Arquivei, história da empresa que transformou burocracia fiscal em oportunidade - Arquivei
Publicado em

julho, 2017

Escrito por

Yasmin Amaral

Arquivei, história da empresa que transformou burocracia fiscal em oportunidade

Com foco na missão e determinada a fornecer inteligência, a plataforma já passou por diversas mudanças e melhorias para que continue oferecendo ainda mais qualidade e consistência.

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A Arquivei é uma empresa que foi fundada em 2013 por engenheiros e mestres da USP com a missão de dar suporte ao compliance fiscal e transformar obrigações fiscais em otimização e inteligência para empresas, de forma rápida, acessível e confiável.

Com foco na missão e determinada a fornecer inteligência, a plataforma já passou por diversas mudanças e melhorias para que continue oferecendo ainda mais qualidade e consistência.

Mas, para entender um pouco mais sobre a Arquivei é preciso mostrar desde o começo qual era o problema e como ele está sendo resolvido. Então, veja abaixo a história da empresa que hoje é uma das escolhidas do Google para a imersão no Vale do Silício.

Onde tudo começou

Christian De Cico, CEO e um dos fundadores da startup, observou que o arquivamento das notas fiscais era um problema na empresa de seu pai, onde trabalhava. Sua estratégia inicial foi colocar no papel a ideia de um sistema que atendesse às expectativas não só de sua empresa na época, mas de outras.

No início a plataforma foi elaborada para pequenas e médias empresas, principalmente de São Carlos, onde está sediada a startup. Entretanto durante a “estreia do Arquivei no mercado”, a empresa reparou que estava atraindo muitas grandes empresas, como Mc Donald’s, Epson e Batavo, por exemplo.

“Foi nesse momento que entendemos que a dor da gestão de Documentos Fiscais eletrônicos está presente em todo tipo de empresa, e nada impedia o Arquivei de atuar nos dois mercados”, diz Isis Abbud.

As vendas, por muito tempo foram reativas, ou seja, os clientes procuravam a solução. No final de 2016, a startup começou a estruturar a equipe de vendas Enterprise em São Paulo, para ficar fisicamente mais próxima das grandes empresas (que em sua maioria estão em São Paulo).

As empresas em geral, mas principalmente as grandes, não estão acostumadas com modelo SaaS (Software as a Service) de uso instantâneo e interface intuitiva, mas sim com um modelo antigo de sistema: caro, difícil de usar e que perde muito tempo para treinar usuários. Essa foi uma das principais motivações da empresa para encarar este desafio e representar esta quebra de paradigma.

Além de estar no modelo SaaS de multi-usuários e fazer a gestão de documentos fiscais, o Arquivei traz inteligência para tomada de decisão para todo tipo de empresa e em vários setores dentro dela, basicamente em um clique.

“O mercado era tão carente que conseguimos expansão para qualquer tamanho de negócio”, diz Christian De Cico.

Com a ajuda dos sócios, Christian, juntamente de Bruno Oliveira, Isis Abbud, Vitor de Araújo e Filipe Grilo, conseguiram suporte e investimento para dar o próximo passo em busca do crescimento da empresa. De 12 funcionários a startup passou para mais de 50, em apenas um ano. E o número de clientes também continua crescendo…

Foto do time Arquivei no final de 2016

Gestão de documentos fiscais de mil para 5 mil clientes em 1 ano

São muitas as empresas e escritórios contábeis que fazem parte do portfólio da plataforma, que investe todos os dias em encontrar novas tecnologias e funcionalidades, a fim de cumprir com as exigências fiscais, tributárias e ainda alavancar o papel estratégico dos profissionais dessas áreas.

No case de sucesso com a Riachuelo, a gerente contábil, Cláudia Fernandes, afirma que a empresa demorava cerca de um minuto para analisar cada nota, e agora demora cerca de 3 minutos para um lote de mil notas. “Com a ajuda do Arquivei podemos monitorar todo nosso processo fiscal, do início ao fim das transações”, afirma Cláudia.

Já no case com a Sipolatti é mostrado que, dado o grande volume de notas fiscais com que a empresa trabalha, foi uma das selecionadas pelo governo para ser integrante do programa piloto de implementação da NFCe (Nota Fiscal do Consumidor eletrônica) no estado do Espírito Santo. Isso ajudou a Arquivei à implementar a funcionalidade de gestão de NFCes em sua plataforma.

A principal novidade para 2017 até aqui é a consulta automática de Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe). Essa funcionalidade veio para complementar a gestão de quem já utilizava o Arquivei para NFe e NFSe, e trazer as transportadoras para o controle e armazenamento desse tipo de documento fiscal.

Com as equipes estruturadas e muitos clientes acessando o serviço, a Arquivei investiu ainda em um escritório em São Paulo para absorver mais colaboradores.

Muito além da consulta de documentos fiscais

Além de resolver uma das maiores dores das empresas e contadores hoje, que é a consulta e armazenamento obrigatório de documentos fiscais, a Arquivei ainda visa otimizar processos com relatórios automáticos para os departamentos ligados ao financeiro, compras e contabilidade.

Especialmente para a contabilidade a plataforma traz a possibilidade da Conferência de SPED, fechamento do mês e ainda o Painel do Contador, que conta com muito mais velocidade e segurança.

Outro relatório possível através da gestão de documentos fiscais é uma curva ABC para entender quais são os serviços prestados mais recorrentes e quais trazem mais receita e lucro para a empresa para ajudar a priorizar o esforço de Marketing para gerar ainda mais demanda para esses serviços.

Enfim, são muitas outras possibilidades e ideias de relatórios que toda empresa deveria fazer com base em suas notas fiscais.

Google Launchpad aprova a Arquivei

Através da mentoria oferecida pelo Google, a Arquivei estará próxima de engenheiros e gerentes de produto, além de outros profissionais incríveis de tecnologia. Cada uma das startups selecionadas receberá 50 mil dólares, além de 100 mil dólares em créditos para compra de produtos Google.

Para a seleção, foram avaliados os seguintes critérios: a startup resolve um grande e real problema, o time é capaz de fazer a empresa crescer e a solução deve ser escalável e ser baseada em tecnologia. Assim, o Google viu na Arquivei uma oportunidade e, através dos critérios estabelecidos, aprovou a startup para fazer parte dessa imersão.

“Essa notícia só é reflexo do nosso compromisso em entregar sempre o melhor e mais inovador serviço para os nossos clientes”, diz Vitor de Araujo, co-fundador da Arquivei.

Essa experiência será enriquecedora para a equipe da Arquivei, que terá embasamento direto dos engenheiros do Google para impulsionar melhorias na plataforma, explorar mais em infra e suporte, além de cada vez mais inovar em inteligência em documentos fiscais.

Consulta e download de documentos fiscais

O Arquivei consulta e faz o download de NFes, CTes, NFSes e MDFe, direto da Secretaria da Fazenda e mais de 150 prefeituras, garantindo a autenticidade dos documentos e os armazenando com garantia de segurança e sigilo sobre as informações. O armazenamento também é disponibilizado para NFCes e CFes-SAT.

Com ênfase em automação, facilidade e escalabilidade, as soluções da empresa atendem desde pequenos negócios até grandes multinacionais com alta demanda, entregando informações e relatórios para tomada de decisão baseados na análise de documentos, sem entrada manual de dados.

Sediada em São Carlos e com escritório na capital paulista, o Arquivei leva o poder da informação para mais de 50 mil PMEs e Multinacionais em todo país.

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