Consulta de NFe pela Sefaz - Blog | Arquivei
Disponibilidade da Sefaz
Publicado em

maio, 2017

Escrito por

Yasmin Amaral

Disponibilidade da consulta de NFe pela Sefaz, saiba como verificar

A disponibilidade da Sefaz é importante para que a empresa consiga acessar às suas NFes sem dificuldade. Entenda mais.

Fiscal


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Um dos problemas enfrentados na consulta manual de NFes (Notas Fiscais eletrônicas), além do tempo que se perde consultando nota a nota pela chave de acesso, é a disponibilidade da Sefaz.

Veja como verificar disponibilidade (ou indisponibilidade) dos WebServices da Sefaz para NFe.

Disponibilidade da consulta de NFe pela Sefaz

Os serviços oferecidos pela Sefaz podem ficar indisponíveis por um tempo indefinido, para verificar se esse é o caso na hora da sua consulta, basta acessar o Portal da NFe (Nota Fiscal eletrônica) e clicar em “Consultar Disponibilidade”.

Desta forma, irá aparecer um painel denominado “Visão Geral de Disponibilidade dos Serviços”.

Entenda a Visão Geral de Disponibilidade dos Serviços. Foto: Reprodução
Entenda a visão Geral de Disponibilidade dos Serviços. Foto: Reprodução

As cores podem variar de acordo com a legenda abaixo:

🔴Vermelho: quando há respostas negativas seguidas para uma consulta (falta Serviço ou falha de conexão). Ocorre após o Amarelo. Havendo uma resposta positiva a qualquer momento, o estado Verde é retomado;

⚠ Amarelo: a consulta retornou a primeira resposta negativa (falta Serviço ou falha de conexão). Ocorre após o Verde, permanecendo por até 10 minutos. Nesse estágio, uma resposta positiva à consulta retorna o estado para Verde. As respostas negativas, ao final do tempo, evoluem o estado para Vermelho;

✅ Verde: a consulta retornou resposta positiva. Ocorre após qualquer estágio.

Não muito comum, mas o status pode aparecer verde, porém a Sefaz também pode ter tido com problemas internos e assim fornecer a informação errada ao contribuinte.

Como forma alternativa a essa consulta, o site da Sefaz permite o uso de uma forma mais complexa com a ajuda do certificado digital.

Na página do Portal da Nota Fiscal eletrônica existe o menu “Serviços”, entre as opções deve ser escolhida a “Relação de Serviços Web”.

Irão aparecer as seguintes instruções para procurar o seu autorizador:

A Relação de Serviços Web. Foto: Reprodução
A Relação de Serviços Web. Foto: Reprodução

Escolhendo o seu autorizador, ele virá acompanhado de uma URL, basta copiá-la para o navegador. Mas, mesmo para essa simples consulta é necessário do certificado digital para autenticar a conexão com o WebService.

Ferramenta que faz monitoramento da disponibilidade de NFe

Através do OpMon é possível monitorar as transações que acontecem dentro do sistema autorizador de Nota Fiscal eletrônica da Sefaz, mostrando o tempo utilizado no processamento de usuário (cliente), rede de comunicação e servidor.

Com ele é possível verificar o status de execução (se é completada com sucesso ou não) e o tempo de resposta (total ou por etapas) através do site da Secretaria da Fazenda.

As informações são armazenadas e consolidadas na base de dados do núcleo do OpMon e, em conjunto com o módulo de gerenciamento de nível e serviço (SLM), permite gerenciar a disponibilidade e o desempenho (tempo de resposta) do sistema autorizador de NFe.

Entenda por que consultar a disponibilidade da NFe

Caso o contribuinte já saiba que está indisponível ou com lentidão, ele não ficará tentando emitir uma nota nessas condições. Assim o contribuinte também pode se antecipar e tomar alguma decisão.

O Arquivei, por exemplo, depende dessa disponibilidade da Sefaz para consultar todas as NFes automaticamente. Entenda:

Consultar NFe automaticamente no Arquivei

A consulta de NFe automática com o Arquivei é feita de forma rápida e segura por meio do certificado digital A1 ou A3. A plataforma conecta-se à Secretaria da Fazenda e baixa todas as NFes que constam contra o CNPJ da empresa.

Se a Sefaz está instável, as NFes demorarão um pouco mais para chegar ao Arquivei, mas assim que tiver disponibilidade, a plataforma irá consultar automaticamente, sem qualquer chave de acesso.

Com o Arquivei você pode consultar, baixar e armazenar todas as suas NFes, NFSes (de mais de 150 cidades), NFCes e CTes direto da Sefaz, de forma automática e sem a necessidade de chave de acesso.

É necessário ter muito cuidado com qualquer aplicativo que ofereça baixar o arquivo XML ou consultar NFes sem o certificado digital. É preciso garantir a validade jurídica do seu documento fiscal. Muitos softwares criam um XML falso, usando apenas as informações básicas da NFe.

Na sua empresa já existe uma plataforma para consultar NFe e demais documentos fiscais? Experimente o Arquivei gratuitamente.

Gostou desse post? Curta e compartilhe nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter.

Pular para a barra de ferramentas