GINFES: O Que É E Como Consultar NFSes Automaticamente | Arquivei
Consultar NFSe de prefeitura automaticamente
Publicado em

junho, 2023

GINFES: O Que É E Como Consultar NFSes Automaticamente

Veja como consultar NFSes GINFES de prefeitura automaticamente, através de uma plataforma inteligente de consulta.

Contábil



Nota Fiscal de Serviço

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A NFSe (Nota Fiscal de Serviço eletrônica) é uma Nota de Serviço emitida através do sistema integrado com a prefeitura, que pode ser GINFES, BETHA ou NF Paulistana.

Está em busca de consultar NFSe automaticamente? Experimente grátis o Arquivei e tenha acesso às NFSe Carioca, BETHA e NF Paulistana emitidas contra o CNPJ da empresa.

Ao contrário da NFe (Nota Fiscal eletrônica), que segue um padrão estruturado e é emitida e consultada em âmbito nacional, a NFSe depende do âmbito municipal e não segue um padrão. A seguir, entenda do que se trata o GINFES e saiba qual é a melhor solução para a consulta de NFSe automática.

O Que é GINFES?

Primeiramente, saiba que o GINFES é a sigla para “Gestão Inteligente de Notas Fiscais Eletrônicas”. É uma plataforma usada pelos municípios brasileiros com o intuito de gerenciar a emissão de notas fiscais.

Sendo assim, busca-se automatizar e facilitar o processo, para que o emitente possa trabalhar com mais produtividade e controle. Outra questão também é que o GINFES ajuda a simplificar a administração tributária municipal.

O sistema online oferecido pelo governo permite o cadastro de informações básicas, além de emissão e envio.

É importante saber que o GINFES é de uso obrigatório em algumas cidades e algumas delas há variações de funcionalidades e características, mas sempre com a mesma finalidade.

Quais cidades o GINFES atende?

Atualmente, 44 cidades dentre os 26 estados e Brasília são atendidas pelo GINFES.

São elas:

  • Maceió e Marechal Deodoro, no Alagoas 
  • Águas Lindas de Goiás e Mineiros, em Goiás
  • Betim, Muriaé, Pouso Alegre, Pará de Minas e Contagem, em Minas Gerais 
  • Ananindeua, no Pará
  • Umuarama, no Paraná
  • Caruaru, em Pernambuco
  • Campos Dos Goytacazes, no Rio de Janeiro
  • No estado de São Paulo temos Araraquara, Bertioga, Capivari, Diadema, Embu-Guaçu, Franca, Guararema, Guarujá, Guarulhos, Hortolândia, Itaquaquecetuba, Itu, Jaboticabal, Jardinópolis, Jundiaí, Matão, Mauá, Olímpia, Paulínia, Porto Ferreira, Registro, Ribeirão Pires, Rio Claro, Salto, Santa Rita do Passa Quatro, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto e Suzano.

Existem outros sistemas como o GINFES para outras cidades?

Existe uma gama de sistemas usados no restante das cidades espalhadas pelo país. Por isso, é sempre bom ter atenção na plataforma que a sua empresa deverá utilizar. Lembre-se que você deve trabalhar com a emissão de NFes no mesmo município que o CNPJ foi registrado.

Neste contexto, plataformas como o GINFES são o BETHA e a NF Paulistana. Há também outros sistemas: Abaco, ISS Digital, Fiorilli, SAATRI, Ativ, Freire, AWATAR WS, SpeedGov, Bauhaus, Equiplano, E&L, Memory, SIL, SMARAPDSIL WS2, Megasoft, COPLAN e muito mais. 

Benefícios do uso do GINFES

Usar o GINFES é vantajoso, tanto para os prestadores de serviços, quanto para o departamento tributário das cidades. Vejamos alguns dos principais benefícios:

Agilidade

 O sistema promove agilidade para o seu trabalho por meio da automatização no processo de emissão de notas — algo que reduz a burocracia e simplifica as etapas necessárias para realizar a operação.

