Para baixar DANFe online ou XML de NFe (Nota Fiscal eletrônica) a partir de 2019 é necessário utilizar o certificado digital, segundo os ajustes Sinief 16/18 e Sinief 17/18 anunciados pelo Confaz no final de 2018.
Portanto, para consultar o status de um DANFe online será preciso utilizar o mesmo certificado digital. Para quem tem esse certificado digital, basta inseri-lo no Arquivei e buscar todos os DANFes e XMLs emitidos contra o CNPJ da empresa.
Para quem não tem acesso ao certificado digital, será necessário (no mínimo) ter a chave de acesso da NFe. Veja abaixo como consultar o status de um DANFe online:
Atenção! Antes de seguir a leitura do artigo: se você está à procura de uma forma fácil para consultar e baixar DANFes em lote - sem precisar de chave de acesso - conheça o Arquivei: Experimentar grátis >>
Como consultar o status de um DANFe online
Se você utilizava o DANFe online, Fsist ou Web DANFe para baixar o DANFe online e consultar o seu status, possivelmente já está sentido a instabilidade desses sistemas. No caso do Fsist, por exemplo, o site já deixou de baixar o XML da NFe e também deixou de gerar o DANFe (Documento Auxiliar da NFe).
Esses sites utilizavam robôs que quebravam o “Captcha” do site da Sefaz (Secretaria da Fazenda), porém o Governo atualizou o seu sistema, mudando o “Captcha” para o “reCaptcha”.
Além dessa nova “barreira”, a Sefaz não disponibiliza mais as informações básicas da NFe sem o certificado digital. Ou seja, o contribuinte recebe apenas alguns dados e outros ficam incompletos. Veja a imagem abaixo:
Dessa forma, os sites DANFe online, Fsist e Web DANFe não conseguem montar o DANFe online e nem disponibilizar o XML, mesmo que seja sem a validade jurídica.
Para entender melhor porque a SEFAZ está mudando a forma de Consultar NFes e seus XMLs e porque isso tem gerado muita dor de cabeça para empresas e escritórios de contabilidade, produzimos uma série de vídeos com o professor Edgar Madruga que conta porque o governo está promovendo esta mudança.
Assista ao primeiro episódio:
Para baixar DANFe online ou o próprio arquivo XML, válido juridicamente, é preciso entrar no site da Sefaz, com a chave de acesso ou entrar no Arquivei, sem chave de acesso. De qualquer uma dessas maneiras é obrigatório o uso do certificado digital. Veja o passo a passo que o contribuinte deve seguir no site da Sefaz:
Passo a passo para consultar o status do DANFe online na Sefaz
Primeiro, acesse o site da consulta de NFe completa na Sefaz, insira a chave de acesso da Nota Fiscal (composta por 44 dígitos), confirme o reCaptcha e o certificado digital da empresa.
Depois, o site da Sefaz disponibilizará as informações completas e válidas juridicamente para o contribuinte. Porém, imagine o grande trabalho de baixar nota por nota no sistema da Sefaz, utilizando o certificado digital. Desesperador, não é mesmo?
Para agilizar o processo dessa consulta e facilitar a sua vida, existem duas opções:
- O Arquivei Lite, que disponibiliza os XMLs sem certificado digital;
- O Arquivei, que disponibiliza os XMLs em lote, sem chave de acesso, mas com o certificado digital.
Veja abaixo mais sobre essas duas soluções:
Consultar DANFe online com chave de acesso e sem certificado digital
Desde os ajustes Sinief 16/18 e Sinief 17/18, as contabilidades e corporações precisam de certificado digital para consultar XMLs de terceiros, ou seja, isso é muito recorrente já que essa é uma necessidade comum em diversas negociações.
Por conta desses ajustes, mesmo que o responsável pela escrituração de Notas possua a chave de acesso em mãos, ele não conseguirá consultar e nem fazer o download sem a presença do certificado digital do destinatário.
Para solucionar esse problema, o Arquivei Lite foi desenvolvido. Ele permite a consulta com chave de acesso e sem certificado digital. E, sim, essa ferramenta utiliza vias oficiais e comunicação com o Governo para realizar esse serviço.
Por isso, se você não possui o certificado digital da Nota Fiscal que está procurando, acesse agora o Arquivei Lite e consulte o seu DANFe e o XML de maneira segura e rápida.
Após clicar em “consultar”, se a chave de acesso for válida e a Nota Fiscal for encontrada, o Arquivei Lite exibirá três opções para você: Baixar o XML, Imprimir DANFE ou Fazer Nova Consulta.
Porém, com o Arquivei Lite não é possível reconhecer Notas Fiscais que foram emitidas indevidamente ou Notas Frias, pois o contribuinte precisa saber qual a chave de acesso para acessar o XML e nesses casos, quem participa da fraude não envia a chave de acesso para consulta.
A Receita Federal faz o confronto das informações das Notas Fiscais eletrônicas em formato XML entregues no SPED e pode identificar essas fraudes, o que causa multa para a empresa, pois ela não ficou atenta ao que era emitido contra o seu CNPJ.
Por isso, o Arquivei é a solução mais completa de consulta de NFes (DANFe e XML). Entenda melhor abaixo:
Consultar DANFe online sem chave de acesso e com certificado digital
Sem a necessidade das chaves de acesso, o Arquivei consulta todas as NFes e os CTes emitidos para um CNPJ diretamente da Sefaz. Por meio do certificado digital (A1 ou A3), a plataforma garante a validade jurídica das notas.
Em apenas um clique você pode ter todas as suas Notas Fiscais na plataforma, inclusive com o status atualizado, ou seja, atualização de Notas canceladas e Cartas de Correção.
Você não precisa mais ficar checando nota por nota no site da Sefaz. Faça a consulta automática, em lote e facilite a sua vida.
A consulta de NFes em lote, traz diversas vantagens, uma delas é a redução de tempo e outra muito importante é a reunião completa dos arquivos para a entrega do SPED.
Deixe de desperdiçar o seu tempo, ou do seu contador, procurando por Notas Fiscais por chave de acesso na Sefaz e outros serviços. Foque na sua produtividade.
Experimente grátis o Arquivei.
Agora que você já sabe um pouco sobre como funcionam as Notas Fiscais eletrônicas, acesse o nosso guia completo e saiba tudo sobre a NFe!
Quer continua informado? Então assine a nossa newsletter: