Este ano de 2016 foi marcado pelo anúncio do fim do Emissor Gratuito de CTes e de NFes, que era mantido em desenvolvimento pela Sefaz-SP. A boa notícia veio dia 21/12/2016, quando a Sefaz do Estado do Maranhão anunciou que passaria a cuidar do desenvolvimento e atualização do Emissor Gratuito de NFes.
Um dia depois desta declaração, a Secretaria da Fazenda do Maranhão disponibilizou em seu Portal informações sobre um Software Emissor de CT-e. Ele poderá ser usado em todos os estados do país, assim como o emissor de NFes.
Sobre o software Emissor Gratuito de CTes
O software não é em nuvem, significa que precisa ser instalado no computador do contribuinte. Após a instalação ele poderá realizar a emissão de Conhecimentos de Transporte eletrônicos (CT-e) para a Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ) correspondente.
Além de gerar o arquivo do Conhecimento de Transporte eletrônico, ele também permite o gerenciamento dos CT-e’s e seu cancelamento, a impressão do Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte eletrônico (DACTE), cadastros de clientes e relatórios.
É importante frisar que as CTes geradas pelo software têm validade jurídica e que é necessário dispor de Certificado Digital tipos A1 ou A3 no padrão ICP-Brasil para que as CTes sejam emitidas. Se você não sabe o quê é um Certificado Digital acesse o post do blog do Arquivei que explica tudo o que precisa saber.
Existem duas versões, qual devo baixar e como instalar?
No site existem duas versões do software para download. A primeira é a “Versão de Teste”, ela serve apenas para testes, sem validade jurídica dos documentos que forem gerados.
A “Versão de Produção” é o real, as CTes são emitidas e os arquivos XMLs tem validade jurídica para a empresa e vem com um “carimbo digital” para validar sua autenticidade.
Observe as instruções de instalação, disponibilizadas pela Sefaz-MA neste endereço, para adicionar configurações no Java e permitir a execução do programa.
Além de emitir, porque devo armazenar os CTes?
O principal motivador para guardar suas CTes é a fiscalização. Uma empresa que realiza muitos transportes ao longo do ano pode declarar quais produtos e serviços pagos foram efetivamente entregues, executados ou nunca chegaram ao seu lugar de destino.
Muitas empresas ainda fazem a gestão manual de documentos como as CTes e NFes e isso implica em tempo de funcionários gastos para receber, conferir, armazenar e gerar relatórios em planilhas que podem sofrer com erros humanos comuns. Isso sem falar em toda a infraestrutura necessária para o armazenamento desses arquivos.
Para evitar erros e problemas na gestão desses documentos é que existe o Arquivei.
Com ele é possível:
- Visualizar, imprimir, enviar por email e baixar a DACTE;
- Buscar CTes por diversos atributos
- Exportar os dados dos CTes para Excel.
Também temos o aplicativo Relatórios Avançados CTe. Ele te ajuda a realizar buscas mais elaboradas sobre seus CTes e exportar relatórios com informações valiosas sobre este documento.
Gostou? Então comece um teste de 7 dias do Arquivei, SEM PAGAR NADA! Você poderá consultar e armazenar arquivos NFes e outros documentos com espaço ilimitado.
Deixe seu comentário! Tem sugestões? Entre em contato com a gente via chat ou no telefone (16) 3509-5555!