A Sefaz divulgou que a baixar XML sem certificado digital não será mais possível a partir de julho de 2020.
Os ajustes da Sinief determinam que os serviços que ofereciam a consulta de XML da NFe ou CTe por meio da chave de acesso, incluindo o endereço de consulta pelo site da Sefaz, não conseguirão mais trabalhar sem o uso do certificado A1 ou A3.
Atenção! Antes de seguir a leitura do artigo: se você está à procura de uma solução que consulte, baixe e armazene XML de NFes em lote, diretamente da Sefaz, conheça o Arquivei: Consultar NFes>>
Os ajustes que se referem a mudança na consulta são: Ajustes Sinief 16/18 e Ajuste Sinief 17/18 .
Já em 2019 alguns estados que se adaptaram aos ajustes e passaram a exigir o certificado digital para a consulta foram: Alagoas, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Com isso, as empresas buscam se adequar às novas regras do governo e analisam outras formas de consulta para não serem prejudicadas.
Entenda a mudança da Sefaz
A consulta sem Certificado digital, utilizando a quebra de captcha não oferece segurança aos usuários, uma vez que qualquer pessoa que tiver conhecimento da chave de acesso da nota, pode visualizar e fazer download do seu conteúdo.
Abaixo, você pode ver como funcionavam sites com consulta por meio de quebra de captcha, como o FSist, por exemplo.

Para entender melhor porque a SEFAZ está mudando a forma de consultar NFes e seus XMLs e porque isso tem gerado muita dor de cabeça para empresas e escritórios de contabilidade, em 2019 produzimos uma série de vídeos com o professor Edgar Madruga que conta porque o governo vem promovendo esta mudança.
Assista ao primeiro episódio:
Veja uma solução segura para baixar XML sem Certificado Digital
Mesmo quando há instabilidade no site da Sefaz, as empresas que costumam utilizar esse recurso para consulta ficam com seus processos internos prejudicados.
Caso você ainda não tenha certificado digital, até o dia 30 de novembro de 2020, você poderá consultar NFes pela chave de acesso, sem o uso do certificado digital, no Arquivei Lite, solução desenvolvida pela Arquivei por conta das mudanças anunciadas pela Sefaz em 2018.
Está gostando do conteúdo do artigo? Assine nossa Newsletter!
[contact-form-7 id=”10711″ title=”Blog Newsletter post body”]
O Arquivei Lite permite a consulta à NFes e Ctes pela chave de acesso sem Certificado Digital, utilizando fontes legais e seguras para isso.
É seguro e legal perante a lei
O Arquivei lite não será afetado com essa determinação porque possui autorização dos órgãos oficiais e utiliza comunicação com o governo para disponibilizar esse serviço de consulta.

Realizando a consulta com a chave de acesso, é possível baixar o XML , imprimir DANFe e realizar outras consultas.
Ainda é possível realizar consultas em lote e baixar até 500 notas por mês.
Vale lembrar que o Arquivei Lite é uma solução para quem utiliza o site da Sefaz ou FSist para consultas e deve ficar sem essas alternativas a partir de julho de 2020.
O ideial, tanto para empresas quanto para escritórios de contabilidade, é contar com uma solução completa em NFes que consulta todas as notas emitidas para seu CNPJ, baixa e armazena automaticamente pelo prazo estipulado na lei (5 anos mais o ano vigente).
Uma solução como o Arquivei busca diretamente da Sefaz as notas emitidas e exibe no painel de controle. Isso evita fraudes e multas por não apresentar algum XML no momento de uma fiscalização da Receita Federal.
Com o Arquivei também é possível buscar notas através de filtros por nome, data, CFOP ou por qualquer outro dado do documento fiscal.
Experimente o Arquivei e veja os benefícios da solução.
A equipe Arquivei está atenta às notícias acerca das Secretarias da Fazenda dos estados que estão inviabilizando a consulta sem certificado.