Como Consultar Notas Fiscais Eletrônicas - Minas Gerais | Arquivei
Consulta NFe MG
Publicado em

setembro, 2023

Escrito por

Arquivei

Como Consultar Notas Fiscais Eletrônicas De Minas Gerais

Consultar a NFe faz parte da gestão tributária. Veja como fazer a consulta de NFe em Minas Gerais de forma automática.

Contábil



Funcionalidades Arquivei

Nota Fiscal

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A consulta de nota fiscal eletrônica MG tem como objetivo verificar se a NFe (Nota Fiscal eletrônica) está autorizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-MG). 

A escrituração contábil só é possível caso o contribuinte tenha em mãos suas NFes completas. Dessa forma, é importante manter a consulta e armazenamento de Notas Fiscais em dia.

A seguir, mostraremos o passo a passo para realizar a consulta da NFe MG e como executar esse trabalho de maneira prática.

Como consultar NFes na SEFAZ de Minas Gerais?

Manter o controle das notas fiscais eletrônicas e garantir o recebimento correto desses e de outros documentos é muito importante para manter a conformidade fiscal da sua empresa.

A consulta de notas fiscais eletrônicas em Minas Gerais pode ser realizada digitalmente no portal da SEFAZ. Entretanto, esse procedimento pode ser bastante demorado, já que o ambiente virtual da Secretaria da Fazenda exige a consulta de um documento por vez.

Abaixo, confira um passo a passo para fazer a consulta:

  1. Acesse o portal da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais;
  2. Procure o menu “Serviços” e selecione a opção “Consultar NF-e”;
  3. Na próxima janela, insira a chave de acesso composta pelos 44 dígitos presentes no DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica);
  4. Finalize o processo digitando o captcha exibido para visualizar os resultados.

Caso a nota não seja encontrada no banco de dados, é preciso verificar se ele consta como autorizado no site da Sefaz. O problema, geralmente, é causado por falhas de sincronia entre a base de dados nacional e a Sefaz de origem do emitente.

Vale lembrar que o sistema de consulta de nota fiscal MG e das outras Secretarias da Fazenda permite consultar o status de apenas uma Nota Fiscal por vez.

Além disso, de acordo com a legislação brasileira, é obrigatório manter uma cópia de segurança do XML da NFe de compra e venda por um período de cinco anos. Caso o documento esteja ausente durante fiscalização, a sua empresa pode sofrer penalidades financeiras.

Como consultar notas fiscais eletrônicas de MG pelo CNPJ

Uma dúvida muito comum é saber se é possível consultar nota fiscal de MG por meio do CNPJ. Infelizmente, o ambiente virtual da SEFAZ MG não possui opção para consulta manual de documentos fiscais utilizando o CNPJ.

Ou seja, para consultar NFes de MG no site da SEFAZ, é obrigatório o uso da chave de acesso do documento, que consta no DANFE. Esse processo é demorado, sujeito a erros e bastante burocrático.

A saída é contar com uma plataforma de gestão fiscal e contábil, como a Arquivei, que permite a consulta de documentos fiscais (NFe, CTe, NFSe, NFCe) de forma automática e sem necessidade de digitar chave de acesso.

Como consultar NFes de MG pela chave de acesso

Atualmente, só é possível realizar a consulta de nota fiscal de MG na SEFAZ ou no Portal da Nota Fiscal Eletrônica com a chave de acesso. Trata-se de um código composto por 44 dígitos que traz uma camada de segurança e validade para os documentos fiscais.

Após algumas mudanças realizadas pela CONFAZ, já é possível consultar documentos fiscais sem o uso da chave de acesso, apenas com um Certificado Digital válido e uma plataforma contábil, como a Arquivei.

A Arquivei realiza a consulta da NFe a partir de um certificado digital A1 ou A3, dispensando a necessidade de digitar a chave de acesso. A ferramenta se conecta direto ao banco de dados da Secretaria da Fazenda, faz o download o XML das notas fiscais com autorização de uso e as armazena de maneira segura na nuvem.

