Gestão de Estoque Otimizada: Os Melhores Métodos | Arquivei
Confira cinco dicas para fazer uma boa gestão de estoque da sua empresa
Publicado em

outubro, 2023

Escrito por

Arquivei

Gestão de Estoque Otimizada: Os Melhores Métodos

Descubra técnicas avançadas de gestão de estoque para alavancar a eficiência operacional, reduzir custos e atender demandas com precisão.

Compras E Estoque



Dicas

Fornecedores

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Se você perguntar a um estudante de administração, com o sonho de abrir o próprio negócio, qual é o segredo do sucesso de uma empresa, ele pode não saber responder de imediato. Isso porque não existe uma única resposta, mas sim um conjunto de fatores que, ao serem otimizados, serão diferenciais para o sucesso da organização. Um desses fatores é o aperfeiçoamento da gestão de estoque.

O responsável por gerenciar essa área deve saber que ao seguir métodos e boas práticas, será possível aprimorar a eficiência, diminuir custos e tomar decisões certeiras e fornecer um atendimento superior aos clientes. 

Mas afinal, o que é uma gestão de estoque e por que é tão importante investir nisso? E mais: quais são os principais tipos de estoque e as melhores práticas para quem deseja alcançar vantagem competitiva em relação aos concorrentes? Veja a seguir. 

O que é a gestão de estoque?

Antes de falarmos sobre os métodos mais efetivos de gestão de estoque, você deve entender o conceito. A gestão de estoque é o conjunto de processos e práticas para controlar o fluxo dos produtos e recursos em um negócio. Isso envolverá a organização, armazenagem e reposição de produtos, assim como o manejo de vendas e suporte ao cliente.

Além disso, a gestão de estoque também é entendida como o processo de definição do tipo de estoque e a metodologia usada para fazer o inventário.

Você sabia da existência dos quatro pilares da gestão de estoques? Veja a seguir.

Os 04 pilares da gestão de estoque

  1. Controle de Estoque: é o monitoramento recorrente dos níveis de estoque para evitar excessos, encalhe e falta de produtos.
  2. Eficiência Operacional: nem sempre significa fazer mais com menos, mas o objetivo é garantir a diminuição de custos  e tempo com processos mais efetivos, como os de armazenamento, embalagem e transporte.
  3. Qualidade de Dados: todas as informações de estoque geradas (entradas, saídas e outros) devem ser precisas e constantemente atualizadas para evitar erros.
  4. Previsão de Demanda: gestores utilizam o histórico de estocagem da empresa e as análises de mercado para prever a demanda no futuro e assim planejar com mais assertividade.

A importância e as vantagens da gestão de estoque 

Até aqui você já sabe o que é a gestão de estoque e seus quatro pilares. Então, entender a importância desse processo não será complicado de compreender, já que alguns pontos de importância já foram mencionados.

Ela é fundamental pois:

  • ajuda na satisfação da experiência que o cliente teve;
  • reduz custos operacionais;
  • proporciona a previsibilidade financeira;
  • maior adaptabilidade às mudanças de consumo;
  • resposta mais ágil nas mudanças do mercado;
  • evita faltas e excessos de produtos;
  • ajuda na relação com fornecedores;
  • fomenta a vantagem competitiva;
  • permite análises de desempenho mais precisas;
  • diminui retrabalho;
  • e muito mais. 

Os principais métodos de gestão de estoque

A partir de agora, falaremos sobre o assunto principal do texto, o assunto que você estava procurando para aplicar na sua empresa. Entenda as principais metodologias usadas para gerir estoques.

Custo ou preço específico

Quando um gestor opta pelo custo específico, ele entende que cada unidade de estoque é avaliada pelo seu custo real, permitindo precisão nos cálculos.Por isso, é usado apenas quando é possível apurar o preço ou o custo de cada unidade, como jóias de luxo. Então, para chegar ao valor final do estoque, basta somar os valores.

Contudo, você deve saber que não indicamos esse método para o varejo, pois imagina um empreendedor no ramo de alimentos precificando uma maçã por vez? Seria um trabalho extenso e exaustivo. 

Curva ABC

Classifica os produtos em categorias A, B e C com base na importância financeira para a empresa, priorizando a gestão dos produtos mais valiosos.

  • Categoria A: estoque de maior valor, representando 20% dos itens de estoque correspondendo a 80% do valor total;
  • Categoria B: representa 30% dos itens de estoque e 15% do valor total;
  • Categoria C: representa 50% dos itens de estoque, mas representando 5% do valor total do estoque.

Os supermercados, por exemplo, podem se beneficiar da curva ABC. A título de exemplo, os alimentos básicos e produtos de higiene pessoal representam A, os produtos de uso menos frequentes como vinhos podem representar C. 

