Todo líder sabe como é importante deixar sua equipe motivada, afinal é isso que fará com que o ambiente de trabalho seja cada vez mais agradável e a produtividade aumente de forma natural e saudável.
Mas ocorrem algumas situações em que os colaboradores se tornam desmotivamos. Por que isso ocorre?
Muitas vezes é difícil identificar os motivos que levam seus colaboradores ao desânimo, mas é preciso ter o feeling e perceber que a rotina pode ser a principal causa. Todo relacionamento chega em um estágio de estagnação, e quando se trata do relacionamento no ambiente de trabalho a situação não muda.
Por isso, cabe ao líder sempre buscar por aquilo que há de novo e fazer com que a motivação seja aplicada na prática e não fique apenas no “papel” ou em artigos como este.
A desmotivação pode gerar rotatividade constante. Prova que a empresa não preza pela qualidade e pelo bem estar dos seus funcionários que, na primeira oportunidade, procuram por melhores ofertas.
A falta de comunicação também é fator importante e que pode trazer sérios problemas na produtividade (e a alta taxa de retrabalho), no ambiente de trabalho, na qualidade do serviço (com atrasos consideráveis nos projetos), enfim, em vários fatores que são importantes para o sucesso da empresa.
Confira abaixo 5 táticas práticas para sua equipe ficar motivada:
01. Reconhecimento e Recompensa
Todo colaborador espera pelo reconhecimento do seu gestor, afinal este é apenas um dos mecanismos de motivação que ele pode receber. Esse reconhecimento pode vir através de recompensa, seja com medalhas, placas de homenagem, troféu, destaque, bônus, brindes e até mesmo aumento salarial. O importante é sempre ter em mente que o seu colaborador espera pela motivação e que, quando feita com empenho, traz resultados positivos.
02. Otimizar a alocação de colaboradores
Estar sempre atento ao que se passa com seus colaboradores é a melhor maneira de entendê-los e de suprir suas necessidades. Sempre proponha um momento ou uma forma de ouvir seus questionamentos, tirar dúvidas e fazer com que eles se expressem, só assim você será capaz de saber qual é a real necessidade dos seus colaboradores e atendê-los de acordo com o que se solicita.
Ainda dentro da alocação, permita que os membros da sua equipe tenham uma boa relação com suas atividades. Principalmente se for operacional.
Alinhe com sua equipe qual o papel dessas atividades e processos que eles executam. Mostre a importância do que eles fazem para a saúde da empresa.
Fazer a mesma coisa por meses e anos sem ver mudança pode desmotivar e MUITO! Sempre que possível automatize atividades que podem desmotivar. Troque essas atividades manuais por projetos de melhoria e outros desafios que irão fazer eles se sentirem fora da rotina.
Exemplo: a consulta de NFes e CTes pode ser automatizada por soluções como o Arquivei. Por que deixar uma membro da sua equipe digitando chaves de acesso todos os dias para executar uma atividade que só terá valor para o fisco e não para sua empresa? Já fica o convite para experimentar o Arquivei. Para começar é grátis – Criar conta grátis >>
03. Objetivos de curto e longo prazo dos colaboradores
Todos nós temos metas e objetivos a curto e longo prazo, tanto na vida pessoal quanto no quesito profissional. Estar sempre atento aos objetivos dos seus colaboradores é a melhor forma de motivá-lo. Muitas vezes pequenas atitudes de um gestor de pessoas trazem inúmeros benefícios e pode mudar a realidade de uma família.
Por isso, sempre se coloque no lugar dele e tenha em mente quais são as suas necessidades e projetos. Desta forma, fica mais fácil entender os motivos de alguns comportamentos e de identificar o que precisa ser mudado na empresa.
Muitas vezes a falta de diálogo e a hierarquia impedem que gestores e colaboradores mantenham um relacionamento profissional adequado. Esta denominação de cargos e funções pode bloquear ambas as partes e impedir que as ideias sejam compartilhadas. Se o seu colaborador for um grande incentivador e empreendedor é o momento de deixar que ele faça parte das decisões e escolhas da empresa, desde que os limites de ética e responsabilidade sejam respeitados.
Seja mais sensível e saiba ouvir seus colaboradores, incentive-os sempre, recompense-os por cada ato louvável e veja como a produtividade será ainda maior, bem como o ambiente de trabalho. Um colaborador que se sente feliz e reconhecido é capaz de contagiar os demais colegas que estão à sua volta.
04. Mapeamento de processos
Inserir os colaboradores no mapeamento de processos pode ser uma grande tentativa de melhorar o relacionamento para com a empresa, e deixá-los ainda mais motivados. Isso acontece porque o mapeamento de processos é um bom passo para entender os processos de negócios com que a empresa trabalha, mas ao mesmo tempo visa melhorar a satisfação do cliente e o desempenho do negócio.
Dessa maneira, os funcionários, ao serem chamados para participar do mapeamento de processo, se sentirão como verdadeira parte da equipe, promovendo uma abertura para deixar com que emitam opiniões – que podem ser valiosas!
05. Rotinas de brainstorming
Permitir que o colaborador se mantenha em uma rotina de brainstorming também promove a ideia do item anterior: em deixar que o mesmo exponha seus pontos de vista, visando melhorar sua relação com a empresa – e claro, dar uma nova visão a um problema específico e existente.
Novas ideias ou projetos através de uma dinâmica de grupo estimulam o pensamento criativo dos funcionários (deixando-os tomar decisões) e juntam informações para melhorar a situação da organização e da própria vida profissional dos colaboradores.
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