Gestão dos documentos fiscais e a inovação no varejo - Blog | Arquivei
Publicado em

junho, 2017

Escrito por

Arquivei

Gestão dos documentos fiscais e a inovação no varejo

Confira neste post como a gestão de documentos fiscais pode ser uma grande sacada nos investimentos para inovação no varejo.

Gestão de Empresas


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Você sabia que a gestão dos documentos fiscais pode ser um grande diferencial competitivo para o varejo? Sim! Aquele volume imenso de NFe que circula todos os dias pela empresa tem seu valor e vai ajudar muito o varejista que souber analisar seu conteúdo de forma rápida e produtiva.

A tecnologia está em toda parte

Investimento em inovação no varejo já é uma premissa do negócio. Prova disso é que até 2021, 70% dos varejistas devem investir em IoT (Internet das Coisas), de acordo com pesquisa da Zebra Technologies, empresa de soluções e serviços, publicada pelo portal NoVarejo. O objetivo é personalizar a experiência de compra dos clientes ao máximo e isso inclui mudanças nos almoxarifados, lojas e prateleiras.

Além disso, a valorização do tempo que o cliente disponibiliza para estar em contato com a marca também está sendo posta em prática, com inovações que trazem conforto e praticidade. Nesse sentido, 65% dos entrevistados afirmaram que os serviços de entrega devem ser mais explorados para levar os produtos aos clientes seja em casa, no trabalho ou mesmo em um carro estacionado . E 87% deles vão implantar pontos de venda móveis (MPOS – mobile point-of-sale) para reduzir as filas, uma das principais queixas dos consumidores.

Dados da pesquisa sobre inovação no varejo até 2021

  • 70% vão investir em tecnologias IoT;
  • 65% planejam explorar serviços inovadores de entrega;
  • 80% serão capazes de personalizar a visita dos clientes;
  • 78% percebem como fundamental a integração entre loja física e virtual;
  • 75% preveem que vão investir em recursos preditivos e de análise;
  • 87% vão implantar pontos de venda móveis;
  • 72% devem reinventar suas cadeias de suprimentos;
  • 57% acreditam que a automação vai moldar a indústria.Fonte: NoVarejo

O varejo é um dos setores da economia que mais lança mão da tecnologia para encantar clientes e assim, alavancar as vendas. Se no ponto de venda (PDV) a tecnologia está cada vez mais presente, atrás do balcão ela é ainda mais importante e efetiva para melhorar os resultados da empresa.

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Gestão dos documentos fiscais como grande aliada do varejo

Todo varejista deve emitir notas fiscais da venda de seus produtos. No entanto, o que nem todos sabem é que esse documento guarda informações estratégicas que podem se converter em diferencial competitivo quando usadas adequadamente.

Sem o apoio da tecnologia, a consulta de NFe online pelo site da Sefaz (Secretaria da Fazenda) consome grande parte do tempo dos analistas fiscais da empresa e acaba não sendo devidamente aproveitada. Isso porque, para fazer o download da NFe, é preciso digitar a chave de acesso (com 44 dígitos), inserir o código captcha e baixar nota por nota. As operações manuais, além de tomar tempo, são imprecisas e podem ocasionar erros que geram multas e penalidades.

Além do tempo dedicado para uma função muito operacional, que não agrega valor ao negócio, existe também a questão do custo do profissional que executa a função.

“100 notas por mês equivalem à 40 horas mensais dedicadas apenas às consultas de notas fiscais. Considerando um salário base de R$ 3 mil, são ao menos R$ 750 aplicados apenas na consulta manual das notas. O dinheiro pago não é usado numa operação mais complexa do profissional” (Arquivei)

Com tanta inovação no varejo, é preciso ganhar produtividade também na área fiscal!

Adotando a tecnologia certa para fazer a gestão dos documentos fiscais, o varejista ganha muito tempo e mais ainda: ganha qualidade na operação. Isso porque, com uma solução especializada, a conexão é direta com a Sefaz e as notas fiscais consultadas têm validade jurídica.

A gestão dos documentos fiscais, quando realizada de forma eficiente e amparada pela tecnologia certa, ajuda a empresa de muitas formas como, por exemplo:

  • Proteção diante do Fisco: com uma solução especializada é possível consultar as NFes emitidas contra o seu CNPJ, evitando que seus dados sejam usados para práticas ilícitas, como as notas frias. A solução permite o envio da manifestação do destinatário para avisar à Receita Federal que você desconhece a operação. Além disso, as notas ficam arquivadas na nuvem, garantindo disponibilidade e segurança da informação.
  • Acompanhamento de pedidos realizados: imagine que você recebeu um representante de um fornecedor e fez um pedido importante. Como saber se o pedido foi faturado e se está a caminho? Como garantir que o vendedor não se enganou colocando itens extras que vão precisar de nota de devolução quando chegarem na sua loja? A tecnologia certa permite esse acompanhamento e evita trabalho extra para o seu time fiscal.
  • Gestão do estoque: a partir da consulta da NFe online, você consegue identificar o ritmo de consumo de cada produto, bem como o desempenho dos itens por loja. Assim, se o protetor solar “encalhou” na loja A, mas tem bom giro na loja B, é possível realocar os produtos antes que haja ruptura e sem ter que fazer um pedido adicional.  
  • Definição de estratégias: com uma plataforma de gestão de documentos fiscais o varejista pode filtrar as notas fiscais emitidas e recebidas em determinado período para mapear o giro, o custo e a margem de lucro de cada produto no tempo estabelecido. Dessa forma, pode definir a melhor estratégia de venda para cada item e ainda avaliar se o momento é de investir ou de poupar.

Ter pleno controle sobre os documentos fiscais é tão importante para o varejo como aplicar as mais modernas tecnologias no PDV. Como você viu, as informações contidas na NFe vão ajudar seu negócio a entender melhor o cliente e ser ainda mais competitivo. Dessa forma, será possível oferecer uma ótima experiência de compra ao consumidor.

Ao definir seus próximos investimentos de inovação no varejo conte com a Arquivei para utilizar ao máximo todo potencial das suas NFes! Com a solução da Arquivei você monitora todas as NFes emitidas para seu CNPJ, gerencia XMLs de diversos documentos fiscais e gera relatórios automaticamente. Entre em contato clicando aqui!

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