O CEST (Código Especificador da Substituição Tributária), entrou em vigor dia 1º de julho de 2017 para o segmento de indústria e importadores. Este código está presente na NFe (Nota Fiscal eletrônica).
Quer consultar NFe com CEST? Experimente grátis o Arquivei e tenha o campo CEST direto na consulta de NFe de maneira fácil.
O CEST, para os demais segmentos, seguirá o prazo progressivamente. Entenda a importância de alinhar a consulta de NFe para cumprir com a obrigação do CEST:
O que é o CEST
O CEST foi criado para estabelecer uma sistemática de uniformização e identificação das mercadorias e bens que são passíveis de Substituição Tributária e antecipação de ICMS.
Para saber mais sobre o CEST, leia “Entenda tudo o que é necessário saber sobre CEST“.
Com a vigência do CEST na NFe (Nota Fiscal eletrônica) é bem comum que existam dúvidas sobre os novos procedimentos, principalmente para os profissionais que trabalham com a consulta de NFes.

Pensando nas situações que podem gerar trabalho extra aos escritórios contábeis, listamos algumas dicas. Veja como deixar o escritório contábil e clientes alinhados com as novas regras e obrigações:
1. Prepare-se para a NFe com CEST
Os colaboradores do escritório precisam entender o que é o CEST e quando ele é aplicável ou não.
✅ Você já alinhou esse entendimento com seu time?
✅ Que tal promover um workshop ou uma breve reunião para discutirem as principais mudanças e os cuidados com as verificações na consulta e download das NFes? É uma excelente maneira de colocar todos “na mesma página” e evitar informações desencontradas, alinhando o discurso.
Além de tirar as dúvidas dos clientes, a equipe deve estar preparada para auxiliá-los a baixar a tabela CEST e utilizá-la para consulta ao emitir NFes.
Esta rotina de verificação do CEST será constante para todas as empresas que possuem produtos sujeitos ao ICMS-ST ou antecipação.
Baixe gratuitamente a Tabela CEST 2017 e a Tabela NCM 2017 com busca por palavra-chave! Faça a busca nas tabelas através de palavras-chave e encontre o CEST, NCM, descrição CEST e unidade de tributação, sem ter que rolar centenas de linhas.
Veja como o CEST aparece no XML da NFe:

2. Crie uma FAQ para dúvidas sobre CEST e outras obrigações fiscais
Criar um FAQ (Frequently Asked Questions ou Perguntas mais Frequentes) vai ajudar seu time a esclarecer as principais dúvidas sobre o CEST de forma rápida e uniforme.
É interessante que essas perguntas sejam trabalhadas e discutidas internamente (pode ser no momento do workshop citado acima) e depois se crie um material consolidando todas elas para divulgação.
Veja algumas sugestões de perguntas:
- Quando a obrigatoriedade do CEST entra em vigor para o meu setor?
- Qual o objetivo desta nova norma?
- Como consultar o código CEST?
- Recebi do meu fornecedor uma NF com código CEST errado. O que faço?
- Emiti uma NF-e com o CEST errado. A carta de correção resolve?
Abaixo você confere uma trilha de materiais sobre o CEST que pode ser útil para a construção do seu FAQ:
- Prorrogação do CEST para comércio atacadista e varejista;
- Anúncio e adiamento;
- Objetivo do CEST;
- Problemas por erros ou ausência do CEST;
- Como funciona a tabela CEST.
Você pode enviar este FAQ por e-mail para os seus clientes, mas é interessante também aproveitar o momento para divulgar em seu site, blog e redes sociais do escritório.
Ao divulgar conteúdos informativos e educativos como este, sua empresa ganha notoriedade e autoridade sobre assunto – o que pode despertar o interesse de novos clientes que trabalham com a consulta de NFe.
Está gostando deste artigo? Assine a nossa newsletter e permaneça atualizado:
[contact-form-7 id=”10711″ title=”Blog Newsletter post body”]
3. Comunique os clientes sobre a obrigatoriedade do CEST na NFe
Informe os seus clientes sobre a importância de estar preparado para o dia 1º de julho (caso indústria ou importador), e quais os processos que devem ser feitos dentro das empresas para evitar problemas com o Fisco a partir deste momento, como por exemplo:
- Fazer uso da tabela do CEST na emissão de NFes;
- Conferir as NFes recebidas, consulta de NFes;
- Atualizar o cadastro de produtos em estoque.
Uma ideia que pode agilizar a comunicação com os clientes é preparar um webinar. Esse tipo de apresentação feita pela internet facilita a participação de um maior número de pessoas (já que não é preciso se deslocar) e os participantes podem interagir com você enviando perguntas via chat.
Quer consultar NFe com CEST? Experimente grátis o Arquivei e tenha o campo CEST direto na consulta de NFe de maneira fácil.
É um bom momento para apresentar o tema e esclarecer dúvidas diretamente. Após a transmissão do webinar, o link pode ficar disponível para que os clientes assistam quantas vezes forem necessárias.
4. Mantenha a produtividade do escritório, mesmo com o CEST e a consulta de NFe
Com o CEST a verificação das NFes deve ser mais criteriosa e este processo pode ocupar um bom tempo. Vai acontecer dos clientes ligarem pedindo ajuda para consultar algumas notas fiscais e para ganhar tempo e ser eficiente nas consultas das NFes você deve contar com a ajuda de uma solução de gestão de documentos fiscais.
Já imaginou conferir nota por nota de forma manual? Entrar no site da Sefaz, digitar os 44 dígitos da chave de acesso e passar pelo captcha. Isto exigiria muitas horas dos seus funcionários e, certamente, seria pouco produtivo.
A gestão dos documentos fiscais por meio de uma plataforma como a da Arquivei, além de poupar tempo, também facilita o download das NFes para a conferência. Desta forma sua equipe terá acesso a todos os detalhes das notas emitidas contra o CNPJ dos clientes para verificar as classificações fiscais (CEST e NCM), e também fazer a apuração correta dos impostos. Tudo isso com muita praticidade e agilidade!
No Arquivei não há necessidade de escrever as chaves de acesso. O Arquivei consulta NFes diretamente da Sefaz, garantindo sua validade jurídica. A consulta de NFes também pode ser feita em lote o que possibilita consultas de diversas NFes em grande quantidades.
Tempo é dinheiro! Economize o seu.