi muito feliz e sem dúvida trará grandes conhecimentos para o público participante. Parabéns ao CONBCON.

Quais seriam outros temas que chamariam a sua atenção? Existe algum em específico que esteja em alta para 2017?

Helio: Vários temas na área contábil são relevantes em 2017. Olhando para as empresas contábeis e profissionais, podemos destacar: Gestão, SPED, eSocial, IFRS, entre outros. No CONBCON teremos oportunidade de tratar sobre vários deles.

Para a área contábil, é importante estar antenado às novas tecnologias e metodologias. Você acha que um evento pode trazer influências para a modernização de processos contábeis?

Helio: Sem dúvida. Nesse mundo conectado, todas as profissões passam por grandes mudanças, principalmente na comunicação e nas ferramentas para os serviços serem prestados. Juntando a esse fato temos uma grande revolução na contabilidade por conta da implantação do SPED, que modificou significativamente a comunicação com o fisco, exigindo também novas soluções entre a contabilidade e as empresas clientes.

Toda vez que difundimos conhecimento, principalmente da forma democrática como faz o CONBCON, geramos demanda por modernização e atualização de processos e procedimentos. Elevar o nível técnico e tecnológico da classe contábil é um necessidade do mercado. Quem não se atualizar sairá do mercado.

Para uma empresa, ou escritório contábil, na sua opinião, há benefícios em investir em eventos?

Helio: Claro. Os eventos são uma excelente oportunidade com um custo-benefício bastante interessante. É o momento de juntar grande nomes de referência no mercado e o público de uma forma única pode acessar todos esses conhecimentos em um mesmo canal. Eventos do porte do CONBCON agregam muito conhecimento e levam as pessoas a refletir sobre seu trabalho e a forma em que se colocam no mercado.

Você tem alguma dica de como o participante pode aproveitar melhor o conteúdo da sua palestra?

Helio: Assistir ela por completo, fazer anotações dos tópicos que achar mais relevante, é importante para o melhor aproveitamento do conteúdo. Dar maior atenção aos tópicos onde precisamos de maior informação ou atualização também ajuda muito no aproveitamento.

Por fim desejo um ótimo aproveitamentos para os participantes e estamos fazendo o melhor para tornar as palestras do CONBCON um total sucesso.

Acompanhe o CONBCON e suas novidades através da página oficial do evento no Facebook.

Pular para a barra de ferramentas