Seleção de fornecedores: conheça 5 erros e saiba como evitá-los
5 erros comuns na seleção de fornecedores
Publicado em

abril, 2021

Escrito por

Patrícia Perez

Conheça 5 erros comuns na seleção de fornecedores

Além da gestão de compras e da atenção necessária para o balanço de uma empresa, por exemplo, há erros que as companhias cometem na própria seleção de fornecedores para os seus insumos. E esses equívocos podem colocar em risco a saúde do seu negócio.

Gestão de Empresas



Fornecedores

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Além da gestão de compras e da atenção necessária para o balanço de uma empresa, por exemplo, há erros que as companhias cometem na própria seleção de fornecedores para os seus insumos. E esses equívocos podem colocar em risco a saúde do seu negócio.

O erro nesse segmento traz consequências diretas porque os fornecedores escolhidos fazem parte da estratégia da própria empresa. Escolher bem ou mal os seus insumos afeta suas estruturas.

Por que é preciso estar atento na seleção de fornecedores?

As entregas do fornecedor afetam níveis de estoque, preço final e a qualidade entregue ao cliente. Um mau fornecedor influencia os resultados do negócio em vários níveis. E esses fatores, em conjunto, definem a imagem que sua empresa vai ter publicamente dentro de determinado serviço.

Para evitar erros na seleção de fornecedores, é importante que o empreendedor invista no processo de avaliação de fornecedores que seja rigoroso e com olhar especial para as necessidades da empresa. 

5 erros comuns na seleção desses fornecedores.

Aprenda como evitá-los.

1.Cuidado ao avaliar apenas o preço e com os orçamentos incompletos

Você tem as cotações em mãos para decidir quais fornecedores são desejáveis ao empreendimento. E vários fatores devem ser levados em consideração.

Primeiro é importante saber que, sim, o preço impacta a lucratividade do negócio. E isso pode te levar para conclusões erradas nessas relações profissionais. Nem sempre o fornecedor mais barato é o mais indicado. 

E nem sempre o fornecedor mais caro oferece os melhores serviços. Você precisa analisar outros fatores.

É preciso ver a qualidade dos insumos, além da flexibilidade e da experiência de fornecimento naquela determinada área. Levando em consideração esses fatores, você terá uma ideia mais completa de como vai ser o serviço prestado, evitando que você termine com algo barato e insatisfatório.

Sempre desconfie também de ofertas que prometem algo e não entregam. Se o produto demonstra ter qualidade e a empresa fornecedora é grande, um preço muito abaixo do mercado pode ser sinal de que algo está errado. Faça um balanço.

Além do erro no preço, uma má avaliação de fornecedores pode envolver solicitar um orçamento incorreto ou não padronizado. 

Exija boas condições dos orçamentos solicitados. Se você pedir a um fornecedor a cotação de uma determinada quantidade e, para outro, um serviço diferente, a comparação não será válida. Um orçamento incompleto (sem incluir os itens que você precisa) também pode significar pagar mais caro no final. 

O fornecedor pode oferecer preços mais em conta para quantidades maiores e, ao pedir um orçamento incompleto, você deixa de aproveitar essas vantagens. Então veja todos os detalhes com ele para você não ser passado para trás no seu negócio.

2.Não esqueça de considerar todos os custos e alinhe processos

Nem sempre os custos do orçamento são os únicos envolvidos nesse processo. Dependendo  do tipo de pedido e das necessidades da empresa, o valor pode ser um pouco mais alto ao incluir custos extras. E você precisa colocar na balança o seu gasto com compras em comparação com seu ganho, até para definir preços.

Caso o seu fornecedor esteja muito distante, por exemplo, é possível que você tenha que acrescentar o custo de frete. Considerando mais essa despesa, aquele fornecedor que parecia mais em conta pode se tornar bem menos atrativo.

E você precisa balancear qualidade e todos esses gastos adicionais possíveis. Os possíveis impostos podem pesar, também. Você também pode ter gastos específicos para lidar com determinadas qualidades do fornecimento. 

É necessário se informar para não cair em uma furada.

Computou todas essas informações? Então vamos falar sobre processos.

Para não perder dinheiro, mantenha a balança na sua cabeça. Por isso é fundamental que o processo de fornecimento se adeque às necessidades da sua empresa. Nunca o contrário. É importante alinhar seus processos como um todo.

Você precisa conferir qual é a política de flexibilidade praticada pela empresa fornecedora. A partir disso, é possível ajustar junto a ela o que pode ser feito para conseguir as melhores condições no serviço e não comprometer os resultados do seu negócio.

