Como baixar XML de NFe e CTe com certificado digital - Blog | Arquivei
Imagem ilustrativa do post sobre como ler arquivo xml
Publicado em

abril, 2023

Escrito por

Daniele Lima

Como baixar XML de NFe e CTe com certificado digital

Saiba como baixar o XML das notas fiscais com certificado digital, garantindo validade jurídica, segurança, velocidade e de modo automatizado.

Contábil



CTe

Funcionalidades Arquivei

Nota Fiscal

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Baixar XML de NFe ou de qualquer outro documento fiscal nunca foi tão fácil. Confira como funciona o processo e a importância de armazenar o XML:


O que é o Certificado Digital?

O certificado digital é a assinatura digital da empresa. Esse arquivo digital é importante para que ocorram transações online devidamente autorizadas pelo CNPJ e pela ICP-Brasil (autoridade de certificação como Serasa, Valid e Certisign), o que faz com que a identidade do portador seja criptografada e acessada somente por softwares especializados.

Ou seja, o certificado digital  funciona como uma identificação virtual de uma pessoa ou negócio, com valide jurídica. Para isso, o sistema utiliza chaves criptográficas invioláveis, por isso é tão seguro.

Os principais certificados usados por empresas que emitem e consultam Notas Fiscais são os tipos A1 e A3, sendo que no caso do certificado A1 sua função é a geração e o armazenamento das chaves criptográficas (arquivo digital, token ou cartão).

No caso do certificado tipo A3, ele fica disponível em token ou cartão, e pode ser utilizado em qualquer computador, com validade de 1 a 3 anos. Ele é necessário para a realização do SPED e Escrituração Contábil Digital (ECF), por exemplo.

Por que o certificado digital é necessário para baixar XML de NFe?

Por isso, baixar NFe (Nota Fiscal eletrônica), CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico)  e outros documentos fiscais necessitam da presença do certificado digital, pois os órgãos fiscalizadores, como a Sefaz (Secretaria da Fazenda) e prefeituras, apuram se os dados estão corretos e se são verídicos a partir dessa assinatura.

Existem outros tipos de certificado como o S, que garante o sigilo e confidencialidade/criptografia dos dados e o certificado tipo T, conhecido como time stamping, que certifica a hora e o dia em que foi assinado o documento eletrônico, com a devida identificação do seu autor.

Agora que você já sabe o que é o certificado digital e sua importância, veja porquê é importante baixar xml de nfe e como utilizar o certificado digital para essa operação:

Por que baixar XML de NFe é tão importante?

Perante a legislação todas as empresas devem armazenar as notas fiscais pelo período de 5 anos. Isso porque é através da NFe que as compras são comprovadas. Por isso é importante baixar o xml de NFe e armazená-la.


Como baixar XML de NFe pela Sefaz sem certificado digital?

Não é mais possível baixar XML de NFe pela Sefaz. Os ajustes Sinief 16/18 e 17/18 passaram a valer a partir de 07 de julho de 2020 e exigem o certificado digital na consulta de notas fiscais, inclusive para a Sefaz nacional.

Na Sefaz, é apenas possível fazer a consulta simples da nota fiscal através da chave de acesso, mas não baixar o XML. Confira:

⏩ Como consultar nfe na Sefaz: veja o passo a passo

Para baixar xml de NFe, você pode usar plataformas inteligentes que fazer o download de forma fácil e automática, o Arquivei é a ferramenta ideal para isso e você ainda pode fazer um teste grátis por 7 dias! Clique aqui e inicie seu teste.


Baixar XML de NFe com certificado digital de forma segura e prática

Cadastrando o seu certificado digital apenas uma só vez no Arquivei, você consegue baixar xml de NFe, CTe, NFSe etc de forma prática e segura. O processo é automático e você não precisa se preocupar com erros de digitação.

O Arquivei é uma plataforma que está conectada direto com a Sefaz. Para realizar a consulta e baixar xml de NFe, CTe e NFSe é necessário a presença do certificado A1 ou A3. Qualquer um desses certificados já deixa disponível todas as Notas Fiscais emitidas contra a empresa nos últimos 90 dias, com garantia de segurança e validade jurídica.

Apenas inserindo o CNPJ e o certificado digital da empresa, sem a necessidade das chaves de acesso (44 dígitos que identificam o documento fiscal),  o Arquivei baixa todos os XMLs dos documentos fiscais com o status atualizado, ou seja, quais Notas Fiscais foram canceladas e quais foram corrigidas. Assim, você não precisa ficar checando uma por uma no site da Sefaz.

No caso do certificado digital A1, o Arquivei irá precisar do arquivo .P12 ou.PFX, e no caso do certificado digital A3, será necessário instalar a extensão no navegador Google Chrome.

São diversas empresas que confiam sua consulta de documentos fiscais e armazenamento em nuvem na Arquivei, por exemplo, a Riachuelo.

“Com o Arquivei, analisamos um lote de mil Notas Fiscais em apenas 3 minutos, antes demorávamos cerca de 16 horas para o mesmo processo”, destaca Cláudia Fernandes.

Faça como a Riachuelo e milhares de outras empresas de diferentes tamanhos: faça a gestão inteligente dos seus documentos fiscais no Arquivei:

Pular para a barra de ferramentas