A atualização de 2020 dos Ajustes Sinief 16/18 e Sinief 17/18 alertam que, para baixar XML da NFe será obrigatório o uso do certificado digital. No dia 22 de junho de 2020, foi divulgado pela SEFAZ o prazo para entrar em vigor essa exigência. Esse prazo será o dia 07 de julho de 2020.
Ou seja, a partir do dia 07 de julho de 2020, somente será possível baixar XML da NFe utilizando o certificado digital no site da SEFAZ. Porém, existem algumas soluções que podem te ajudar nesse momento, entenda melhor abaixo:
Baixar XML da NFe pela SEFAZ
Até o dia 07 de julho de 2020, a SEFAZ irá permitir a consulta e download do XML da NFe por meio da chave de acesso, sem necessidade do certificado digital.

Atenção! Antes de seguir a leitura do artigo: se você está à procura de uma solução que consulte, baixe e armazene XML de NFes em lote, diretamente da Sefaz, conheça o Arquivei: Consultar NFes>>
Para baixar o XML dessas Notas Fiscais, o contribuinte necessita inserir a chave de acesso (44 dígitos) e confirmar o reCaptcha (letrinhas). Esse processo não será mais válido, portanto os usuários devem procurar outras soluções.
Dessa forma, alguns sites como Fsist, DANFe online, WebDanfe e outros, podem apresentar dificuldades para continuar funcionando.

Em contrapartida, existem algumas ferramentas que continuarão funcionando com tranquilidade, veja quais são.
Baixar XML da NFe com chave de acesso
A chave de acesso da Nota Fiscal, muitas vezes é a solução para milhares de empresas que precisam baixar o XML com essas informações sem o certificado digital. Para esses casos, o Arquivei Lite continua funcionando.
O Arquivei Lite é uma ferramenta que permite baixar XML da NFe com chave de acesso, utilizando os meios legais, mesmo após as alterações da SEFAZ em 2020.
Entre no site: https://lite.arquivei.com.br/ e faça o download do XML que você precisa.
Agora, se o contribuinte ainda depende da chave de acesso para baixar o XML, porém tem acesso ao certificado digital, o mais indicado é utilizar uma solução para o download automático, em lote, como é o caso do Arquivei. Veja a seguir.
Baixar XML da NFe sem chave de acesso
Geralmente, as empresas (exceto MEI – Microempreendedor Individual) têm acesso a um certificado digital, formato A1 ou A3. Basta conectar o certificado digital na plataforma do Arquivei e a ferramenta irá baixar o XML de todas as NFes e CTes emitidas contra o CNPJ nos últimos 90 dias.
Além disso, baixar o XML é necessário para fazer conferências e entrega de obrigações, mas é obrigatório também realizar o armazenamento desses documentos fiscais eletrônicos e isso o Arquivei também disponibiliza.
Não é necessário ficar preocupado com espaço de armazenamento e nem com documentos impressos, como é o caso do DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica). Dentro do Arquivei você consegue baixar os XMLs e ainda realizar alguns relatórios – fechamento do mês, conferência de chaves e etc.
Baixar XML da NFe no Fsist
O Fsist é uma ferramenta que faz o download do XML da NFe utilizando a chave de acesso (44 dígitos). O site do Fsist está com um comunicado “Informação Importante” e traz um pouco do futura da ferramenta em 2020.
Segundo o site do Fsist, a partir de 07/07/2020, o portal nacional da fazenda de NFe e CTe vai passar a exigir o certificado digital para consultar a chave de acesso. No caso de NFe poderá ser o certificado do emitente, destinatário, transportador ou de terceiros informados na tag autXML. No caso de CTe poderá ser utilizado o certificado do remetente, destinatário, expedidor, recebedor, tomador ou de terceiros informados na tag autXML. Devido a essa exigência do portal da fazenda, será necessário utilizar o certificado digital para baixar os xmls no site fsist.
Essa é a principal diferença entre o Arquivei Lite e o Fsist, lembrando que o Arquivei Lite não exigirá certificado digital na consulta de XMLs.