Minimiza erros

Por possuir validações automáticas, o GINFES te ajuda a evitar falhas. Todos sabem que o retrabalho é um grande fator de improdutividade para o profissional. Por isso, o programa torna tudo mais preciso e confiável para você. 

Armazenamento digital

Pela lei, é preciso armazenar as notas fiscais emitidas pelo período de 5 anos. Nesse aspecto, também há vantagem no uso do GINFES. 

Ele guarda tudo online e elimina a necessidade de manter arquivos físicos. Além disso, facilita o acesso e a consulta, concorda? 

Integração com sistemas contábeis

A sua empresa conta com vários outros sistemas, e para não deixar de usar nenhum deles, saiba que o GINFES possibilita a integração com outros programas contábeis. 

Essa centralização facilita o compartilhamento das informações para evitar retrabalhos, principalmente os manuais. 

Transparência e fiscalização

A transparência deve ser prioridade para a sua empresa sempre — já que a falta dela adiciona um risco a mais na veiculação de notas frias e problemas com o fisco. 

Com a plataforma, você consegue rastrear todas as notas fiscais eletrônicas emitidas, além de verificar a veracidade da transação entre fornecedores e até combater a sonegação fiscal.

Redução de custos

Reduzir custos também é a palavra de ordem na sua empresa? Então, conte com o GINFES para isso. Quem usa, diminui gastos de impressão, locais de armazenamento e também reduz o tempo gasto na emissão das notas. Com isso, você promove operações mais eficientes.

Não se pode deixar de ressaltar que os benefícios apresentados podem variar de acordo com a implementação do sistema em cada município.

Como se cadastrar no GINFES? – Passo a Passo

Logo após tomar conhecimento de que a cidade em que o seu CNPJ está situado usa o GINFES, é hora de procurar o website para acessá-lo e emitir as NFes. Para isso, a Arquivei pode te ajudar, sabia? Nossa plataforma incorpora o GINFES de vários municípios. 

Vale lembrar que é preciso ter a inscrição municipal para ter acesso ao sistema. E também, lembre-se que os programas possuem atributos diferentes, mas não deixam de serem GINFES. De modo geral, funciona assim:

  1. Acesse o site 
  2. Clique em emitir nota fiscal ou login para realizar a autenticação 
  3. Informe o CNPJ e senha 
  4. Pronto! Agora, você pode gerar notas fiscais de serviço para suas operações. 

Como emitir notas fiscais de serviço com o GINFES

Agora que está no site de emissão de notas, tenha em mãos os dados, códigos de serviços e alíquotas para informar no momento da emissão.

Clique em emitir NFSe, na primeira aba para pesquisa do tomador, preencha os dados cadastrais, como CPF/CNPJ, endereço completo, telefone, nome e razão social. 

Clique na segunda aba Serviços Prestados. Lá, informe a data da emissão da nota, local da prestação (se houver), alíquota e descrominaçao do serviço (qual serviço foi prestado). 

Vá para a próxima aba e preencha os campos aplicáveis no que se refere aos impostos. Para quem optar pelo Simples Nacional, é só informar o valor total do serviço, ok? 

Clique em emitir e pronto. A nota fiscal está pronta. 

É possível integrar meu ERP ao GINFES?

Apesar de que cada município tem sua diretriz quanto ao assunto, a boa notícia é que sim, é possível atrelar o seu ERP contábil ao GINFES. 

Dessa forma, o trabalho da sua equipe descomplica e a gestão fiscal fica alinhada com o fisco.

Consultar NFSe através de GINFES, BETHA e NF Paulistana

Abaixo veja os 3 (três) principais sistemas para consulta de NFSe, que inclusive estão integrados ao Arquivei:

GINFes

GINFES significa “Gestão Inteligente da Nota Fiscal de Serviço eletrônica” e é um modelo de arquivo XML, que segue o padrão usado  conhecido como ABRASF, para a emissão das Notas Fiscais de Serviço eletrônicas.

