Feedback 360: entenda porque ele é importante para a sua gestão - Arquivei
Publicado em

março, 2017

Escrito por

Arquivei

Feedback 360: entenda porque ele é importante para a sua gestão

Um dos principais objetivos da avaliação 360° é identificar as qualidades e falhas de cada colaborador a partir do feedback de todos que estão ao redor.

Gestão de Empresas


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Uma importante ferramenta para analisar o desempenho dos colaboradores é a avaliação multivisão, conhecida também como feedback 360 graus.

Essa estratégia proporciona melhorias tanto para a empresa, que identifica possíveis problemas organizacionais, quanto para o funcionário, que tem a oportunidade de aperfeiçoar sua atuação profissional.

Se sua empresa trabalha com gestão por competências, já temos meio caminho andado. Pois esse é o primeiro passo para conseguir estabelecer parâmetros para a análise, como veremos a seguir nas etapas para implantação desse tipo de avaliação.

O que é feedback 360 graus?

O feedback 360° é muito mais do que uma simples avaliação. Na verdade, ele é o contrário disso, justamente porque reúne perguntas e respostas direcionadas simultaneamente a:

  • Chefes;
  • Colaboradores;
  • Subordinados;
  • Clientes;
  • Colegas de trabalho;
  • Fornecedores.

Além disso, ele inclui a autoavaliação de cada um desses agentes.

Para atingir um resultado minimamente confiável, o levantamento das informações deve seguir algumas diretrizes preestabelecidas. A primeira delas é manter o anonimato dos participantes durante todo o processo, a fim de evitar situações de conflito entre avaliadores e avaliados.

Outro ponto importante é que a pesquisa tenha mais de 75% de participação. Tenha em mente que os parâmetros avaliados devem estar bastante claros. Por exemplo: se a pontuação final for estabelecida como “baixa, média e alta”, é preciso haver diferenças reais entre uma posição e outra. Essa preocupação evita possíveis julgamentos e injustiças.

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Qual a importância para empresa e equipe?

Um dos principais objetivos da avaliação 360° é identificar as qualidades e falhas de cada colaborador a partir do feedback de todos que estão ao redor.

Para a empresa, esse retorno é crucial para o planejamento de ações futuras relacionadas ao gerenciamento da equipe.

Pode-se, por exemplo, chegar à conclusão de que um funcionário deve ser dispensado porque está mais atrapalhando do que ajudando seu time de trabalho. Já os colaboradores avaliados se sentem desafiados a mostrar seu potencial, aumentando assim seu grau de produtividade, proatividade e interesse pela missão do negócio.

Entre os benefícios do feedback 360° podemos destacar:

  • Melhorar a credibilidade da empresa perante os funcionários;
  • Fortalecer o autodesenvolvimento a partir do retorno recebido;
  • Oferecer acesso a uma avaliação mais completa e dinâmica da equipe;
  • Reforçar a cultura organizacional da empresa (gestão por competências);
  • Motivar os funcionários a trabalharem alinhados à visão da empresa.

Como elaborar esse tipo de avaliação?

Para elaborar uma avaliação completa e eficaz por meio do feedback 360°, é preciso seguir alguns passos. Confira-os:

1. Estabelecer parâmetros

  • O primeiro passo é estabelecer os parâmetros de avaliação. Ou seja, definir:
  • Quais serão os setores participantes;
  • Quais os comportamentos avaliados, como, por exemplo:
    • Proatividade;
    • Interesse;
    • Liderança;
    • Ética etc.
  • Como a pesquisa será aplicada — se de forma impressa ou eletrônica;
  • Qual o modelo utilizado — se múltipla escolha, resposta aberta ou misto;
  • Qual será o cronograma da aplicação.

2. Educar a equipe

A segunda etapa é educar a sua equipe. Isso significa promover reuniões com os líderes das áreas definidas e explicar o que é o feedback 360° e como a pesquisa vai funcionar.

Além disso, considere aplicar treinamentos práticos para que avaliados e avaliadores aprendam a preencher corretamente o questionário.

3. Promover a autoavaliação

O terceiro passo diz respeito à autoavaliação, que pode ser o começo da aplicação dos questionários da sua avaliação multivisão, quando o colaborador analisa o seu próprio desempenho e atitudes no trabalho.

4. Efetuar a análise 360°

A quarta ação a ser tomada é colocar em prática a análise 360°. Portanto, esse é o momento de disponibilizar as perguntas de forma simultânea para gerentes, subordinados, clientes e fornecedores.

5. Apurar os resultados

Por último deve ser feita a apuração dos pontos ou resultados individuais obtidos pelos colaboradores.

Lembre-se sempre de manter o anonimato dos participantes, mesmo depois que o processo tiver acabado. Agora, chega a hora de compartilhar os resultados obtidos e acompanhar o desempenho dos avaliados.

Como notificar o resultado do feedback 360°?

A notificação é uma parte bastante sensível da avaliação de desempenho. Isso porque nem sempre os resultados são 100% positivos e alguns colaboradores entendem o feedback como um puxão de orelha ou castigo.

Para que interpretações equivocadas não aconteçam, só compartilhe a conclusão da pesquisa quando tiver em mãos as estratégias de melhorias.

Também é importante que os dados sejam passados de forma profissional, lembrando os participantes que, apesar dos resultados individuais, o objetivo do feedback 360° é potencializar o crescimento da empresa com trabalho cada vez mais qualificado.

O que achou do artigo? Você já aplicou algum tipo de avaliação de desempenho na sua empresa? Compartilhe essa experiência por meio dos comentários!

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