Consultar NFes pelo CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é fácil e é importante para manter o SPED fiscal e outras obrigações fiscais em dia. Existem duas formas de se consultar NFes através do CNPJ: a consulta automática do Arquivei e a manual pela Sefaz. Confira!
Esse artigo ensina 2 caminhos para consultar NFes através do CNPJ:
Atenção! Fique atendo à PORTARIA CAT Nº 162/2008, CAPÍTULO VI - O emitente e destinatário da Nota Fiscal devem guardar o arquivo XML pelo prazo de 5 anos, para apresentação ao Fisco, sob risco de multa de até 1 mil reais por XML não apresentado. O Arquivei consulta, baixa e armazena 100% das NFes e CTes emitidos contra seu CNPJ. Para começar é grátis: Consultar NFes>>
O caminho manual pelo Portal da Sefaz;
O caminho automático através da plataforma do Arquivei.
Caminho manual: Consultar Notas Fiscais pelo CNPJ no Portal da Sefaz
Este é o caminho mais longo para consulta, pois o sistema da Sefaz (Secretaria da Fazenda) disponibiliza uma área para consulta manual de NFes e CTes através do CNPJ.
No site da Sefaz está disponível para download o Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Para usá-lo, siga as instruções abaixo:
- Realize o download do Aplicativo Manifestação do Destinatário;
- Instale o Java, caso você não tenha ele em seu computador: siga essas instruções;
- Termine a instalação e abra o aplicativo.
Ao abrir o programa, você precisa cadastrar e iniciar o Destinatário (CNPJ da empresa). No software, é possível cadastrar diferentes empresas no aplicativo. Ao colocar os dados, é necessário que identificar qual destinatário será utilizado no cadastro.
É possível acessar a tela de cadastro através do menu “Sistema – Destinatário”. Vá também na opção Incluir, preencha corretamente os campos e clique no mesmo botão.

Dentro da tela de cadastro de destinatário, selecione um deles e clique no botão iniciar.

A consulta de NFe pode ser feita ao cadastrar um certificado digital. A área de inclusão de certificados digitais é visível através do menu “Sistemas” -> “Certificados”. Se você usa um certificado A1, selecione a aba “Certificados A1 (Arquivo)”, clique no botão incluir, selecione seu certificado e insira sua respectiva senha.

No caso de você possuir um certificado A3, é possível:
Incluir Manualmente: Selecione o arquivo do driver dispositivo (extensão *.dll ou *.so) para que ela seja efetuada
Incluir via Busca Automática – o aplicativo procura o arquivo de driver do dispositivo automaticamente e te informa. O dispositivo (token/smart card) precisa estar conectado ao seu computador para que seja localizado
Ao encontrar o driver, insira a senha. Isso deve adiantar.

Agora que está cadastrado, no menu “Manifestação Destinatário” -> “Gerenciar Manifestação”, clique em “Pesquisar NFe” e selecione o tipo de consulta que for a ideal. Desta forma, todas as notas emitidas para seu CNPJ no período consultado foram incluídas no aplicativo.
O download do arquivo XML só pode ser efetuado após a “Ciência da Emissão” ou “Confirmação da Operação”. Dentro destas opções do programa, somente 10 arquivos de XML podem ser baixados a cada acionamento da ferramenta.
A consulta e o download de NFes custam tempo e dinheiro. São problemas que se agravam no caso de grandes companhias com fluxo de caixa constante e muitas notas emitidas. As complicações aumentam quando há mais de um CNPJ.
Mas há como solucionar isso, continue lendo abaixo, mas antes assine a nossa newsletter:
[contact-form-7 id=”10711″ title=”Blog Newsletter post body”]
Como consultar NFes pelo CNPJ de forma automática
Você sofre menos nesse processo se tiver o Arquivei ao seu lado – o caminho automático. A plataforma do Arquivei é capaz de fazer a consulta e gestão das Notas Fiscais, permitindo o monitoramento de NFes, CTes e NFSes direto da Sefaz.
Entenda melhor as vantagens da consulta automática:
Vantagens da consulta automática do Arquivei
Com o Arquivei, você não perde tempo ligando para cobrar o fornecedor ou a transportadora (no caso dos CTes) para encontrar NFes emitidas contra o CNPJ.
Também serve para evitar perder um arquivo XML por e-mail, em meio de tantas mensagens. O Arquivei funciona sem a necessidade das chaves de acesso ao contrário dos sites do Governo.
A consulta de NFes feita pelo Arquivei é autorizada pela Sefaz, traz validade jurídica e é feita em lote, ou seja, permite que a empresa consulte diversas Notas Fiscais eletrônicas recebidas em sua base de dados, em grande quantidade, de uma vez só!
Recursos da plataforma do Arquivei
São diversos os recursos, veja alguns abaixo:
O Arquivei mostra a NFe como DANFe, em PDF. Também é disponível a Conferência de SPED permite a reunião e conferências dos arquivos XMLs necessários para a entrega do SPED.
Na organização dos documentos, a aplicação de etiquetas da plataforma foi implementada para facilitar a vida da empresa na hora de distinguir do que se trata especificamente aquela nota selecionada.
É possível realizar diversas ações com o DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica): enviar por e-mail, baixar e imprimir o DANFe.
Entre os recursos mais interessantes está a relação entre NFes e CTes. Caso a NFe consultada tenha algum CTe relacionado é possível ver o seu DACTe (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte eletrônico), além do arquivo XML.
O contrário também acontece dentro do Arquivei, pois caso você esteja vendo seus CTes consultados é possível saber qual NFe está relacionada ao arquivo.
Para sua segurança, o Arquivei permite com o “Log de Operações” saber qual usuário visualizou aquela NFe por último e quais suas ações. Dá pra saber quem baixou a NFe, manifestou, aplicou alguma etiqueta, entre outras ações rastreáveis.
Há também funcionalidades que aumentam a lucratividade. Entre as NFes transportadas você pode levantar os custos que tem com transporte separado por produtos ou categorias de produtos que mais demandam transporte.
Considerando todas as informações prestadas aqui, com auxílio ou não do site da Sefaz, o CNPJ da sua empresa é suficiente para fazer um monitoramento inteligente do setor contábil da sua empresa. No entanto, se você quiser poupar dinheiro e aumentar a eficiência corporativa, não deixe de desfrutar dos recursos do Arquivei, como consultar notas fiscais pelo CNPJ!