Crise econômica afeta indústria na hora de realizar o 13º pagamento - Arquivei
Publicado em

novembro, 2016

Escrito por

Arquivei

Crise econômica afeta indústria na hora de realizar o 13º pagamento

As dificuldades para arcar com o 13º salário são diversas, e a crise econômica corrobora com a situação.

Notícias e Novidades


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

O Datafolha encomendou a 44ª rodada do Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria, e ela mostra que a crise econômica terá impacto negativo no 13º salário de 2016.

A maioria dos entrevistados informaram que terão dificuldades para arcar com o 13º salário em 2016.

O pagamento do 13º virá por meio dos próprios recursos para 80% das indústrias, enquanto 17% recorrerá a empréstimos bancários ou em outras fontes, e 3% utilizarão o cheque especial.

O uso dos próprios recursos acontece porque o capital de giro disponível nessas indústrias é muito pouco. Em apenas 9% dos casos, o empresário considera seu capital de giro disponível mais do que suficiente.

Comparando com 2015, foram 45% a mais de empresários entrevistados alegaram encontrar mais dificuldades para pagar o 13º; mas, em compensação, no comparativo 21% veem menos obstáculos.

A inadimplência, ou calote, é outro fator negativo para a situação das indústrias e teve alta em 2016. Cerca de metade dos empresários sofreram calote no último mês. Questionados sobre o quanto deixaram de receber, 14% dos entrevistados identificaram que a dívida atingiu mais de 30% do faturamento previsto em outubro.

Pular para a barra de ferramentas