Muita gente não tem certeza, mas a emissão de nota fiscal na compra de um produto ou serviço é obrigatória seja para transações realizadas fisicamente, seja para aquelas feitas online.
Por isso, donos de lojas virtuais devem emitir a nota fiscal e enviar para o cliente em todos casos de transação comercial, sem exceção. Vale lembrar que um recibo – meio muitas vezes utilizado para manter organização interna que acaba sendo enviado para o cliente – não tem valor para o fisco e, portanto, não formaliza a compra.
Então, qual o melhor caminho emitir uma nota fiscal para os clientes em uma loja virtual? No texto a seguir vamos responder a essa pergunta e, tenha certeza, quando acabar de ler saberá tudo que precisa para efetivar o processo. Confira!
Inscreva-se no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)
Para poder emitir nota fiscal seu negócio precisa estar formalizado junto à Receita Federal. Isso significa que você deve registrar uma empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Há vários meios de você fazer isso. Se sua empresa fatura até R$ 60 mil por ano, o caminho mais prático é se registrar como Microempreendedor Individual (MEI), cuja taxa é unificada e baixa (de até R$ 39,90 reais mensais). Caso sua empresa não se enquadre nesse contexto, você deverá abrir uma microempresa e, para isso, aconselhamos que tenha orientações de um contador.
A emissão da nota fiscal eletrônica
Com seu CNPJ em mãos, você poderá emitir nota fiscal e, embora ainda possa ser emitida manualmente, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) do governo vem lutando para digitalizar todo o processo.
É por isso que qualquer pessoa jurídica pode utilizar a nota fiscal eletrônica (NF-e), meio pelo qual o empresário pode emitir sua nota fiscal pela internet e, apenas se for necessário, imprimi-la. Por ser mais ágil e digital, esse é o melhor meio para e-commerce. São também práticas possibilitando a importação e exportação no formato XML e, consequentemente, o envio por e-mail para os clientes.
Além disso, é mais seguro para o empresário que terá a NF-e salva no site da receita por até 180 dias disponíveis para consulta a qualquer momento.
Como cadastrar para pode emitir NF-e?
Abaixo listamos os passos para que possa emitir nota fiscal eletrônica. Os detalhes do processo para tornar sua empresa hábil para emitia a NF-e podem ser difíceis para que não tem proximidade com este tipo de burocracia. Se for seu caso, lembre-se que sempre pode chamar um contador para te orientar.
- Obtenha um certificado digital: pode ser adquirido pela Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP).
- Depois disso, faça o credenciamento de sua empresa na Secretária da Fazenda.
- Instalar o software em um computador interno: o programa pode ser baixado gratuitamente em alguns estados; em outros, é preciso pagar.
Aprenda como organizar suas notas ficais online
Para uma gestão mais efetiva de suas notas fiscais e sua loja virtual, várias plataformas foram criadas. Em geral, estas plataformas, são sistemas que se integram com seu e-commerce e alguns até enviam as notas fiscais para os clientes.
O Arquivei é uma dessas plataformas. Nós organizamos todas as notas ficais, download, upload de XML e contabilidade. Passe no site e conheça mais sobre nossos produtos. Será um prazer ajudar a sua loja virtual crescer!
Agora que você já sabe um pouco sobre como funcionam as Notas Fiscais eletrônicas, acesse o nosso guia completo e saiba tudo sobre a NFe!
Agora, que tal deixar seu comentário abaixo? Conte-nos um pouco sobre sua experiência com notas fiscais eletrônicas e e-commerce. Ficaremos contentes em continuar esta conversa.