Como ser analista contábil/fiscal indispensável - Blog | Arquivei
Publicado em

abril, 2017

Escrito por

Arquivei

Como ser um analista contábil/fiscal indispensável para qualquer empresa

A posição de analista fiscal se tornou indispensável no Brasil para a sobrevivência das empresas e mesmo de profissionais liberais devido ao excesso de burocracia.

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A posição de analista contábil, fiscal ou tributário se tornou indispensável no Brasil para a sobrevivência das empresas e mesmo de profissionais liberais devido ao excesso de burocracia. Cabe a ele a análise estratégica dos procedimentos fiscais e das cargas tributárias.

Um analista fiscal deve buscar atualização constante para acompanhar todas as mudanças na legislação. Mas para se destacar dentro de uma corporação e ser reconhecido pelos líderes e colegas, não basta que o analista fiscal seja muito bom no seu trabalho; ele deve fazer mais do que somente aquilo que pedem.

No post de hoje, falaremos a respeito de como um analista pode ser indispensável. Continue acompanhando!

Proatividade: o segredo para se tornar indispensável

Para se tornar indispensável, o analista fiscal deve se antecipar diante das situações e oferecer soluções funcionais embasadas pelo conhecimento que possui a respeito da sua área de atuação. Em todas as situações é preciso adquirir o máximo de aprendizado. Essa prática permitirá que a experiência seja utilizada para se antecipar aos fatos, afinal, proatividade é ter atitude com embasamento; é demonstrar iniciativa para fazer a diferença.

Execute as tarefas que realmente importam

Fazer as tarefas que importam e não as mais fáceis ou simples consiste em diagnosticar quais projetos realmente importam para a empresa e para o seu sucesso e direcionar o seu esforço para a execução delas, ao invés de apenas se manter ocupado e passar o tempo. Dessa forma, um analista fiscal pode se tornar indispensável para a organização.

Alinhe os seus valores com os da corporação

Um analista fiscal se torna indispensável quando é esforçado e demonstra interesse no sucesso da organização. É preciso “vestir a camisa” e direcionar os seus esforços para os resultados desejados pela empresa. Alinhar os valores proporciona satisfação e sentimento de pertencer, logo, o sucesso é compartilhado. Essa atitude gerará relacionamentos que proporcionarão confiança. Jogue a favor da equipe e ajude os seus colegas para que você se destaque e se torne uma referência.

Mantenha-se atualizado, use ferramentas inovadoras

Se um analista fiscal deseja se tornar indispensável para a corporação, ele deve se manter atualizado e buscar constantemente novos métodos e ferramentas que possam auxiliar no desempenho de suas atividades. O profissional deve estar atento a tendências e melhorias que possam ser aplicadas na corporação para garantir o sucesso.

Assine a nossa newsletter e receba dicas de gestão e organização fiscal:

A área fiscal, constantemente, apresenta novidades e atualizações. Para ter sucesso e agregar valor, o analista fiscal precisa acompanhar esse movimento. Confira abaixo algumas ferramentas que podem inovar a rotina do analista fiscal:

1. Canvas:

Essa é uma das primeiras ferramentas visuais utilizadas por quem está começando a planejar uma empresa ou replanejando uma que já existe. As informações do Canvas servirão de base para definir os processos dentro do negócio.

O Sebrae oferece uma plataforma gratuita para criação do Canvas, que pode ser acessada pela web ou por meio de aplicativo para smartphone. Além de criar sua própria estrutura, é possível interagir com outros usuários e trocar experiências.

2. runrun.it:

O runrun.it mostrará prontamente a real previsão de prazo, quem está mais adiantado nas tarefas, quem está sobrecarregado, etc. A ferramenta gerencia o fluxo das tarefas, priorizando e organizando por projetos e clientes. Cada uma das tarefas possui um timeline específico, disponível e acessível a todas as pessoas vinculadas ao projeto.

O funcionamento é simples. Basta que o aalista cadastre a empresa ou o setor dentro da empresa, adicione os colaboradores e defina de quem será a liderança dos projetos, ou seja, estabeleça de quem se pode ou não receber incumbências.

3. Arquivei:

Arquivei é especializada no processamento automático de documentos fiscais e tem sido a primeira escolha de profissionais contábeis de inúmeras empresas. Ela possibilita efetuar consulta, download e armazenamento diretamente das secretarias da Fazenda (Sefaz) e de diversas cidades. Isso representa segurança fiscal para a empresa clientes e otimiza o trabalho do escritório de contabilidade.

Entre milhares de documentos fiscais (XMLs de NFe, NFCe, NFSe, CTe e até SAT-CFe) com os quais os contadores lidam diariamente, a plataforma da Arquivei permite a automatização da importação de XMLs, além de buscas, relatórios avançados, manifestação de destinatário, etc. Tudo isso facilita o dia a dia do processamento fiscal no escritório, bem como o fechamento de mês, controle fiscal e confronto de Sped. Sem falar na segurança da informação e na disponibilidade dos dados armazenados.

4. Infogr.am:

O Infogr.am é uma ferramenta que transforma números em gráficos de maneira fácil. Transforma a informação do contador em mais de 30 tipos de gráficos estilizados, simples de entender. Também faz integração com outras ferramentas como Google Sheets, para que o contador possa importar seus dados.

Entenda o conceito de andar a milha extra

Um conceito que deve ser compreendido pelos analistas fiscais que desejam se tornar indispensáveis para as corporações é andar a milha extra. Isso significa fazer mais (e com qualidade superior) do que aquilo que é aguardado.

Fazer o que precisa ser feito e não apenas o que pedem exige uma mistura de todas as habilidades que falamos aqui: você precisa ter proatividade, estar de olho nas tarefas que importam, alinhar os seus objetivos com os da corporação (afinal, o sucesso dela é o seu) e estar sempre em busca das melhores práticas.

Adote essas atitudes na execução de todas as suas tarefas, inclusive na esfera pessoal, sem esperar compensações. Você se beneficiará e se tornará uma pessoa melhor e indispensável, prestando os melhores serviços com uma atitude mental positiva. O livro de Napoleon Hill que trata a respeito desse conceito pode ser encontrado gratuitamente em PDF online.

E então, você tem as habilidades necessárias para se tornar indispensável para a corporação? O que achou do artigo? Compartilhe as suas experiências nos comentários!

Pular para a barra de ferramentas