A consulta de NFe (Nota Fiscal eletrônica) e a gestão de estoque do varejo estão diretamente relacionados.
Por exemplo, as NFes mostram uma tendência de quando os clientes compram determinados produtos, quais são os que mais saem e à que preço. Isso, inclusive, pode gerar uma proposta de renegociação de contrato com fornecedor.
Atenção! Fique atendo à PORTARIA CAT Nº 162/2008, CAPÍTULO VI - O emitente e destinatário da Nota Fiscal devem guardar o arquivo XML pelo prazo de 5 anos, para apresentação ao Fisco, sob risco de multa de até 1 mil reais por XML não apresentado. O Arquivei consulta, baixa e armazena 100% das NFes e CTes emitidos contra seu CNPJ. Para começar é grátis: Consultar NFes>>
Portanto, apenas com a consulta de NFe é possível evitar erros e melhorar a gestão de estoque do varejo. Veja como:
Evitando erros na gestão de estoque a partir da consulta de NFe
A gestão de estoque deve ser revista de acordo com a demanda de consumo, sazonalidade e etc, para cada vez mais otimizar processos e cometer menos erros.
Um dos maiores erros para o varejo quando trata-se de estoque, é a indisponibilidade do produto na loja. Isso significa uma grande perca de receita em uma data especial para o varejo.
O podcast abaixo reflete sobre este tipo de situação. O varejista não tem que ter um estoque balanceado: nem manter muitos produtos sem saída, nem faltar produtos para picos de venda “atípicos”. Ouça:
Uma conclusão possível é que a consulta de NFe no varejo pode fazer toda a diferença na gestão de estoque, gerando satisfação e fidelidade no cliente. Utilize a plataforma do Arquivei para auxiliá-lo com isso.
Abaixo, confira 4 pontos fundamentais que precisam ser considerados na hora de tornar a gestão de estoque no varejo ainda mais eficaz:
1. O varejo e o conhecimento de mercado
Entender o mercado de cada região, suas características e peculiaridades, além da sazonalidade em épocas especiais é imprescindível para ter uma boa gestão de estoque.
Exemplo disso ocorre em cidades com eventos que movimentam o comércio no período, como é o caso da Festa do Peão, em Barretos (SP), ou as festas de São João, em cidades do Nordeste como Campina Grande (PB) e Caruaru (PE). Ou ainda balneários como Camboriú (SC) e Búzios (RJ).
Em todos estes casos, essas cidades veem saltar sua população em muitas milhares de pessoas. A partir da consulta das NFes é possível realocar o estoque de acordo com essas informações.
Filtrando as NFe recebidas e emitidas é possível avaliar o giro de estoque da sua empresa, levando em consideração o quanto de determinado produto você está comprando e o quanto tem vendido, assim como avaliar a margem de lucro.
2. Promoções que impactam no estoque do varejo e no âmbito fiscal
Tanto em datas sazonais, quanto no caso de promoções estratégicas para o fluxo de caixa da empresa, o fluxo de Notas Fiscais e outras documentos fiscais aumentam.
Esse é um dos principais impactos que o varejo deve levar em consideração, pois deixar de escriturar NFes ou de armazená-las é um grande risco para o setor contábil.
Com o histórico e análise de NFes é possível entender quais os produtos têm mais saída e quais os preços mais atrativos para realizar qualquer promoção. Veja o gráfico abaixo:

A partir desses dados apresentados no gráfico acima, a empresa já identifica quais fornecedores apresentam o melhor custo-benefício, além da margem de lucro dessa relação de compra e venda.
3. Confira os itens em estoque (Caso de Sucesso)
Em um caso real, de um supermercado, foi possível comprovar na prática que a consulta de NFe completa melhora a gestão dos estoques.
Muitas vezes eles percebiam que um determinado item estava quase acabando no estoque da loja, mas não havia como ter certeza se tinham feito o pedido para o fornecedor ou não e se o pedido iria chegar em tempo de não faltar.
Com o Arquivei, a gestão de estoque deste supermercado já consegue ver se tem uma NFe com aquele item emitido contra o CNPJ do supermercado, e já sabe se o item vai chegar em tempo, evitando fazer um pedido adicional.
4. Integre os processos do varejo entre setores
Para a correta gestão do estoque no varejo é importante que seja coordenada com os outros setores, especialmente de vendas e financeiro. Sem integração podem surgir erros de informação, retrabalho e até prejuízos.
De novo, a consulta de NFe no varejo integra estas informações para que essas equipes possam analisar os mesmos dados, em uma plataforma integrada ao ERP.
Com isso, estoque, vendas e financeiro irão conversar fazendo com que os gestores tenham informações precisas para tomar decisões estratégicas que impactam no desempenho dos negócios.
Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo empresarial:
[contact-form-7 id=”10711″ title=”Blog Newsletter post body”]
Vantagens da gestão do estoque no varejo
São inúmeros os benefícios que a correta gestão do estoque no varejo traz para o desempenho do seu negócio. Confira alguns:
- Aumenta o poder de negociação: com a administração adequada do estoque o gestor do varejo tem uma visão mais clara sobre a performance de cada produto. A partir daí, a empresa tem uma argumentação mais sólida e embasada para adquirir os produtos de acordo com suas reais necessidades e demandas.
- Reduz perdas: estoques mal dimensionados podem causar atrasos de programação, perdas de venda, perda de produtos por vencimento e muitos outros prejuízos. Por outro lado, uma eficiente gestão do estoque no varejo é capaz de reduzir ou até eliminar essas perdas, gerando maior economia.
- Preserva o capital de giro: como foi falado, estoque parado é dinheiro empatado. A correta gestão do estoque no varejo permite utilizar adequadamente o capital de giro para alavancar o negócio.
- Melhora o nível de atendimento ao cliente: ter a quantidade certa de produtos para fornecer significa estar pronto para satisfazer seu consumidor. Além disso, um estoque balanceado permite praticar melhores preços, ser mais competitivo e ágil no serviço prestado.
Recapitule abaixo o melhor em tecnologia para a gestão de estoque e consulta de NFes.
Gestão do estoque no varejo e consulta de NFe
O volume de informações geradas diariamente na gestão de estoque no varejo é muito grande. Além disso, procedimentos manuais tendem a tornar os processos mais demorados, mais sujeito a erros e menos confiáveis.
Muitas vezes ainda visto como um processo operacional, o desempenho na gestão do estoque e custos no varejo influencia diretamente no resultado da empresa, principalmente do ponto de vista financeiro.
Ao contar com uma plataforma online como o Arquivei, a empresa terá em mãos informações e relatórios muito úteis na gestão de estoque no varejo.

Conte com a plataforma do Arquivei para auxiliar na gestão do estoque no varejo, liberando capital de giro e ampliando vendas.