Curva ABC com Excel para tomada de decisão - Blog | Arquivei
Publicado em

maio, 2016

Escrito por

André Wicher

Curva ABC com Excel para tomada de decisão

Todo Gestor, tomador de decisão e bom analista já se deparou ou teve que fazer curvas ABC para algum segmento. Veja uma forma fácil de criá-las para compra e venda de produtos com o Arquivei!

Gestão de Empresas


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Todo Gestor, tomador de decisão e bom analista já se deparou ou teve que fazer curvas ABC para algum segmento. Para aqueles que não conhecem, a curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. Em outras palavras, é um método que classifica itens de maior relevância para uma empresa, sendo que estes itens podem ser mercadorias, insumos, fornecedores, clientes e muitas outras categorias.

Geralmente os itens a serem analisados são classificados de acordo com o retorno/importância que eles trazem para a empresa. Eles são divididos em classes A, B ou C, sendo que a classe A geralmente corresponde a 20% dos produtos que representam a 70% da receita da empresa, a classe B representa 20% da receita enquanto a classe C normalmente reflete 50% dos produtos que trazem 10% da receita.

Como uma curva ABC pode ajudar

A curva ABC é muito útil para as empresas nas tomadas de decisões. A partir dela você consegue definir produtos que trazem mais receita, giro de estoque, principais insumos utilizados ou fornecedores e quem são seus principais clientes. Tudo isso é muito útil na hora de estipular uma boa alocação de recursos e prioridades da empresa.

Porém este não é o único benefício de se fazer esta análise. Apesar de ser óbvio que você deve dar bastante atenção ao seu carro chefe, é necessário tomar cuidado com variações que este produto possa sofrer no mercado, como aumento do custo de matéria prima para ele, mudança da legislação, problemas com safras, entre vários outros.

Como ele é seu principal produto, qualquer alteração deste gênero teria um impacto significativo na receita de sua empresa. Por isso, muitos gestores utilizam a curva ABC para criar estratégias para disseminação de risco.

Por exemplo, uma agência de viagens na qual 80% da receita vem de pacotes de viagens para o exterior, em um momento de desvalorização do real terá sua receita significativamente reduzida, correndo até o risco de ir a falência, como temos observado nos últimos meses.

Como o Arquivei pode me ajudar com curvas ABC

O Arquivei permite a consulta, download e arquivamento de suas notas fiscais eletrônicas (NFe), notas fiscais de serviço (NFSe), notas fiscais de consumidor eletrônicas (NFCe) e até mesmo conhecimento de transporte eletrônico (CTe). Além do download automático dos documentos emitidos para sua empresa, você pode também fazer o upload das notas emitidas por sua empresa para nosso sistema.

Desta maneira as informações de todas as operações realizadas na empresa estarão armazenadas de maneira segura e organizada em nossa base de dados, possibilitando a exportação de diversos relatórios em excel para análise

Na tela de consulta de NFe você pode filtrar as notas para um período de tempo que faça sentido sua análise (mês, semestre, ano) e editar as colunas visíveis para aparecerem apenas as empresas emissoras das notas (normalmente seus fornecedores) e o valor das notas. Após isto você pode exportar um relatório excel contendo estas informações.

Exportei o relatório, e agora?

Exportar Relatório Excel no Arquivei

Com o relatório em mãos basta seguir alguns passos para obter sua curva ABC.

  • Insira uma tabela dinâmica para que os valores das diversas notas de uma mesma empresa sejam somados e você fique com uma coluna de empresas sem valores duplicados.
  • Feito isso, ordene as colunas do maior para o menor valor.
  • Adicione uma coluna da que contenha a porcentagem que aquela empresa representa do total (Divida a célula do custo da empresa pelo custo total).
  • Gere um gráfico a partir das colunas da empresa e da porcentagem

Pronto, agora você tem uma curva ABC dos seus principais fornecedores, po
o de risco, procurar firmar melhores acordos comerciais com melhores preços devido a um grande volume de compras, etc.

É possível fazer esta mesma análise para principais insumos/matérias primas ou principais produtos vendidos através do nosso aplicativo +Busca – Relatórios Avançados. Com ele é possível exportar relatórios a nível de produtos contidos nas suas notas.

Outras curvas ABC que podem potencializar seus negócios

Além das análises citadas, existem uma série de outras curvas que podem ser geradas e que são frequentemente utilizadas por nossos clientes.

  • Curva ABC de clientes
  • Curva ABC de estoque
  • Curva ABC de principais produtos vendidos
  • Curva ABC de insumos e matérias primas
  • Curva ABC de fornecedores
  • Curva ABC de custo de transporte (através de CTe)?
  • Curva ABC de análise geográfica de clientes
  • Curva ABC de gastos ao longo do mês

Já faz análises de curvas ABC? Compartilhe conosco nos comentários quais as principais análises que usa em sua empresa!

Pular para a barra de ferramentas