O ramo dos negócios hoje trabalha de forma integrada com o mercado global em todos os quesitos. Uma informação que provém da China pode afetar diretamente uma microempresa aqui no Brasil, ou uma notícia de última hora pode beneficiar algumas empresas brasileiras de exportar alimentos para países da Europa, por exemplo.
O que isso quer dizer? Que as empresas hoje em dia devem estar preparadas para os mais adversos cenários, e lidar com tamanha instabilidade é algo muito perigoso se a empresa não consegue controlar o seu negócio com eficiência. Já imaginou o seu negócio perder uma oportunidade próspera por que você não conseguiu moldar uma estratégia rapidamente?
Essas situações acontecem devido ao tempo que o gestor do negócio leva para interpretar extensos relatórios de informações. Porém, o Business Intelligence (Inteligência de Negócio, ou BI) trata exatamente na prevenção desses fatos e no auxílio em elaborar uma estratégia para o seu negócio.
Mas peraí, o que vem a ser Business Intelligence?
Business Intelligence (BI) é uma forma integrada em extrair e interpretar os dados pertinentes do seu negócio nas mais diversas necessidades. Após a coleta de dados, o BI trabalha para ilustrar os resultados do negócio de várias formas visuais, como gráficos, linhas, relatórios moldados para a necessidade de cada pessoa, entre outros.
Dessa forma, essa ferramenta contribui para pessoas do ramo estratégico tomar decisões e otimizar a produtividade dos colaboradores, se importando somente com as informações necessárias.
O essencial para a estratégia
Trabalhar com ferramentas essenciais para tomar decisões em um negócio facilita e muito na probabilidade de acertos que a empresa terá no futuro. Com a evolução tecnológica, gigantes de cada segmento investem diariamente em softwares computacionais para aprimorar tomadas de decisão e na gestão de riscos no desenvolvimento do empreendimento.
O primeiro passo para se elaborar uma estratégia é visualizar o andamento do negócio sem muitas complicações. Somente dessa forma o empreendedor conseguirá ver a evolução do empreendimento e o que precisa ser feito para aumentar suas possibilidades de sucesso.
Consegue imaginar um empreendedor ter que tomar uma decisão em 10 minutos tendo que ler um relatório de 100 páginas? Acredito que a resposta é não.
Tudo nas nuvens
O sistema de BI pode funcionar também via cloud computing, sem a necessidade da compra de servidores físicos e outros gastos pertinentes. Dessa forma, o custo empresarial pode se retrair fortemente pelo fato de não ser necessário grandes investimentos com servidores, data workers, estruturas para armazenamento, entre outros.
Ter as informações na palma da mão de forma segura e barata é um dos objetivos que a computação em nuvem nos traz como seus benefícios, sendo essa uma prática associada à plataforma de BI.
BI e Notas fiscais – o há de comum?
As Notas Fiscais Eletrônicas (e demais documentos fiscais) possuem muito mais informações dentro delas do que conseguimos ver. E mais: a partir do momento em que a empresa passa a guardar todo seu histórico de notas e eventos fiscais, passa a ter registrado uma série de operações de compra, venda e troca.
Utilizando as NFes, um sistema consegue gerar BI a partir da análise dos dados das notas em volume e gerar histórico de preços, melhores fornecedores, e muito mais:
- Rastreabilidade total de todas as notas emitidas pela sua empresa
- Controle do financeiro referente as notas fiscais emitidas e suas pendências/quitações
- Monitoramento das notas fiscais dos fornecedores (compra de mercadorias)
- Prevenção de Notas Frias e Controle de Operações e Trocas com Manifestação do Destinatário
- Geração de Inteligência como Controle Automático de Vencimento de Medicamentos e Produtos Farmacêuticos (Interessado? Entre em contato!)
- Ilustração de todos os indicadores acima em tempo real
Não existem muitas opções no mercado a explorar os Documentos Fiscais de forma proveitosa para BI, mas existem alguns e a preços acessíveis aos mais diversos tamanhos de empresas.
Vimos que sistema de BI auxilia de forma potencial no setor estratégico da empresa, tomando decisões de forma transparente e com menor probabilidade de erros. Ter um BI que consiga efetuar o controle de notas fiscais conforme os quesitos acima faz com que o empreendedor tenha uma noção em tempo real do faturamento da empresa, do seu fluxo de caixa e a projeção de demais indicadores que avaliam o desempenho do negócio.
E você, já trabalha com BI na sua empresa? Não fique fora dessa e verifique nossos planos, temos certeza que temos um plano que encaixa com o seu negócio, e principalmente, com o seu bolso.
Ficou alguma dúvida sobre o artigo? Comente com a gente ou entre diretamente em contato!