A Secretaria da Fazenda (Sefaz) disponibiliza algumas maneiras gratuitas para a consulta e download das Notas Fiscais eletrônicas (NFes) emitidas para um determinado CNPJ.
Como para cada Estado existe uma Secretaria da Fazenda, preparamos alguns posts específicos sobre consulta de NFe direcionados para os contribuintes das seguintes localidades:
1. Consulta de NFe através do portal Sefaz de São Paulo;
2. Consulta de NFe através do portal Sefaz de Minas Gerais;
3. Consulta de NFe através do portal Sefaz de Paraná;
4. Consulta de NFe através do portal Sefaz de Rio Grande do Sul.
Atenção! Se você procura uma ferramenta para Consultar NFes sem a necessidade das chaves de acesso, experimente o Arquivei. Integrado direto com a SEFAZ para consultar, baixar e guardar XMLs/DANFes de Notas Fiscais: Consultar NFes >>
Todas essas secretarias necessitam da chave de acesso da NFe, caso você não tenha essa chave é possível consultar através de uma ferramenta automática, que também baixa e armazena os documentos fiscais emitidos contra o seu CNPJ como NFes, NFSes e CTes automaticamente.
1. Como utilizar o aplicativo de Manifestação do Destinatário da SEFAZ para consultar NFe
Para utilizar este software, é necessário possuir o certificado digital (A1 ou A3) da empresa, ter acesso à internet e possuir a versão adequada do JAVA instalado.
A partir disso, siga estes passos:
- Faça o download do aplicativo;
- Siga as instruções para a instalação do Java;
- Instale a abra o aplicativo;
Agora que o programa está aberto precisamos cadastrar e iniciar o Destinatário (nossa empresa). É possível cadastrar diversas empresas no aplicativo. Uma vez cadastrada a empresa, é necessário que você identifique qual destinatário cadastrado será utilizado pelo aplicativo
- Acessar a tela de cadastro de destinatário através do menu “Sistema – Destinatário”, acessar a opção Incluir, preencha corretamento os campos e clique em incluir;
- Na tela de cadastro de destinatário, selecione um destinatário e clique em iniciar.
Para poder realizar a consulta de NFe, é necessário cadastrar um certificado digital. A área de inclusão de certificados digitais é acessada através do menu “Sistemas” -> “Certificados”.
Caso você utilize um certificado A1, selecione a aba “Certificados A1 (Arquivo)”, clique em incluir, selecione seu certificado e insira sua respectiva senha.
Caso você utilize um certificado A3, você pode:
- Incluir Manualmente: Selecione o arquivo do driver dispositivo (extensão *.dll ou *.so) para que a inclusão seja efetuada.
- Incluir via Busca Automática – o aplicativo procura o arquivo de driver do dispositivo automaticamente e te informa. O dispositivo (token/smart card) precisa estar conectado ao seu computador para que seja localizado.
Uma vez encontrado o driver, insira a respectiva senha e pronto.
Agora que está tudo cadastrado, no menu “Manifestação Destinatário” -> “Gerenciar Manifestação”, clique em “Pesquisar NF-e” e selecione o tipo de consulta desejada
Pronto. Agora todas as notas emitidas para seu CNPJ no período consultado foram incluídas no aplicativo. O download do arquivo XML só pode ser efetuado após existir “Ciência da Emissão” ou “Confirmação da Operação” e no máximo 10 arquivos de XML podem ser baixados a cada acionamento da funcionalidade.
Caso você queira exportar o XML das notas (somente as manifestadas), basta selecioná-las e clicar em exportar no canto inferior esquerdo do aplicativo.
Se você chegou até aqui, já conseguiu perceber que apesar de gratuito, as operações de consulta e download de NFe são bem custosas (de tempo), principalmente se você tem um volume um pouco maior de notas. Isso se deve, entre outras razões, ao limite de apenas 10 notas por vez e pelo fato de não ser possível fazer este processo de maneira automática. Estes problemas se agravam ainda mais quando você possui mais de um CNPJ.
Gostando do conteúdo? Assine nossa newsletter abaixo e receba conteúdos como esse no seu e-mail profissional com notícias, boas práticas e atualizações das obrigações contábeis.
2. Como não perder tempo consultando e baixando NFes
Com o Arquivei você consulta, baixa e armazena todas as suas NFe, NFSe (para mais de 150 cidades), NFCe e CTe de maneira automática para todas as suas empresas. Tudo isso sem limites de notas ou número de empresas e permitindo que sejam criadas vários usuários por empresa, possibilitando que os diversos setores de sua empresa tenham acesso à todas as notas.
Além disso, o sistema faz toda a gestão dos documentos fiscais, permitindo que você filtre por notas, informações específicas (CNPJ emitente, empresa, etc) ou até por notas que contenham produtos específicos. Você pode exportar relatórios excel a partir de todos estes filtros e aumentar a eficiência de todas suas análises.