A NFSe é o documento fiscal que tem por objetivo documentar e formalizar as prestações de serviços. Diferente das NFes e CTes, que podem ser consultadas de maneira unificada pela Sefaz Nacional, a emissão e consulta das Notas Fiscais de Serviço ocorrem em âmbito municipal, dependendo então, da prefeitura de cada cidade, individualmente.
A definição da alíquota do imposto sobre serviço, o ISS, também é feita em cada prefeitura. Por conta dessas particularidades, a gestão das NFSes pode ser um desafio para empresas que trabalham com vários fornecedores, por exemplo. Se esse é o seu caso, essa novidade da Arquivei pode te ajudar!
Sabemos que as NFSes também precisam ser devidamente armazenadas e escrituradas, além de serem de grande importância para controlar as prestações de serviços entre as empresas relacionadas (Não deixe de dar uma olhadinha no nosso artigo com tudo que você precisa saber sobre NFSe).
Por isso, ao invés de reunir essas notas manualmente no site de cada município, é possível consultar todas as NFSes que envolvem um determinado CNPJ automaticamente, usando o Arquivei. A plataforma se conecta diretamente ao webservice de mais de 150 prefeituras, trazendo assim todas as notas para um só lugar, de maneira rápida e prática.


A prefeitura de Barueri está conectada com o Arquivei
Que o Arquivei facilita a rotina de milhares de empresas e escritórios de contabilidade com esse serviço, você já sabia. A plataforma é integrada com as prefeituras que utilizam os seguintes sistema de emissão: Paulistana, GINFES, Betha e Carioca. Você pode conferir no nosso site o que fazer para ter suas NFSes disponíveis no Arquivei.
A novidade é que temos uma nova cidade entrando para a nossa lista de prefeituras conectadas: Barueri.
Se você trabalha com a consulta de notas de serviço de muitos fornecedores, já deve ter precisado consultar NFSe de Barueri. Isso porque a cidade de Barueri conta com mais de 13 mil empresas prestadoras de serviço, já que oferece benefícios fiscais para esse segmento.
Como explicamos, o ISS é um imposto de caráter municipal, e a alíquota pode variar de 2% a 5%, de acordo com a Lei Complementar 116/2003. Desse modo, cabe a prefeitura de cada município definir qual percentual será aplicado aos prestadores de serviço de acordo com a natureza dos serviços prestados.
A cidade de Barueri optou por cobrar o percentual mínimo para grande parte dos serviços prestados em seu território, o que atraiu mais empresas prestadoras de serviço para a cidade.
Com essa nova adição, fica muito mais fácil encontrar e consultar as NFSes que você precisa. E se você não está procurando pela consulta NFSe Barueri, pode conferir se a sua cidade faz parte da lista conectada ao Arquivei.
Se você quer saber mais sobre essa novidade e como implementá-la no seu dia-a-dia, não deixe de falar com um consultor Arquivei, e comece agora a otimizar suas rotinas fiscais.