Consultar NFe PR: saiba os requisitos - Blog | Arquivei
Consulta NFe PR
Publicado em

julho, 2017

Escrito por

Arquivei

Consultar NFe PR: saiba os requisitos

A consulta de NFe verifica se a nota está autorizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PR). Veja como automatizar.

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A consulta de NFe PR tem como objetivo verificar se a Nota Fiscal eletrônica está autorizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PR).

Para verificar a autenticidade, existência e autorização é obrigatória a consulta de NFe por parte do destinatário. Conheça todas as questões envolvidas para consultar NFe PR e como fazer o trabalho de maneira mais fácil.

Consulta de NFe PR 

O Portal SPED PR disponibiliza a consulta de NFe para verificar a autorização de uso.

Podem ser consultadas as NFes emitidas em casos de testes de Homologação Técnica (ambiente de Homologação, NFe sem validade jurídica) ou as NFe emitidas por estabelecimentos já credenciados à emissão (ambiente de Produção, NFe com validade jurídica).

Consultar NFe no site SPED PR
Consultar NFe no site SPED PR

O contribuinte terá queselecionar o Ambiente de Produção ou Ambiente de Homologação de Empresas.

Também é necessário inserir a chave de acesso (44 dígitos) do arquivo XML da NFe que está procurando e digitar a “Imagem de Controle”.

Basta clicar em “Consultar” para prosseguir com a consulta de NFe e visualizar se a NFe tem validade jurídica, ou seja, se o seu uso está autorizado pela Sefaz PR.

Caso a chave de acesso inserida esteja inválida, aparecerá o aviso abaixo:

Chave de Acesso Inválida
Chave de Acesso Inválida

Após a concessão de autorização de uso da NFe, o Fisco disponibiliza a consulta completa, pública e gratuita na internet dos dados do documento fiscal, pelo prazo mínimo de 180 dias.

Para ter acesso às Notas Fiscais por 5 anos ou mais, consulte com Arquivei. Veja abaixo:

Consulta automática de NFe PR

Arquivei oferece a consulta automática de NFe, CTe e MDFe através do acesso às Secretarias da Fazenda do Brasil inteiro, inclusive a Sefaz PR.

Basta inserir o seu certificado digital A1 ou A3 e clicar com “Consultar NFes” para obter todos os XMLs de NFes do últimos 90 dias:

Consulta através da plataforma do Arquivei
Consulta através da plataforma do Arquivei

A consulta de NFes automática também é realizada em lote, sem a necessidade de digitação de chaves de acesso das Notas Fiscais.

Com o Arquivei, os arquivos XML ficam armazenados na nuvem, oferecendo mais segurança para o seu negócio.

Se você ainda não experimentou o Arquivei, faça um teste gratuito e consulte todas as suas NFes dos últimos 90 dias.

Caso o contribuinte insista em fazer a consulta de NFe através do site da Sefaz PR, é necessário cumprir com todos os requisitos. Veja abaixo:

Requisitos para a consulta de NFe PR gratuita

1. Chave de acesso necessária para a consulta de NFe PR

A chave de acesso é um código composto de 44 algarismos presente em todas as NFes. Ele pode ser localizado na parte superior direita do DANFe, logo abaixo do código de barras.

Chave de Acesso
Chave de Acesso para consulta de NFe PR

DANFe é a representação gráfica da NFe. A principal função do DANFe é, justamente, facilitar a consulta da validade de uma NFe. Normalmente, o DANFe acompanha o produto ou é enviado no formato PDF por e-mail, juntamente com o arquivo XML.

Na eventualidade do contribuinte não ter o DANFe, ele pode gerar esse documento por meio do arquivo XML. Entretanto, os sistemas de consultas públicas não dispõem de ferramentas para gerar o DANFe. É lembrar que a NFe, DANFe e XML tem papeis diferentes.

2. Digitação da Imagem de Controle para consulta de NFe PR

 

É necessário digitar a “Imagem de Controle” para conseguir prosseguir na consulta de NFe PR.

Imagem de Controle
Imagem de Controle

É possível que a digitação dos números da chave de acesso e das letras da Imagem de Controle estejam corretas, porém pode ocorrer um erro.

Dependendo do erro é necessário alterar as configurações de privacidade do seu navegador para sempre permitir a gravação de cookies por sessão. Após reiniciar seu navegador, a consulta deverá funcionar.

3. Escolha do Ambiente de Produção para a consulta de NFe PR

Selecione a opção de “Ambiente de Produção” e clique no botão “Consultar”. Uma janela pop-up será aberta com o resultado da consulta. Caso ela não apareça, altere as configurações do seu navegador, permitindo a abertura de janelas pop-up.

Ambiente de Produção e botão de Consulta
Ambiente de Produção e botão de Consulta

O sistema apresenta as informações detalhadas da NFe, emitente, destinatário, produtos/serviços, totais, transporte, cobrança e informações adicionais. Ele também apresenta a situação atual da NFe, com protocolo, data de autorização e inclusão no banco de dados do fisco.

Nessa consulta, não existe a opção para imprimir o resultado da busca. Caso precise dessas informações impressas, clique nos botões “Ctrl + P” nos sistemas operacionais Windows ou Linux ou em “Command + P”, no Mac OS. No entanto, vale lembrar que, apesar da consulta da NFe ser obrigatória por lei, o destinatário não é obrigado a comprovar que realmente a realizou.

Para ficar sempre atualizado, assine a nossa newsletter:

v

4. Ambiente de Homologação para a consulta de NFe PR 

No Portal SPED PR, também é possível fazer a consulta de NFes emitidas no Ambiente de Homologação, pelas quais pode-se verificar os documentos autorizados, cancelados e inutilizados que o Fisco recebeu.

Essas Notas Fiscais de testes podem utilizar tanto dados reais quanto fictícios. Vale lembrar que mesmo que tenham sido utilizados dados reais, essas NFes não têm qualquer validade jurídica, sendo meramente um teste para que as empresas simulem situações reais que acontecem no dia a dia da organização.

O ambiente de homologação é idêntico ao ambiente de produção, com o mesmo sistema, as mesmas especificações técnicas e as mesmas regras de validação. Eles diferem apenas nos endereços dos serviços Web Services e no conceito de que ambiente de produção é o ambiente oficial para emissão de NFe.

Deixe sua mensagem e continue acompanhando nosso blog para mais novidades!

Pular para a barra de ferramentas