Como prospectar clientes para o seu negócio? - Blog | Arquivei
Publicado em

julho, 2016

Escrito por

Yasmin Amaral

Como prospectar clientes para o seu negócio?

Prospectar clientes nem sempre é algo fácil, mas se você oferece um serviço de qualidade, tem um bom portfólio e conhece seu cliente, algumas dessas dicas ajudarão a ficar mais fácil fazer a prospecção.

Gestão de Empresas


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A prospecção é um processo de conquista de novos clientes e está diretamente ligada ao crescimento e a segurança de um negócio.

Sem dúvidas, um dos maiores desafios de um escritório é prospectar novos clientes de uma maneira eficiente. Você pode contar com um bom serviço, preço competitivo, mas mesmo assim a maioria dos potenciais clientes podem não saber que o seu negócio existe.

Ter um Modelo de Proposta Contábil irrecusável ajuda o escritório contábil a não perder a oportunidade de aumentar sua carteira de clientes. Faça o download do Modelo de Proposta Contábil gratuitamente!

Diante disso, separamos abaixo as melhores dicas de como prospectar clientes para o seu negócio. Confira!

Ofereça o seu serviço a quem precisa

Sem dúvidas é muito frustrante receber indicações de serviços que você não precisa, não é mesmo? E se essa alegação vale para a sua vida, também vale em um ambiente corporativo. Então é essencial ver se o seu serviço se encaixa nos interesses dos possíveis clientes.

Hoje é possível contar com um incrível arsenal de ferramentas, como as redes sociais, que oferecem inúmeras informações sobre seus possíveis clientes. Saiba que quanto melhor e mais estruturada for a pesquisa sobre a realidade de cada cliente e, é claro, sobre o perfil da empresa, maiores serão as chances do escritório de capturar a atenção de quem interessa.

Sempre peça feedback aos clientes atuais

Sem dúvidas a preocupação da empresa com a satisfação dos clientes é uma das melhores formas de divulgação. É muito importante utilizar estratégias para o desenvolvimento de uma rede de contatos com clientes antigos, atuais e também outras pessoas que não sejam clientes, isso tudo para obter melhorias e futuras indicações para conquistar novos negócios.

E para isso, nada melhor do que gerar confiança em seus clientes através da superação de suas expectativas. Isso porque clientes satisfeitos fazem indicações por razões lógicas e também por razões emocionais. Então, é importante explorar oportunidades de contato do ciclo de vida dos clientes, que possam levar a acreditar que seu escritório é confiável e que sem dúvidas pode ser indicado aos conhecidos.

Além disso, recompensar seus clientes com indicações bem sucedidas através de brindes, descontos nos serviços, surpreendê-los com algo a mais do que o esperado irá ajudar o escritório a conseguir melhores resultados. Academias e faculdades utilizam muito a estratégia da indicação, oferecendo descontos exclusivos nas mensalidades e taxas de inscrição. Pense nisso!

Portfólio de qualidade

Saiba que é muito importante contar com um excelente portfólio, de preferência digital, para que seus trabalhos tragam novos clientes. Um bom portfólio irá reunir todos os seus melhores serviços e clientes, além de estar disponível para todos.

E lembre-se que seu portfólio precisa estar ligado ao seu nicho e público alvo, ou seja, se o seu escritório trabalha somente com advogados, é preciso o uso de fontes mais clássicas e cores mais nobres como o cinza e o vinho.

E a melhor plataforma para o portfólio de um escritório sem dúvidas é o WordPress, que é possível aliar textos, imagens, contatos, serviços oferecidos, depoimentos de clientes entre outros.

Conheça o perfil do seu cliente

Saiba que informação é poder. Então, conhecer o perfil de seu cliente mostra para ele o quanto gostaria de tê-lo em sua cartela de clientes. É importante pesquisar sobre suas necessidades, para poder mostrar-lhe o conteúdo de sua empresa.

E lembre-se que uma prospecção focada deve levar em conta o perfil de seus clientes, aliando à situação atual do mercado. Um bom exemplo é uma agência de viagens que neste ano foque mais em viagens nacionais, devido a alta do dólar. Então neste caso ouve uma mudança de perfil e de público para a empresa se adaptar ao momento econômico.

Diferencial em relação à concorrência

Ficar de olho na concorrência pode não ser uma tarefa fácil, mas é indispensável nos dias de hoje. De uma maneira geral, concorrentes são os que oferecem produtos e/ou serviços iguais ou parecidos com os seus, visando os mesmos consumidores.

Saber “escutar o mercado” é uma das melhores maneiras para quem deseja ampliar ou mesmo manter o seu negócio. Entender os desejos desse mercado e as diferentes maneiras de expressão, é essencial para a elaboração de ações que visem atendê-las com produtos, serviços, facilidades no atendimento, preço e o que mais for necessário para se diferenciar dos concorrentes.

Então conhecedo seus principais concorrentes e seu público, fica mais claro e fácil saber como diferenciar seus serviços dos demais e assim mostrar como o seu negócio é único.

Adicione o seu diferencial ao seu Modelo de Proposta também.

Visite sempre feiras e convenções

Para quem tem uma empresa, a visita em feiras e convenções são as melhores maneiras de conhecer o mercado e o ramo em que atua. Nesses eventos, o principal objetivo é encontrar possíveis clientes e, até mesmo, fechar negócios. Isso porque as feiras e convenções facilitam as conversas e a troca de ideias com profissionais experientes no mesmo setor que o seu escritório.

E lembre-se que a presença do escritório em uma feira de negócios simboliza a inserção na comunidade regional, assim agregando valor. Além do fortalecimento com o público de interesse. Então é essencial apostas nesses eventos!

Esteja sempre on-line

Sem dúvidas, nos dias atuais, fazer negócio também exige a presença no mundo digital. Uma grande mina de possíveis clientes, as redes sociais trazem grandes chances de negócio para a prospecção de clientes. Mas quando for pesquisar nas redes sociais, o mais indicado é procurar em perfis oficiais, por exemplo, o LinkedIn, indicado para o mercado corporativo, além de também estar disponíveis as conexões do seu alvo.

Também é uma ótima oportunidade preparar uma Newsletter objetiva e dinâmica para divulgá-la no site oficial do escritório e também no blog corporativo. Dessa forma irá poder formar uma carteira de prospecção a partir da lista de assinantes da Newsletter.

E lembre-se que estar on-line é uma das melhores formas de prospecção de clientes,

Essas são algumas dicas de como prospectar clientes. E o seu negócio? Utiliza alguma técnica citada aqui para atrair mais clientes? Deixe seu comentário, dê sugestões e compartilhe!

Pular para a barra de ferramentas