Atenção! Se você procura uma ferramenta de Consulta NFes sem chave de acesso – XML e DANFe de NFe e CTe – experimente o Arquivei. Integrado direto com o servidor da SEFAZ Nacional. Para começar é grátis: Criar conta e Consultar NFe >.
Para baixar NFe, a Nota Fiscal eletrônica pelo Portal da Secretaria da Fazenda, basta:
- Inserir a chave de acesso (número de 44 dígitos presentes no DANFe);
- Código captcha (letras e números que confirmam que você não é um robô);
- Para que a consulta funcione corretamente, é necessário que seu navegador esteja habilitado para gravação de “cookies”.
A Nota Fiscal eletrônica (NFe) é um documento digital que assegura, de forma legal, as relações fiscais entre empresas, proporcionando eficácia e rapidez nos serviços prestados entre ambos.
A NFe começou a surgir efetivamente em 2008, quando 5 atividades empresariais selecionadas pelo governo foram obrigadas a enquadrar essa nova tecnologia em seus negócios, e, conforme passou-se o tempo, o segmento foi se expandindo e outras empresas foram enquadradas.
A Nota Fiscal eletrônica (NFe) veio para beneficiar todo tipo de processo fiscal, sem que haja acúmulo de informações físicas (papéis e outros documentos) a serem armazenadas e permitindo sistemas integrando-se à Secretaria da Fazenda.
Porém, ainda há uma série de perguntas a serem respondidas:
- Como posso baixar NFe na SEFAZ ou realizar a consulta em uma plataforma ainda mais prática?
- Como posso baixar XML da NFe (Nota Fiscal eletrônica)?
- Como posso verificá-la e imprimir NFe?
- Como visualizar NFe (Nota Fiscal eletrônica)?
- Como importar NFe?
Para saber como baixar NFe e a resposta pra todas essas perguntas, continue lendo. Com esse conteúdo, iremos te ajudar a respondê-las. Vamos lá?
Baixar NFes: a forma complicada, no Portal da NFe
Primeiramente, para baixar NFe ou fazer o download da nota fiscal eletrônica uma a uma, o site da Receita Federal pode auxiliar nesse processo.
Porém, embora esse processo seja virtual e informatizado (na qual isso possa facilitar a situação), é possível realizar o download dessa nota com facilidade? Extrair as suas informações sem maiores complicações? Verificar o seu status com agilidade?
Para isso, podemos fazer um teste de como pode ser realizado esse trabalho, não?
Estamos na página principal do link da Receita Federal, na qual temos 4 escolhas, que são:
a) Baixar NFe (Nota Fiscal eletrônica) completa
Como o nome já diz, teremos todos os dados da Nota Fiscal, incluindo os dados gerais da NF e o seu status vigente, Emitente, Destinatário, Produtos e Serviços, Totais, Transporte, Cobrança e Informações Adicionais
A consulta é realizada pela chave de acesso da nota fiscal eletrônica, situada no canto direito superior da NF, composta por 44 números.
Após os 44 números inseridos no campo da chave de acesso, e o código-captcha para consulta da nota, tem-se abaixo a tela de consulta ilustrada. (A tela de consulta vale também para a tela “Consultar Resumo da NFe”).
Está gostando do post? Assine nossa newsletter abaixo e receba conteúdos como esse no seu e-mail profissional com dicas sobre como baixar NFe de forma completa, notícias, boas práticas e atualizações das obrigações contábeis.
b) Consultar Resumo da NFe
Possui na tela de consulta somente os dados gerais da NF, o Emitente, o destinatário, sua emissão e o seu status, de forma breve e resumida. Segue abaixo tela ilustrada:
c) Consultar Inutilização da NFe
Tem por finalidade permitir consultar o intervalo de numeração das NFe que não foram utilizadas. Para sua consulta, é necessário colocar o CNPJ da empresa e o ano que deseja consultar.
d) Fazer o Download da NFe (XML)
Para efetuar o download, no rodapé da página encontra-se o botão “Download do documento”, ilustrado abaixo:
Porém, para manter a integridade digital e a segurança da sua empresa ao clicar para efetuar o download da nota fiscal eletrônica, o site da SEFAZ necessita do Certificado Digital da empresa, para ser efetuado o download do XML com validade jurídica para o seu computador.
Isso faz com que não se torne totalmente acessível o sistema no quesito de acessibilidade de documentos, mas sim em algumas informações.
Veja abaixo o passo a passo para Baixar NFe SEFAZ::
1. Consulta de NFe através do portal Sefaz de São Paulo;
2. Consulta de NFe através do portal Sefaz de Minas Gerais;
3. Consulta de NFe através do portal Sefaz de Paraná;
4. Consulta de NFe através do portal Sefaz de Rio Grande do Sul ou clique aqui e descubra a maneira rápida (automática!) de consultar NFes.
Problemas da consulta de NFe na Sefaz

Baixar NFe SEFAZ pode não ser o mais ideal atualmente, já que existem outras ferramentas mais assertivas e ágeis para isso. Fonte.
De acordo com a nossa caminhada, podemos resumir em alguns pontos pertinentes o site oficial da receita, como por exemplo:
a) Consulta da Nota fiscal na Sefaz – Pode ser acessada somente por chave de acesso, não sendo possível buscar por outro dado pertinente (CNPJ da empresa, dia de emissão da NF, inscrição estadual, entre outros). Vale ressaltar que o código-captcha (as letrinhas emaranhadas) vive falhando e, se você erra uma vez, terá que reiniciar a imagem.
b) Interface da Sefaz – Em quadros estáticos, não sendo possível usar a tecla “TAB” para pular os quadros e extrair informações rapidamente, não sendo possível copiar as informações com duplo clique do mouse, somente selecionando as informações.
c) Fechou a página? Abra o endereço novamente, insira a chave de acesso de 44 caracteres, digite as letrinhas e seja feliz. Agora, uma questão pertinente: Qual o tempo perdido para realizar essa etapa?
d) Depois de baixar a Nota Fiscal eletrônica em XML, onde você salva? Como organizar o download de nota fiscal eletrônica? Como fazer para abrir depois? Se quiser visualizar a nota de novo, tem que repetir todo o processo. Parece difícil, não é? Baixar NFe pode não ser algo tão simples, mas não se preocupe. Logo você saberá como fazer isso de uma forma muito mais fácil.
Vejamos que o sistema da receita federal, embora nos proporcione os dados, não serve para fazer parte do processo de uma empresa.
Quebra o galho para conseguir uma nota ou outra, mas, pense comigo: quanto tempo você levaria para consultar 10 notas no site da RF dessa maneira? Aposto que ao ler esse artigo, você perdeu menos tempo que uma provável pesquisa para baixar NFe e fazer suas consultas dessa forma!
Baixar NFes: a forma fácil e rápida
Soluções de automação para consultar NFes como o Arquivei facilitam o controle fiscal da sua empresa.

Com ferramentas como o Arquivei, atividades trabalhosas e que tomavam muito tempo, como baixar NFe, tornou-se fácil e rápido!
Ferramentas com funcionalidades como consulta automática, baixar NFe em lote, com armazenamento ilimitado, verificação de status, acessibilidade em multi plataforma, relatórios inteligentes e de filtragem personalizada, monitoramento dessas ações, tudo isso pode estar ao seu alcance de forma muito simples.
Gostou? Então, experimente um serviço especializado e sua empresa trabalhará de forma dinâmica, podendo baixar NFe sem maiores complicações.
Este post foi útil para você? Você costuma baixar as notas pelo site da SEFAZ? Deixe sua opinião nos comentários!