Aplicativos para contadores - Blog | Arquivei
Apps essenciais para a automação do escritório contábil
Publicado em

setembro, 2017

Escrito por

Arquivei

Você é contador? Então deveria usar esses aplicativos!

Confira aplicativos que facilitam sua rotina profissional e promovem a automação do escritório contábil, modernizando seu fluxo de trabalho.

Contábil



Contabilidade

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Com o uso de soluções tecnológicas, o escritório de contabilidade consegue oferecer mais serviços e melhorar sua produtividade, o que inegavelmente atrairá mais clientes para o seu escritório.

Usando as ferramentas certas, como plataformas para baixar NFes, é possível automatizar uma série de tarefas puramente operacionais de sua rotina de trabalho, economizando tempo e — consequentemente — dinheiro.

A automação do escritório contábil traz inúmeros benefícios, e, uma vez que você aceite esse fato, certamente vai querer abraçar as inovações tecnológicas que estão disponíveis para a área financeira. Que tal conhecer agora alguns aplicativos online que facilitam muito a sua vida e podem auxiliá-lo a fazer a gestão de documentos fiscais?

Confira uma lista com alguns softwares bem interessantes que agradarão todos os tipos de contador e ajudarão a atrair mais clientes.

+Busca

Ok, digamos que você já possui um software qualquer para fazer a gestão do XML das NFes de seus clientes. Mais cedo ou mais tarde, você terá tantos registros eletrônicos que ficará difícil encontrar um arquivo específico. Não seria bacana (e útil) ter um aplicativo que lhe permitisse fazer pesquisas mais eficientes em seu banco de dados de documentos fiscais?

O +Busca é um app do Arquivei  que vem justamente com essa proposta. Ele lhe permite fazer busca de documentos fiscais usado uma infinidade de filtros — notas autorizadas, não-autorizadas, canceladas, inutilizadas, arquivadas, fora do prazo, com ou sem CCe (Carta de Correção eletrônica), com ou sem manifestação, de diferentes origens e assim por diante. É impossível não encontrar aquele XML de NFe perdido utilizando o +Busca.

+Busca é um app do Arquivei

Conferência de SPED

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) pegou muita gente de surpresa, e não é raro encontrar quem ainda cometa erros na hora de prestar as contas ao Fisco. Felizmente, também existe um aplicativo para facilitar a sua vida nesse quesito: o Conferência de SPED.

Por meio das chaves de acesso ou arquivos CSV, TXT ou SPED, o app faz a conferência das informações fiscais (cruzando com aquelas que já estão em posse do Fisco) e avisa caso hajam erros que possam lhe comprometer no futuro.

Conferência SPED: app faz a conferência das informações fiscais
Conferência SPED: app faz a conferência das informações fiscais

Controle de Devolução

Outro app muito interessante para qualquer contador é o Controle de Devolução de NFe — afinal, nada mais chato do que ter que lidar com notas fiscais canceladas e não perceber que um cliente fez a devolução de um XML de NFe pode causar dores de cabeça no futuro.

Com este app, fica bem mais simples buscar documentos fiscais cancelados por CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações).

É possível observar todas as informações da NFe devolvida: CCe, chave de acesso, número, empresa, CNPJ, IE, Emissão, Tipo, Valor, Série, origem, destino e muito mais.

É possível até mesmo montar um relatório completo e exportá-lo para o Excel no formato XLS, caso queira ter maior flexibilidade para fazer a manipulação dos dados. Com isso, fica mais fácil fazer a automação do escritório contábil.

Este artigo está sendo útil? Então assine a nossa newsletter agora mesmo:

Download Automático de XMLs

Não seria legal sincronizar todos os arquivos XML de NFes em uma pasta local em seu computador, facilitando a integração desses documentos em algum outro software de gestão corporativa (como um ERP)? Pois é exatamente isso que o aplicativo Download Automático XML faz.

Imagine-o como uma espécie de “Dropbox para notas fiscais”: você baixa e instala um programa em seu computador e esse software local permanece em constante comunicação com um servidor remoto.

Sempre que uma nova nota fiscal for emitida, o programa vai baixar a NFe instantaneamente no diretório previamente configurado. De forma inversa, caso você insira manualmente um registro eletrônico na pasta em questão, o programa fará o upload para o servidor na nuvem. Muito prático, não é mesmo?

E-mails Automáticos

Esta aqui é outra solução para a automação do escritório contábil. Chega de ficar enviando notas fiscais para lá e para cá manualmente. Há uma dupla de aplicativos que vai facilitar e muito a sua vida.  

São eles o Email Automático – NFe Recebida e E-mail Automático – NFe Emitida. Como seus nomes sugerem, esses “irmãos” automatizam o envio dos arquivos XML para um determinado endereço de e-mail, assim que tal NFe é emitida contra o CNPJ de seu cliente ou contra o CNPJ de um de seus fornecedores, por exemplo.

Com o E-mail Automático – NFe Recebida, você pode automatizar o armazenamento de arquivos XML de NFes ou integrá-las em um ERP que aceite input de informações via e-mail. Da mesma forma, o Email Automático – NFe Emitida faz com que você não perca mais tempo ao baixar NFes e ao redigir e-mails manualmente sempre que emitir um documento fiscal para alguém.

Com o E-mail Automático - NFe Recebida, você pode automatizar o armazenamento de arquivos XML de NFes
Com o E-mail Automático – NFe Recebida, você pode automatizar o armazenamento de arquivos XML de NFes

Operações em Lote

A tecnologia veio para facilitar a vida de todos nós e impedir que percamos tempo com tarefas operacionais. Sendo assim, o app Operações em Lote de NFe é perfeito para o contador que não deseja ter sua produtividade afetada ao ser obrigado a manifestar e baixar notas individualmente e promover a automação do escritório contábil.

Como seu título explicita, o software permite fazer operações em lotes com as notas fiscais. Basta informar as chaves do acesso e fazer manifestações das notas, baixar NFes, gerar os documentos DANFes e exportar todos esses dados para uma planilha do Excel, tudo de uma só vez.

O app operações em Lote permite fazer operações em lotes com as notas fiscais
O app operações em Lote permite fazer operações em lotes com as notas fiscais

A ferramenta completa para atrair mais clientes

Como você já deve ter percebido, os recursos tecnológicos atualmente disponíveis no mercado são de grande valia para o contador que deseja aumentar sua produtividade, oferecer serviços adicionais em seu escritório e aumentar a competitividade, angariando assim um número maior de clientes e promovendo a automação do escritório contábil.

Ficou interessado em usar os aplicativos citados acima? Pois saiba que todos eles pertencem ao Arquivei, uma plataforma de gestão de documentos fiscais que visa automatizar o trabalho do contador e facilitar a sua rotina de trabalho. Clique aqui e faça uma conta para testar gratuitamente todos os apps durante sete dias. Você, com certeza, não se arrependerá!

Se você ficou com alguma dúvida deixe sua mensagem nos nossos comentários.

Pular para a barra de ferramentas