Ou seja, assim que uma nota é emitida para o seu CNPJ, já é possível saber quem a emitiu. Com isso, fica fácil planejar os próximos passos e tomar decisões estratégicas, como armazenar o documento fiscal, antecipar a chegada do produto, fazer a comunicação para a contabilidade e muito mais.

Como consultar notas fiscais de MG de forma automática

Como a consulta manual no site da SEFAZ ou no Portal da Nota Fiscal Eletrônica é um processo demorado e burocrático, a consulta automática pode trazer mais agilidade para os processos fiscais e contábeis, reduzindo tempo e erros.

Para consultar, baixar, armazenar e gerir todos os documentos fiscais que a sua empresa precisa lidar de maneira automática, segura e descomplicada, conte com uma uma plataforma como a Arquivei.

Basta cadastrar o CNPJ do seu negócio e o seu certificado digital uma única vez para que todas as notas fiscais emitidas contra a sua empresa sejam exibidas de maneira automática e em tempo real.

Tudo de maneira integrada com o banco de dados da SEFAZ, trazendo mais praticidade e segurança para a sua empresa.

Além disso, com a Arquivei você consegue filtrar dados específicos dos documentos fiscais, organizar as NFes por meio de etiquetas, exportá-las para outros formatos e acessar relatórios para otimizar a sua gestão fiscal.

Vantagens da consulta automática de notas fiscais

A consulta automática de notas fiscais eletrônicas de Minas Gerais traz uma série de benefícios que otimizam os processos fiscais e contábeis de uma empresa, além de aumentar a produtividade e facilitar a integração com sistemas de gestão. Abaixo estão as principais vantagens:

Eficiência e Produtividade Aprimoradas

A automatização da consulta das notas fiscais traz maior eficiência operacional, permitindo o acesso rápido e simultâneo a múltiplas NFes. Isso economiza tempo e esforço, resultando em uma equipe mais produtiva e focada em tarefas estratégicas.

Integração Automática com o ERP

Ao utilizar uma ferramenta de consulta automática, é possível integrar de forma automática as informações das NFes diretamente no sistema ERP da empresa. Isso evita erros manuais, agiliza o processo de registro e mantém os dados sempre atualizados.

Segurança e Conformidade Fiscal Aumentadas

A consulta automática garante maior segurança e conformidade fiscal, pois reduz a possibilidade de erros humanos ao transcrever informações das NFes. Isso ajuda a evitar problemas com o Fisco e assegura que a empresa esteja em conformidade com as regulamentações fiscais.

Atualização em Tempo Real da Situação das NFes

Com a consulta automática, a empresa pode monitorar em tempo real a situação das NFes, como a autorização de uso e eventuais cancelamentos. Isso permite uma rápida identificação de possíveis inconsistências e tomada de ações corretivas imediatas.

Facilidade na Análise e Gestão de Documentos

Ao automatizar a importação dos XMLs das NFes, a empresa pode facilmente organizar, analisar e gerenciar seus documentos fiscais de forma centralizada. Isso simplifica auditorias, reconciliações e o arquivamento adequado, contribuindo para uma gestão documental mais eficaz.

Consultar suas NFes de MG nunca foi tão fácil

Uma solução para consulta automática de notas fiscais, confiável e sem a necessidade de usar a chave de acesso é a Arquivei. Com a plataforma, você tem acesso a todos os documentos fiscais em tempo real, em lote e autorizado pela SEFAZ.

Além disso, a Arquivei conta com um armazenamento organizado e seguro das notas, em nuvem. Filtre os documentos por palavra-chave, código CFOP, entre outros campos. Muito mais agilidade e controle nos processos contábeis. Se você ainda não experimentou os serviços do Arquivei, faça um teste gratuito e veja como sua empresa poderá ganhar mais produtividade e agilidade.

Pular para a barra de ferramentas