Nesse contexto, você precisa determinar horários de entrega, condições especiais de pagamento ou de solicitação de compras conforme a sua própria demanda. Ao alinhar o fornecimento e as necessidades da sua empresa, os custos também caem e são otimizados.

Caso contrário, você terá problemas. Sérios.

3.Erro grave é ignorar o histórico do fornecedor

Não ignore nunca o histórico do seu fornecedor. Não ignore. Nunca.

E não esqueça disso. 

Outras empresas terem experiências positivas com um fornecedor não garante que a sua também terá. 

Mas, se esse fornecedor já não for bem visto no mercado, é provável que haja razões suficientes para esse tipo de feedback. Por isso, não deixe de pedir recomendações de fornecedores a outros profissionais da área. 

Pesquise muito bem o que outras companhias avaliam sobre a empresa fornecedora de sua escolha. Esse tipo de pesquisa permite uma visão mais clara de como será na prática a relação de fornecimento, as deficiências e problemas que podem surgir no processo.

Quer ter uma garantia melhor das informações? Peça ao fornecedor que compartilhe seus cases de sucesso Entre em contato com as respectivas empresas para checar a informação.

4.É um erro na seleção de fornecedores não analisar a capacidade de entrega

Ao enviar uma cotação, a empresa pode afirmar que consegue fornecer todos os itens de que você precisa, de acordo com as necessidades. 

Mas essa pode não ser a realidade. Ainda que o seu negócio fique protegido pelo contrato, a dor de cabeça causada por um processo incompleto pode afetar negativamente o seu negócio. Considerando isso, antes de firmar contrato, é importante conferir se a empresa é efetivamente capaz de fornecer a quantidade prometida.

Veja como será a entrega. Qual é a sua capacidade real?

Para um negócio funcionar bem, é indispensável que os prazos sejam cumpridos. E nada adianta que a empresa seja capaz de entregar a quantidade certa com a qualidade ideal fora do prazo.

5.E um grande erro na seleção de fornecedores é, justamente, não buscar outros fornecedores

Não tenha pressa ao selecionar um fornecedor. Com mais tempo, você pode conseguir um resultado mais satisfatório. Seu tempo é curto, mas você precisa aproveitá-lo bem. 

Esse erro ocorre quando as empresas avaliam poucos fornecedores e aceitam logo as primeiras propostas. Um grande problema em avaliar poucas opções é aumentar as chances de desperdiçar uma oportunidade excepcional. Se sua empresa não a aproveita, é provável que a concorrência o faça, o que significa desvantagem para o seu negócio do ponto de vista competitivo.

O melhor a fazer é trabalhar com o maior leque possível de escolha. Um cuidado desse evita que o seu negócio crie uma relação de dependência com um fornecedor. Lembre-se que as chances de encontrar outras empresas com igual qualidade e capacidade são grandes numa boa pesquisa.

E como fazer uma boa avaliação durante a seleção de fornecedores?

Selecionar os melhores fornecedores é fundamental para o sucesso do seu negócio no momento das compras. Lembre-se ainda de avaliar a performance do fornecedor e o cumprimento de prazos de entrega ao longo do período de fornecimento. 

Dessa forma você consegue elaborar um plano de ação para corrigir eventuais problemas. É preciso qualificar seus fornecedores para conquistar os melhores resultados. 

Vamos resumir. Confira sempre a reputação da empresa em bases externas de informações. Para isso, cheque a Receita Federal, Sintegra, setor de crédito e outras instituições. E atualize os dados dos fornecedores para continuar observando e evitar surpresas no futuro. 

Cogite a possibilidade de contar com a ajuda de um software específico de automação para gerir seus fornecedores. Com as informações de seus parceiros de negócio armazenadas de forma eletrônica, fica mais fácil de administrar contatos, informações e até fazer pedidos de cotação com governança para a sua empresa. Aprendendo a evitar alguns erros no processo de seleção de fornecedores, você garante que a sua empresa seja atendida pelos melhores do setor disponíveis.

Você vai prezar pela qualidade do serviço que será entregue ao seu cliente.

Saiba a importância da colaboração entre compradores e fornecedores e saiba ainda como a automação de processos pode ajudar o seu negócio. 

Conhece o Arquivei? Com ele você faz a gestão dos seus documentos fiscais em um mesmo lugar e ainda garante insights importantes que vão te ajudar a não cometer erros na seleção de fornecedores. Experimente agora mesmo!

Pular para a barra de ferramentas