Tempo livre, descontração e produtividade - Blog | Arquivei
Publicado em

julho, 2016

Escrito por

Yasmin Amaral

Como o tempo livre e descontração aumentam sua produtividade

Além de aumentar a produtividade, uma jornada de trabalho reduzida, ou um tempo extra, colabora para que os funcionários tenham uma boa saúde.

Gestão de Empresas


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Com uma rotina cada vez mais acelerada é comum que as pessoas sintam sua produtividade cair e ainda uma dificuldade em resolver os seus problemas. Mas você sabia que um pouco de tempo livre e de descontração é possível melhorar sua vida profissional?

Acredite, é possível resolver o seu problema de baixa produtividade e ainda encontrar formas de resolver os seus problemas e tudo isso com um sorriso no rosto e um copo de café na mão. Quer ver como? Entenda:

Relaxe!

A primeira coisa a se fazer e melhorar sua produtividade é relaxar. Isso mesmo! Já se foi o tempo de trabalhar das 8 da manhã até as 6 da tarde com apenas uma pausa para o almoço. Hoje qualquer ser humano precisa de seus cinco minutos entre os turnos para conseguir relaxar e esticar as pernas.

Os profissionais que trabalham sentados muito tempo precisam ainda mais relaxar, pois essa posição pode causar dores musculares, o que irá prejudicar uma boa noite de sono. Buscar o relaxamento é fundamental antes, durante e após o trabalho.

Antes e depois é relativamente fácil. Busque seguir uma rotina, incluindo boa alimentação e tempo suficiente para chegar ao trabalho e em outros compromissos. Mas e como relaxar durante o trabalho?

Isso também é simples! Levante, se alongue e se possível faça uma breve caminhada ao ar livre. Essa pequena descontração durante horário de trabalho faz você relaxar e abrir a mente, acalmando os nervos e ainda esticando o corpo todo. Essa atitude faz bem até a para saúde, além de aumentar a produtividade!

Outra forma de relaxar durante o expediente é tomar o clássico cafezinho (ou pode até ser uma água ou um suco), mas o café uma bebida super energizante isso porque ele contém cafeína, substância que te ajuda a ter mais energia.

Outra boa maneira de relaxar é sorrir. O sorriso é uma forma de relaxar o corpo, já que dessa forma você é capaz de esquecer um pouco seus problemas e se distrair.

Jornada de trabalho mais curta

Acredite se quiser, mas uma jornada de trabalho mais curta é fundamental para aumentar a produtividade. E sabe por que isso funciona? Simplesmente porque em longas horas de trabalho faz com que qualquer ser humano se canse e principalmente: causa estresse.

O estresse é o maior inimigo da produtividade e se você vive estressada, precisa encontrar formas de relaxar, motivos para sorrir e uma dose de café. Se não é possível ter uma jornada de trabalho com menos de 8 horas, existem alternativas para aliviar o peso do trabalho.

Uma dessas alternativas é incluir pausas na rotina de trabalho para um café. Isso ajuda a equipe a relaxar, fazer um lanchinho e até mesmo tomar um sol para espairecer. Com as energias renovadas o ser humano é capaz de produzir muito mais do que em longas e ininterruptas horas diante de um computador.

Isso acontece porque quando as pessoas possuem menos tempo para realizar suas tarefas – sem pressão! – elas acabam cumprindo seus deveres dentro do prazo estipulado, sem procrastinação.

Uma jornada de trabalho reduzida ou um tempo extra para relaxamento também colabora para que os funcionários tenham uma boa saúde. Outra questão importante para aumentar a produtividade de qualquer pessoa: boa saúde!

Por que o relaxamento e o tempo livre aumentam a produtividade

Para os mais céticos, relaxar e um tempo extra não parecem aumentar a produtividade. Mas isso acontece devido ao estado mental e físico que o funcionário se encontra.

Pessoas constantemente cansadas e estressadas não conseguem desenvolver suas atividades como deveriam ou ainda tendem a ter sérios problemas de saúde – o que vai resultar em problemas para a empresa posteriormente.

Cuidar para que a equipe tenha uma vida saudável com relaxamento e um tempinho extra durante o serviço vai prevenir que o estresse e o cansaço tomem conta da produtividade de cada um.

A empresa que cuida de seus funcionários e se preocupa com o estado físico e mental de cada um, possui os melhores resultados e os lucros mais altos. São muitas as formas de conseguir trabalhar essa questão, como por exemplo, proporcionar sessões de massagem, planos de saúde e odontológico, cafés e lanches saudáveis disponíveis na empresa de acordo com nutricionistas entre outros. Isso melhora a qualidade de vida e também a produtividade.

Tempo livre e a resolução dos problemas

E claro, o relaxamento e o tempo livre também ajudam na resolução dos problemas, pois como os funcionários estarão mais relaxados e livres estresse, o que significa que conseguirão pensar com mais clareza sobre as soluções.

Pessoas cansadas tendem a enxergar mais problemas do que as oportunidades. Mais um bom motivo para ter seus funcionários sempre relaxados!

Gostou das dicas? Deixe seu comentário, dê sugestões e compartilhe! Para mais dicas, continue acompanhando nosso blog!

Pular para a barra de ferramentas