Ou seja, como as informações da NFSe não são padronizadas em âmbito nacional, a GINFES estrutura os dados do arquivo e conecta-se com algumas prefeituras. Veja abaixo:

Ao acessar o site da GINFES da sua cidade, por exemplo saocarlos.ginfes.com.br,  aparecerá a tela abaixo:

GINFES
Tela inicial da GINFES (Gestão Inteligente da Nota Fiscal de Serviço eletrônica)

Basta escolher entre:

  • Prestador: Área destinada exclusivamente ao prestador de serviço, para emissão de Notas Fiscais e realização de suas obrigações principais e acessórias;
  • Tomador: Área destinada exclusivamente ao tomador de serviços, para declaração de notas recebidas e eventual geração da guia de recolhimento;
  • Procurador/Contador: Área destinada exclusivamente ao Procurador/Contador, para consolidação e operacionalização das empresas clientes em um único ambiente;
  • Cadastral: Utilize esta ferramenta para a visualização da Situação Cadastral de sua empresa, de seus clientes ou fornecedores de serviço;
  • Notas: Área destinada a comprovação da autenticidade de documento fiscal recebido por você ou por sua empresa;
  • Notas fiscais avulsas: Área destinada exclusivamente para emissão de notas fiscais avulsas de serviço;
  • NFSe – Consulta de créditos: Consulte aqui os créditos gerados para você ou para sua empresa e escolha a forma como quer recebê-los.

No próprio FAQ da GINFES está disponível a informação de que, apesar do arquivo XML ser emitido para o contribuinte, este arquivo não possui um Schema que o respalde, pois não existe um padrão nacional para NFSe.

Se você está procurando por uma plataforma de consulta de NFSes, experimente grátis o Arquivei. Não é necessário ter a chave de acesso da Nota de Serviço, apenas o certificado digital da empresa.

Veja mais abaixo sobre o sistema Betha e NF Paulistana:

Betha

Betha é uma empresa que foi fundada em 1985, desenvolvida pelo engenheiro Cláudio Balsini com o especialista em computação César Smielewski, o sistema vem de uma série de produtos que a companhia concebeu. De folha de pagamento até estoque, passando por contabilidade e contas a pagar e receber.

Neste caso, a Betha disponibiliza um Manual para Integração Web Service de NFSe. O portal Fly e-Nota é autorizado pelo sistema Betha para disponibilizar as seguintes informações:

Betha NFSe
Sistema Betha, Fly e-Nota para consulta de NFSe

Dentre os tópicos, os relacionados à NFSe são:

  • Solicitação de acesso: Solicita o acesso para emissão de notas fiscais eletrônica e consulta de créditos;
  • Autenticidade da nota: Verificar a autenticidade da nota fiscal emitida pelo prestador de serviço.

NF Paulistana

Trata-se de um programa criado em 2007 pelo governo do estado de São Paulo para combater a sonegação e aumentar a arrecadação estadual.

A cada compra registrada, o consumidor recebe de volta parte do imposto embutido nas mercadorias. É possível receber em dinheiro ou em desconto no IPVA.

Consultas automáticas entre GINFES e Arquivei

É importante lembrar que existe o projeto de ampliar a consulta de NFSe em âmbito nacional. Mas, enquanto isto não acontece, é importante ter uma plataforma que faça a consulta de NFSe automática.

O Arquivei permite esta consulta automática de NFSes de todas as cidades do Brasil. Além disso, também disponibiliza a consulta de NFSe com a tecnologia OCR – que faz a leitura de documentos no e-mail do contribuinte.

Página inicial de NFSe no Arquivei
Consultar NFSe, NFe e CTe no Arquivei automaticamente

A plataforma do Arquivei permite buscar e visualizar a Nota Fiscal de Serviço, com as opções de gerar relatórios em Excel, filtrar por qualquer conteúdo da nota, buscas avançadas, etc.

Assine a nossa newsletter e fique sempre atualizado sobre mudanças nos sistemas das prefeituras e atualização do Arquivei:

Ficou com dúvidas sobre os sistemas das prefeituras? E sobre a plataforma? Deixe o seu comentário para acabar com o mistério!

Pular para a barra de ferramentas