Como consultar NFe na Sefaz: passo a passo | Arquivei
Confira o passo a passo de como consultar NFe na Sefaz utilizando a chave de acesso e como facilitar esse processo e evitar problemas
Publicado em

janeiro, 2023

Escrito por

Daniele Lima

Como consultar NFe na Sefaz: passo a passo

Confira o passo a passo de como consultar NFe na Sefaz utilizando a chave de acesso e como facilitar esse processo e evitar problemas

Fiscal



Funcionalidades Arquivei

Nota Fiscal

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Confira o passo a passo de como consultar NFe na Sefaz abaixo:

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) disponibiliza algumas maneiras gratuitas para a consulta e download das Notas Fiscais eletrônicas (NFes) emitidas para um determinado CNPJ.

Mas como consultar NFe na Sefaz?

Vamos lá!

O primeiro ponto importante de destaque é de que todas as consultas em documentos fiscais feitos pela Sefaz necessita da chave de acesso. É possível consultar as notas sem as chaves através do Arquivei, plataforma inteligente que faz as buscas de forma automática.

Como consultar NFe na Sefaz?

Primeiro, você precisa acessar o site da Secretaria da Fazenda: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx. Depois, acesse a área de “Consulta NF-e”, logo no inicio do site:

Passo a passo de como consultar NFe na Sefaz

Antes de consultar NFe na Sefaz, é necessário localizar a chave de acesso da nota fiscal que você deseja consultar. A chave tem 44 dígitos e pode ser encontrada no DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal eletrônica). No texto abaixo, falamos como encontrar este número, acesse:

⏩Como achar o número da nota fiscal eletrônica?

Com a chave de acesso de acesso em mãos, acesse a área de consulta e digite toda a sequência numérica e cumpra o hCaptcha:

Passo a passo de como consultar NFe na Sefaz

Prontinho! Agora você tem acesso às informações da nota fiscal, como emitente, destinatário, transporte, cobrança e mais:

Passo a passo de como consultar NFe na Sefaz

Esses são os passos para fazer a busca de NFe na Sefaz. Para realizar o download, é necessário cadastrar o certificado digital na plataforma.

⏩ Como baixar XML sem certificado digital, com e sem chave de acesso

Dificuldades de consultar NFe na Sefaz

Se você chegou até aqui, já conseguiu perceber que apesar de gratuito, as operações de consulta e download de NFe são bem custosas (de tempo), principalmente se você tem um volume um pouco maior de notas.

É um processo simples para quem consulta apenas uma nota por dia ou poucos por semana. Mas para empresas que precisam fazer esse trabalho repetidamente se torna exaustivo e na estratégico.

Além disso, tem um outro fator preocupante: se o limite de consultas é ultrapassado (20 por hora) o acesso é bloqueado por uma hora. Caso realize outras tentativas de buscas dentro desse período, o usuário é bloqueado novamente e a contagem de tempo reinicia.

Isso se deve, entre outras razões, ao limite de apenas 10 notas por vez e pelo fato de não ser possível fazer este processo de maneira automática. Estes problemas se agravam ainda mais quando você possui mais de um CNPJ.

Confira quais práticas são consideradas impróprias pela Sefaz e podem gerar bloqueios:

  • Realizar buscas com o Certificado Digital vencido
  • Ultrapassar o limite máximo de consultas permitido (20 por hora)
  • Consulta feita de forma não-sequencial dos NSUs 
  • Continuar com a busca de notas mesmo após os documentos a serem distribuídos acabarem

Saiba mais detalhes sobre isso neste texto: ⏩ Como não ter o acesso bloqueado na consulta de NFe


Como buscar NFes na Sefaz automaticamente e sem bloqueios?

Com o Arquivei você consulta, baixa e armazena todas os seus documentos fiscais (NFe, NFSe, NFCe e CTe) de forma centralizada e automática para todas as suas empresas.

Tudo isso sem precisar digitar inúmeras chaves de acesso ou correr risco de ter o acesso bloqueado. Isso porque o Arquivei faz as consultas automáticas em lote, respeitando as boas práticas da Sefaz.

Além disso, o sistema faz toda a gestão dos documentos fiscais, permitindo que você filtre por notas, informações específicas (CNPJ emitente, empresa, etc) ou até por notas que contenham produtos específicos. Você pode exportar relatórios excel a partir de todos estes filtros e aumentar a eficiência de todas suas análises.

Temos planos a partir de 71,99 por mês para você ter acesso a esses e outros benefícios. Comece agora a fazer suas consultas de forma mais fácil, experimentando a ferramenta gratuitamente! Para saber mais e testar o Arquivei antes, acesse:

Pular para a barra de ferramentas