Consulta de CTes automática liberada pela Sefaz - Blog | Arquivei
Consulta de CTe liberada
Publicado em

janeiro, 2017

Escrito por

André Wicher

Consulta de CTes automática liberada pela Sefaz

Foi liberada a Consulta e Download Automáticos de CTes. Com o Arquivei, as empresas podem ter todos os seus CTes armazenados e centralizados!

Notícias e Novidades


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A consulta de CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico) de forma automática foi liberada pela Sefaz Nacional junto à Receita Federal na virada do ano (de 2017 para 2018) e o Arquivei já iniciou esta Consulta e Download automático de CTe.

Aproveite e realiza a consulta de CTes em lote, sem a necessidade da chave de acesso. Experimente grátis! Tenha a garantia que receber todas as CTes sem depender do seu fornecedor e ganhe eficiência nos processos fiscais.

Esta nova funcionalidade, da qual o Arquivei é pioneiro, traz benefícios gigantescos, pois as empresas não vão mais depender das transportadoras para receber os CTes ou DACTes (resumo da CTe).

A consulta automática de CTe é sensacional

Muitas pessoas não entendem a revolução da consulta automática. Quando você viu que o Arquivei oferece Consulta e Download Automático de CTe, entenda que isso é extremamente útil para sua empresa!

A consulta automática de CTe significa que, através do certificado digital A1 ou A3 (assinatura digital) o Arquivei faz conexão com a Sefaz e traz para a empresa todos os seus CTes.

Consulta de CTes e NFes através da plataforma do Arquivei
Consulta de CTes e NFes através da plataforma do Arquivei

Isso independe do papel, ou seja, não importa se você está como Remetente, Destinatário, Recebedor, Expedidor ou Tomador do CTe. O único papel que não consegue realizar a consulta é o Emissor, por conta de uma limitação da Sefaz.

Veja abaixo os principais benefício da consulta automática de CTe:

Benefícios da consulta automática de CTe

Pense em todos os benefícios que a consulta automática de CTe gera:

  1. A empresa e seu contador responsável não vão precisar ficar cobrando as transportadoras para que elas enviem o arquivo XML do CTe;
  2. Não vai precisar ter pessoas dedicadas exclusivamente para lidar com a obtenção, verificação e validação desses documentos, assim a equipe ganha tempo para fazer tarefas muito mais importantes para a empresa do que ficar correndo atrás de documentos fiscais);
  3. A contabilidade da empresa (seja ela interna ou externa a sua empresa) vai ter acesso à TODOS os CTes para escrituração, garantindo que não está faltando nenhum CTe e a empresa não será multada pela falta de XML;
  4. A empresa terá certeza (e consequentemente muita paz de espírito) de que todos os documentos fiscais estão armazenados durante todo o período legal, em servidores da AMAZON, que por sinal é um dos mais seguros do mundo;
  5. Os CTes ficam disponíveis para gerar inclusive o DACTe (Documento Auxiliar de CTe) em PDF, baixar várias CTes em arquivo XML por ZIP e etc;
  6. Disponibilidade de filtros por qualquer campo do CTe (por transportadora, destinatário, chave de acesso, etc); exportar relatórios em excel com colunas contendo valor do CTe, valor total dos produtos transportados, frete, peso, volume e várias outras informações que irão gerar dados valiosos para a empresa.

O post está sendo útil até aqui? Assine nossa newsletter abaixo e receba semanalmente no seu e-mail profissional conteúdos com as melhores práticas, notícias e atualizações importantes do mercado contábil:

É importante lembrar que tanto a consulta de NFes (Notas Fiscais eletrônicas) quanto de CTes, é preciso tê-las organizadas para qualquer eventualidade ou questionamento do Fisco.

Mais de 85% de todas as empresas que trabalham com CTes, não têm controle sobre estes documentos. E o CTe é um documento fiscal extremamente relevante para análises de frete e gestão de estoque, por exemplo.

Ou seja, se o controle de CTe não está ocorrendo, outras áreas da empresa também estão falhando.

A consulta de CTe através da Sefaz, pode ajudar a empresa em sua fase inicial, mas assim que a empresa cresce, o volume de Notas à serem consultadas manualmente é tão grande que fica exaustivo.

Consulta CTe completo Sefaz
Consulta CTe completo Sefaz, com uso da chave de acesso e captcha (letrinhas)

Por esse motivo RiachueloBatavoSipolatti e mais de 50 mil empresas são clientes do Arquivei.

Penalidades ao não consultar e armazenar todos os CTes

Segundo a legislação brasileira, no Ajuste SINIEF 07/2005, a Nota Fiscal (NFe, CTe e outros documentos fiscais) deve ser armazenada por 5 anos, que é o momento em que a dívida prescreve e empresas e o Governo já não podem cobrar dívidas atrasadas.

Não armazenar CTe pode acarretar em multas pesadas que passam de R$1 mil por arquivo XML (documento eletrônico) não apresentado numa fiscalização. O DACTe, impresso em papel, não tem validade jurídica, portanto não precisa ser armazenado.

Mesmo no caso de você fazer parte de uma das raríssimas empresas que não têm medo nenhum da fiscalização, não tenho dúvida que seu gastos com a gestão manual destes documentos, devem ser bem significativos.

Agora com a consulta de CTe automática do Arquivei, você no mínimo não terá mais dores de cabeça com isso (além de potencialmente te fazer economizar muito dinheiro)!

Ficou claro o porquê da consulta e download automático de CTes, com autorização de uso, ser algo muito bom para você?! Então crie uma conta no Arquivei e experimente todas as funcionalidades e benefícios, que a plataforma pode te trazer, gratuitamente durante 7 dias!

Caso você tenha alguma dúvida sobre a consulta de CTes e outras funcionalidades, é só clicar aqui para mais informações ou deixar sua pergunta nos comentários que vou ficar feliz em te ajudar.

Qual a maior dificuldade você enfrenta em relação à CTes? Compartilhe sua resposta nos comentários.

Pular para a barra de ferramentas