Faça seu setor administrativo cada vez melhor - Blog | Arquivei
Publicado em

janeiro, 2017

Escrito por

Arquivei

Faça seu setor administrativo cada vez melhor

Descubra as diversas competências ligadas ao setor administrativo de sua empresa. Confira todas os processos necessários para o bom andamento da área.

Gestão de Empresas


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O setor administrativo de uma empresa pode ser considerado o coração organizacional, aquele que detém a visão geral do negócio e o faz funcionar. É essa área que garante o ritmo e a sustentabilidade para o dia a dia da operação.

A importância do setor administrativo

Esse setor estratégico é o grande gerente da empresa. Está presente em suas obras, aquisições, cuida dos relacionamentos com os diversos públicos — comunidades, sindicatos, autoridades municipais etc. —, zela pelos aspectos fiscais e tributários, controla custos e, ainda, acompanha o nível de satisfação dos funcionários, entre outras funções.

Podemos dizer que o setor administrativo de uma empresa é capaz de fornecer aos seus dirigentes um verdadeiro “retrato” de como está a companhia naquele determinado momento. São os dados fornecidos pela área que vão assegurar que as lideranças assumam as decisões mais acertadas, contribuindo para o crescimento do negócio.

Como se observa, a organização administrativa é fundamental para o bom andamento de uma empresa, independentemente do seu porte.  Sabemos, entretanto, que existem vários modelos de setor administrativo, dependendo de cada realidade. Vamos nos ater aqui ao que consideramos o modelo mais comum entre as pequenas e médias empresas.

As várias competências ligadas ao setor administrativo

Compreender quais são os diversos setores de uma empresa — seus objetivos e competências — ainda é um desafio para muitos gestores. Como essas informações da estrutura não são passadas com clareza para os funcionários, muitos espaços acabam ficando em branco, sem um responsável por determinada demanda; enquanto outros apresentam responsabilidades superpostas.

Por menor que seja uma empresa, ela possui pelo menos quatro departamentos essenciais:

  1. Administrativo;
  2. Financeiro;
  3. Contábil;
  4. Comercial.

Cada uma dessas áreas responde por atribuições diferentes e atende a públicos internos (funcionários e diretoria) e externos (clientes).

É bastante comum que o setor administrativo aparentemente absorva as atribuições das áreas financeiras e contábeis. É absolutamente necessário, no entanto, deixar claro que, se funcionam juntos no escritório, é apenas pelo motivo de serem áreas afins e, muitas vezes, interdependentes. Cabe à área administrativa coordenar todas elas, que, por sua vez, precisam ter seus próprios responsáveis.

Responsabilidades do setor de RH

O setor de RH responde pela seleção e recrutamento do pessoal que irá compor o quadro de funcionários, bem como do seu treinamento. Ele controla:

  • Cumprimento de horários;
  • Ausências ao trabalho;
  • Saídas de férias;
  • Folha de pagamentos;
  • Impostos pertinentes etc.

Enfim, o departamento de RH é a porta de entrada de todas as questões referentes aos empregados.

Atribuições do setor financeiro

De seu lado, ao setor financeiro cabem as decisões sobre:

  • Investimentos em expansão;
  • Aquisição de maquinário;
  • Contratação e gerenciamento de empréstimos, entre outras.

Estamos falando das grandes decisões financeiras que, geralmente, são assumidas pelo dono do negócio, investidores ou principais executivos.

Papel do setor contábil

Já o setor contábil cuida do dia a dia financeiro, lida com as transações de compra e venda do ponto de vista documental, processando todos os documentos fiscais e tributários da empresa. Por se tratar de uma área de grande risco — que não pode incorrer em erros junto às autoridades do Fisco — é bastante comum que, além dos funcionários, seja assessorada por sistemas de automação de processamento de documentos, no que o Arquivei pode ajudar profundamente às gestões.

Para que um setor administrativo dê o máximo de seu potencial e consiga gerir e orquestrar todo o funcionamento do negócio, é preciso que as áreas interligadas tenham clareza e hierarquia definidas no cumprimento de suas funções. E, além disso, ter à mão ferramentas e softwares capazes de otimizar as rotinas, eliminando erros de processo e retrabalho é fundamental para a excelência da administração.

Esperamos ter mostrado a importância do setor administrativo para o sucesso de uma empresa. Sem ele, é como se a orquestra ficasse sem regente! Você concorda? Siga o Arquivei no Facebook e acompanhe nossas dicas de administração!

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