Baixar NFe ou CTe sem certificado digital podia ser feito utilizando alguns serviços que disponibilizavam o documento apenas com o a digitação da chave de acesso. Entretanto, segundo os ajustes publicados no Diário Oficial da União, Sinief 16/18 e Sinief 17/18, isso não será mais possível a partir de 07 de julho de 2020.
Para ter acesso aos XMLs será necessário a consulta e download utilizando o certificado digital do destinatário, A1 ou A3, mesmo que o usuário utilize o site da Sefaz. Com o Arquivei, esse processo ocorre de forma automática. Experimente grátis.
O arquivo XML é o formato digital da Nota Fiscal e obedece a um padrão nacional de escrituração fiscal. Esse arquivo contém informações do emitente, destinatário, natureza da operação, entre outros.
Além disso, o XML deve ser armazenado por 5 anos mais o ano vigente, pois ele tem validade jurídica (ao contrário do DANFe, Documento Auxiliar da NFe, impresso em papel ou disponível em PDF). Ou seja, se o Fisco resolver bater na porta da empresa, procurará por esse arquivo digital.
Para entender mais como baixar o arquivo XML da NFe e CTe continue lendo abaixo.
Como baixar XML da NFe somente com chave de acesso?
Em teoria o emissor precisa disponibilizar esse documento em seu site ou enviar para o e-mail do comprador, porém não é assim que acontece. Por isso muitas empresas e contadores, que necessitam desses documentos para armazenar e para as diversas obrigações fiscais, como o SPED, buscavam uma alternativa para obter o XML de maneira mais rápida.
Alguns serviços como Fsist, Web DANFe e DANFe online eram muito utilizados para essa finalidade, pois ofereciam a busca somente com a chave de acesso e sem o uso do certificado digital.
Como as informações obtidas por esse serviços eram feitas via portal da Secretaria da Fazenda, a partir das alterações realizadas esse tipo de consulta não estará mais disponível.
No entanto, serviços como o Arquivei não serão afetados com a mudança na Confaz, uma vez que para as notas consultadas via plataforma já é necessário o certificado digital A1 ou A3, que fornece notas juridicamente válidas.
Frente às mudanças e sabendo das necessidades de diversas empresas, contadores e escritórios contábeis foi desenvolvido o Arquivei Lite, que oferece a consulta sem certificado digital e pela chave de acesso.
Entenda como esse serviço exclusivo vai funcionar, mas antes assine a nossa newsletter e permaneça atualizado:
Download do XML da NFe com chave de acesso e sem certificado digital
Para solucionar o problema de empresas, contadores e escritórios de contabilidade, que dependem dos serviços que fornecem o XML da NFe ou CTe, para cumprirem com todas as obrigações fiscais, a Arquivei lançou, em janeiro de 2019, uma solução de consulta de NFes utilizando a chave de acesso, mas sem a necessidade do certificado digital.
O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), usada pelo Arquivei Lite para a consulta de NFes, é uma base de dados privada que, segundo a Portaria Nº 1.079, estará disponível até dia 30 de novembro de 2020.
Acesse agora mesmo o Arquivei Lite e faça a consulta e download de XML de NFe por chave de acesso e sem certificado digital.
A tela principal do Arquivei Lite fornece um espaço para inserir a chave de acesso da NFe e “consultar”, como ilustra a imagem abaixo:

Após clicar em “consultar” a Nota Fiscal ficará disponível em formato XML e PDF do DANFe, para que o usuário tenha essas duas maneiras de visualização.
Além dessa solução, a plataforma Arquivei hoje já atua no controle e armazenamento dos dos documentos fiscais, e permite ao usuário ter acesso à 100% das notas emitidas contra um CNPJ, facilitando o controle e prevenção contra fraudes fiscais, além de um armazenamento rápido e seguro.