Se o seu objetivo é abrir um pequeno negócio e começar a empreender de forma correta, é preciso ter um contador para te auxiliar nas tarefas mais simples e mais complexas no que diz respeito à situação financeira da empresa.
O contador é um forte aliado para gerenciar e controlar os fechamentos, obrigações do SPED, balanços e operações de entrada e saída, com o objetivo de monitorar a empresa e garantir sua renda e lucro.
Responsabilidade do contador
O contador será responsável pelo controle das finanças e ele pode fazer isso por meio de um sistema específico que servirá para calcular o orçamento e as despesas.
Além disso, se a empresa está começando, o ideal é criar um planejamento financeiro com um cronograma, a fim de estipular datas e estratégias para garantir a sobrevivência da empresa diante desse cenário competitivo que o mercado se encontra.
O contador lhe auxiliará nesse processo, tal como expor os custos do investimento em cada nova operação. Aliás, é o contador que poderá lhe ensinar e explicar o processo tributário, principalmente se você não tem dados e referências como bases.
Mantenha-se sempre atualizado sobre o mundo empresarial e contábil através da nossa newsletter:
[contact-form-7 id=”10711″ title=”Blog Newsletter post body”]
Administrar
Em seu dia a dia, a administração da empresa ficará nas mãos do contador, com o intuito da contabilidade estar sempre em equilíbrio, garantindo o pagamento de todos.
Até mesmo os dados complementares da empresa, como razão social, endereço a tributação, o quadro societário e a Classificação Nacional de Atividades Econômicas, ficarão a cargo do contador, que deverá expor os melhores caminhos para cumprir a lei e fazer com que a empresa não fique, em momento algum, no vermelho ou receba uma punição do governo.
Outro foco recorrente da tarefa do contador é legitimar o alvará de funcionamento, elencando todos os itens de segurança para que a empresa possa iniciar sua operação em um ambiente seguro e protegido.
Esse tipo de documento pode ser conferido pelo contador, uma vez que ele terá os dados necessários para a confecção do mesmo. O contador também ajuda na confecção do contrato social, no que diz respeito ao CNPJ e RCPJ, com o objetivo de autorizar a abertura da empresa a partir do nome de pessoa jurídico.
Sabe-se que o trabalho de um contador não é apenas lidar com as finanças empresariais, muito pelo contrário, seu trabalho vai além, afinal, o controle e monitoramento do orçamento passará por ele diariamente.
É ele quem certificará todos os fechamentos e declarações da empresa, pois é a função dele. O fato de emitir notas fiscais também será de sua responsabilidade. As operações de compras e vendas deverão conter o certificado digital da empresa, como se fosse uma assinatura online, a qual deverá ser validade e confirmada pela Receita Federal.
O contador deve organizar a empresa de modo que o orçamento não seja questionado ou aplicado negativamente em alguma operação financeira. Se você quer administrar sua empresa, nada melhor do que um contador como aliado, para estabelecer o controle financeiro adequado para você e seu negócio.
Procurando um contador na sua cidade? Fale com a gente para podermos te ajudar! Acesse Contato Arquivei!