Consultar NFe pelo CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é fácil e é importante para manter o SPED fiscal em dia.
Existem duas formas de se consultar Notas Fiscais através do CNPJ: consulta automática, sem chave de acesso com o Arquivei ou através da consulta manual.
O caminho da consulta automática é o mais seguro e o mais rápido, pois não é necessário inserir a chave de acesso da NFe ou CTe, apenas o certificado digital A1 ou A3 (que garante segurança de acesso para a empresa).
Atenção! Fique atendo à PORTARIA CAT Nº 162/2008, CAPÍTULO VI - O emitente e destinatário da Nota Fiscal devem guardar o arquivo XML pelo prazo de 5 anos, para apresentação ao Fisco, sob risco de multa de até 1 mil reais por XML não apresentado. O Arquivei consulta, baixa e armazena 100% das NFes e CTes emitidos contra seu CNPJ. Para começar é grátis: Consultar NFes>>
Porém, o caminho da consulta manual também é muito utilizado, principalmente por contadores que não têm acesso à NFes de terceiros e precisam do XML da Nota Fiscal da mesma forma. Entenda melhor essa relação abaixo:
Consulta de NFe pelo CNPJ através do portal da Sefaz
O portal da Sefaz é muito utilizado para a consulta de NFes, isso porque ele disponibiliza um espaço para consulta com a chave de acesso e sem certificado digital. Porém, após a publicação dos ajustes Sinief 16/18 e Sinief 17/18, nenhum site e nem mesmo a Sefaz poderão oferecer esse tipo de consulta sem o certificado digital a partir de 7 de julho de 2020.
A outra opção disponibilizada pela Sefaz é o download do Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Para usá-lo, siga as instruções abaixo:
- Realize o download do Aplicativo Manifestação do Destinatário;
- Instale o Java, caso você não tenha ele em seu computador: siga essas instruções;
- Termine a instalação e abra o aplicativo.
Ao abrir o programa, você precisa cadastrar e iniciar o Destinatário (CNPJ da empresa). No software, é possível cadastrar diferentes empresas no aplicativo. Ao colocar os dados, é necessário que identificar qual destinatário será utilizado no cadastro.
É possível acessar a tela de cadastro através do menu “Sistema – Destinatário”. Vá também na opção Incluir, preencha corretamente os campos e clique no mesmo botão.
A consulta de NFe pode ser feita ao cadastrar um certificado digital. A área de inclusão de certificados digitais é visível através do menu “Sistemas” -> “Certificados”. Se você usa um certificado A1, selecione a aba “Certificados A1 (Arquivo)”, clique no botão incluir, selecione seu certificado e insira sua respectiva senha.
Dessa forma, o contribuinte consegue consultar suas NFes, porém ainda depende de um programa e da digitação da chave de acesso da NFe. Entenda como o Arquivei funciona e automatiza a consulta de NFes:
Consulta de NFe pelo CNPJ de forma automatizada
Sem necessidade de inserir a chave de acesso, o Arquivei torna possível consultar e armazenar os XMLs, permitindo o monitoramento de NFes, CTes e NFSes direto da Sefaz e mais de 150 prefeituras.

Com o Arquivei, você não perde tempo ligando para cobrar o fornecedor ou a transportadora, no caso dos CTes, quando precisa consultar notas fiscais pelo CNPJ.
A consulta de NFes feita pelo Arquivei, é feita em lote, ou seja, permite que a empresa consulte diversas Notas Fiscais eletrônicas recebidas em sua base de dados, em grande quantidade. Veja como funciona:
Caso você ainda não tenha certificado digital, até o dia 30 de novembro de 2020, você poderá consultar NFes pela chave de acesso, sem o uso do certificado digital, no Arquivei Lite, que utiliza fonte oficial do Governo para a consulta desses documentos fiscais e não exige o certificado digital.
Se quiser permanecer atualizado com dicas e novidades, assine a nossa newsletter:
[contact-form-7 id=”10711″ title=”Blog Newsletter post body”]