PEPS

Também conhecido como Primeiro que Entra, Primeiro que Sai, é o método que dita a saída dos produtos mais antigos primeiro para evitar a obsolescência ou vencimentos. Um bom exemplo é uma padaria com pães frescos diários. 

Os pães fabricados pela manhã devem ser os primeiros a serem vendidos em comparação à fornada do próximo período. 

UEPS

O UEPS é o contrário, ou seja, o último que entra é o primeiro que sai. As floriculturas podem se beneficiar da metodologia, pois as flores mais recentes serão as mais frescas e, por isso, devem ser atendidas primeiro. Isso garante uma venda com produtos de qualidade por conta da aparência e frescura. 

Custo médio

Também chamada de média ponderada móvel, diz respeito a uma nova média de custos a cada nova compra feita. Assim, o preço final dos produtos vendidos só será definido depois do cálculo dos valores das mercadorias vendidas anteriormente somados às recentes. 

Não entendeu? Vou exemplificar: pense em uma loja de eletrônicos, com flutuações de preços por conta das mudanças na tecnologia e promoções sazonais. O método calcula o custo médio ponderado de todos os produtos em estoque, levando em consideração os diferentes preços de compra.

Com isso, suavizamos as flutuações de preço e permitimos a atribuição de um custo médio a cada unidade vendida, facilitando a determinação do lucro bruto e a manutenção de preços competitivos, independentemente das variações nos custos de aquisição.

Custo a Preço de Venda a Varejo

O CPVV usará o cálculo do custo dos produtos baseados no preço de venda ao varejo, em vez de usar o custo real de aquisição. Isso é especialmente relevante para os produtos com margens de lucro variáveis devido a descontos, promoções ou sazonalidades. 

Um bom exemplo é o ramo da moda. Uma loja de roupas pode determinar o custo das peças com base no preço de venda ao consumidor, ajudando a garantir que a margem de lucro desejada seja mantida, sem depender das flutuações nos preços de compra.

Qual é o principal objetivo da gestão de estoque?

De modo simplificado, o grande objetivo da gestão de estoque é garantir que a quantidade certa de mercadorias esteja disponível no momento certo e pelo custo mais eficiente possível para a empresa. Por isso, usamos métodos e seguimos boas práticas. 

Por falar em boas práticas, acompanhe as principais a seguir.

Como fazer uma gestão de estoque otimizada?

Acompanhamento de fornecedores

Selecione fornecedores confiáveis e depois de muita pesquisa. Depois, mantenha uma relação próxima para garantir entregas pontuais e negociações favoráveis — afinal, se não te atenderem em tempo hábil, o impacto pode ser muito grande, com muito prejuízo.

Padronização de processos

Implementar procedimentos claros e padronizados para todas as etapas da gestão de estoque (desde o recebimento até a distribuição) é importante para estabelecer um fluxo entre os departamentos e bom funcionamento, principalmente no dia a dia. 

Comunicação entre áreas

O alinhamento contínuo está também relacionado com a padronização de processos. Assim, há comunicação eficaz entre os times para evitar retrabalhos e erros. 

Dados e previsibilidade

Para prever a quantidade de estoque, considere o uso da tecnologia, como softwares especializados para coletar e analisar dados — evitando também falhas humanas. 

Conferências antecipadas

Uma outra boa prática é realizar verificações regulares do estoque e assim identificar possíveis problemas antes que se tornem críticos e tragam prejuízos. 

Automações e integrações

A automação de processos e a integração de sistemas garantem a integração completa entre departamentos e assim podem reduzir erros humanos e melhorar a eficiência das operações. Essa é mais uma oportunidade de contar com a tecnologia. Sabia que a Arquivei pode ajudar você nisso? 

Usando o Arquivei para otimizar a gestão de estoque

Sabia que consultar as notas fiscais pode ajudar na gestão de estoques da sua empresa? A Arquivei é referência quando o assunto é gestão de notas fiscais. Veja bem, se uma empresa percebe que determinado produto está acabando no estoque, a plataforma mostrará que o pedido desse item foi feito ao fornecedor, por meio da nota fiscal gerada

Além disso, é possível ter uma estimativa de previsão da entrega a partir da emissão da nota, evitando fazer um pedido adicional, e ter que encarar encalhe de produtos no estoque.

O Arquivei também oferece análises de compras, que incluem a quantidade de produtos comprados a cada mês e a previsão de gastos nos próximos meses. Tudo isso a partir das informações das notas fiscais.
Chegou a hora de colocar em prática o que você aprendeu neste artigo. Além de considerar o melhor método de estoque para a sua empresa, implemente as boas práticas para a gestão de estoque e conte com o auxílio da tecnologia, como a plataforma da Arquivei. Inclusive, trabalhamos com empresas de todos os portes, veja como podemos ajudar pequenas empresas.

Pular para a barra de ferramentas