Primeiramente, é preciso entender o que essa sigla significa. ERP, ou, Enterprise Resource Planning, é uma sigla em inglês utilizada para designar um sistema de informação responsável por cuidar de todos os dados e processos de uma organização.
O principal objetivo do ERP é automatizar e realizar o armazenamento de todas as informações do negócio, isto é, desde o faturamento até o balanço contábil, de compras à fluxo de caixa, enfim, todo o trabalho administrativo e operacional feito dentro de uma corporação.
Para cada função descrita acima poderia existir um software diferente. Porém, quando todas essas informações estão em um mesmo sistema, além de mais prático, tornam os processos menos suscetíveis a erros.
Como chegamos até esse tipo de tecnologia
No fim da década de 50, quando conceitos sobre controle tecnológico e gestão corporativa tiveram seu início, a tecnologia era baseada nos mainframes (sistemas que rodavam controle de estoque). A automatização era cara e lenta.
Porém, na década de 70, com a expansão econômica e a disseminação computacional, surgiram o MRP – Manufacturing Resource Planning, antecessores do ERP. Eles já surgiram na forma de conjuntos de sistemas, que conversavam entre si e possibilitavam o uso dos insumos e a administração das mais diversas etapas do sistema produtivo.
Seguindo a linha evolutiva, a década de 80 marcou o início das redes de computadores ligadas à servidores (que eram bem mais baratos e mais fáceis do utilizar do que os mainframes). Agora era possível controlar outras atividades dentro da empresa como mão-de- obra e maquinário, surgindo o MRP II.
Na prática o MRP II já poderia ser chamado de ERP pela abrangência de gerenciamento. A nomenclatura ERP ganhou força na década de 90, entre outras razões pela evolução das redes de comunicação entre computadores e a disseminação da arquitetura cliente – servidor.
A importância do ERP
Esse tipo de sistema traz maior confiabilidade dos dados, diminui o retrabalho e, com esse maior controle, a empresa tem mais subsídios para se planejar, diminuir gastos e repensar a cadeia de produção.
Além disso, o ERP dá aos gestores da empresa o controle total sobre custos e lucros, servindo como auxílio na tomada de decisões. O sistema ERP consegue centralizar as operações numa única plataforma.
O ERP pode ter como plataforma um servidor centralizado, distribuído em unidades de hardware autônomas em rede local ou hospedado remotamente via web.
Maiores dificuldades na implementação do ERP
Uma das maiores dificuldades para implementar o ERP são as pessoas. Desta forma, para que novos procedimentos e ferramentas tenham sucesso, precisamos considerar àqueles que irão usufruir destas novas tecnologias. Os principais pontos que fazem com que o ERP não tenha sucesso dentro de uma empresa são:
- Ninguém perguntou a opinião dos funcionários;
- Não houve preparação;
- Quem coordenou os grupos de implementação não entendia nada sobre as necessidades da empresa;
- As mudanças foram rápidas, sem tempo para pensar; Quem desenvolve, planeja, decide sobre a implementação de um ERP deveria entender não apenas de tecnologia, mas também de administração e negócios.
Consulta de NFs facilitam a gestão do ERP
Junto a uma plataforma online de gestão e inteligência em documentos fiscais eletrônicos, como o Arquivei, que permite a consulta, download e arquivamento de Notas Fiscais eletrônicas (NFes) e Conhecimentos de Transporte eletrônicos (CTes), o processo de análise dessas NFs recebidas é feito de maneira automática e segura, pois a informação vem direto da Secretaria da Fazenda.
O uso da tecnologia é um fator estratégico no resultado das empresas. A consulta de NF integrada ao ERP de forma automatizada evita multas e irregularidades nos processos, além de possibilitar o alcance de inteligência competitiva e fiscal suficiente ao seu negócio.
Você pode ter essas notas em apenas um clique, desde que elas estejam arquivadas na plataforma. Com isso, as informações de todas as notas emitidas contra seu CNPJ estarão armazenadas de maneira segura e organizada em uma base de dados única, possibilitando a exportação de relatórios em excel para análises de inteligência de mercado.
Este conteúdo está sendo útil? Sua empresa utiliza ERP? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se atualizado:
[contact-form-7 id=”10711″ title=”Blog Newsletter post body”]
Conclusão sobre ERP
O ERP atende diferentes pilares administrativos e financeiros, assim, os empreendedores precisam aprender sobre a gestão do negócio, para conseguir ter uma visão clara de como vão as coisas. Se é necessário agir ou se pode continuar com os planos traçados.
É de extrema importância que um diagnóstico contínuo seja realizado. Ter controle de todos os departamentos faz com que a sua empresa sempre caminhe para o sucesso. Porém, é importante que outras ferramentas trabalhem aliadas a esse tipo de tecnologia.
Assim, o Arquivei surge como uma solução online de gestão e inteligência em documentos fiscais que permite o monitoramento claro e real de tudo que é emitido contra o CNPJ da sua empresa. Teste gratuitamente!