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Análise de NFes para renegociação de contratos
Publicado em

maio, 2017

Escrito por

Arquivei

Análise de Notas Fiscais para renegociação de contratos

Veja como, a partir da análise de NFes, a empresa consegue avaliar situações para renegociação de contratos.

Gestão de Empresas


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A Nota Fiscal eletrônica (NFe) é o documento digital que registra a circulação de mercadorias. Com os dados presentes no arquivo XML da NFe, a contabilidade consegue fazer a análise para renegociação de contratos, elevando seu nível de gestão.

Uma NFe, CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico) ou NFSe (Nota Fiscal de Serviço eletrônica) têm validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente. Ou seja, se a empresa fizer a consulta e armazenamento de documentos fiscais em plataformas confiáveis, como o próprio site da Secretaria da Fazenda e o Arquivei, ela terá a confiabilidade e integridade dos dados garantida.

Quer saber melhor o poder dos dados? Ouça o podcast sobre Análise de Dados: eleição de Trump e o aprendizado que a equipe contábil/fiscal pode tirar desta situação. Dê o play abaixo.

Com estes documentos em mãos, o gestor fiscal ou financeiro, sem dúvida, consegue apresentar análises confiáveis que podem ser utilizadas para a renegociação de contratos. Continue lendo para entender como alcançar este resultado.

Análise de Notas Fiscais eletrônicas (NFes) e o poder para a gestão contábil

Fazer análises olhando para dados, é uma prática estratégica que pode destacar uma empresa de sua concorrência.  Por meio das Notas Fiscais eletrônicas (NFes), a gestão contábil e financeira tem o poder para extrair relatórios ricos em informação.

eleição do presidente Donald Trump nos EUA, mostrou que, o acesso à uma grande quantidade de dados confiáveis e a análise em cima disso, têm o real poder da tomada de decisão.

A Receita Federal tem este poder de análise, assertiva o suficiente para fiscalizar e autuar contribuintes que estejam agindo em desacordo com a legislação. Isto ocorre porque este órgão está olhando para os documentos entregues por meio do SPED fiscal e outras obrigações acessórias. Esta é a base de dados dele.

A empresa que faz análises acerca de arquivos XML da NFe, consegue identificar padrões e já está um passo à frente do mercado. A plataforma do Arquivei deixa todos os XMLs das NFes disponíveis para visualização, download e relatórios. Experimente grátis.

A renegociação de contratos envolve a relação de produtos ou serviços mais vendidos em um determinado período (sazonalidade) e em determinados locais (localização geográfica). Com a ferramenta certa, analisar a possibilidade da renegociação com o fornecedor fica fácil.

Renegociação de contratos através da análise de Notas Fiscais eletrônicas (NFes)

Fornecedores são parcerias importantes para que a empresa entregue qualidade em seus produtos e serviços, mas também são custos que de vez em quando precisam ser reavaliados.

Dentro do arquivo XML da NFe, existem diversos campos. Alguns deles mostram a incidência de impostos naquele produto ou serviço. Para entender um pouco mais sobre estes campos, acesse o nosso infográfico com a Anatomia do XML da NFe.

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1. O frete e a análise para renegociação de contratos

Através das informações de frete, a empresa consegue identificar seu gasto com a logística dos produtos. Este é um ponto importante na avaliação do contrato de um serviço de transporte.

Devido à tributação e o valor do frete, a empresa pode avaliar o envio da mercadoria pelos modais aéreo ou marítimo ao invés do tradicional rodoviário.

Através da relação impostos vs. frete, a empresa consegue identificar os custos com entregas de produtos que mais demandam transporte e utilizar estes números para renegociar o contrato com a transportadora.

Aprenda a utilizar dados das notas fiscais para ter visão estratégica e tomar melhores decisões. Saiba quais gastos merecem sua atenção e descubra onde focar esforços de negociação. Acesse agora o Treinamento de Redução de Gastos com Compras disponibilizado pela Arquivei.

2. Giro de estoque

Com a relação de NFes recebidas e emitidas a empresa tem o giro de estoque, ou seja, quanto de determinado produto está sendo comprado e o quanto daquele produto tem sido vendido.

A partir destes dados, a empresa já identifica quais fornecedores apresentam o melhor custo-benefício, além da margem de lucro dessa relação de compra e venda.

Por fim, as NFSes recebidas podem indicar a existência de alguma área, ou departamento da empresa, que está queimando orçamento com serviços caros e recorrentes.

Também estudando as NFSes emitidas, a empresa consegue realizar facilmente uma curva ABC.

Esta ferramenta gerencial serve para entender os itens que necessitam de “atenção” especial do gestor contábil e fiscal, seja por algum tipo de deficiência, seja por lucro, venda ou produtividade com parâmetros que fogem dos fatores costumeiros permitindo o tratamento adequado quanto à sua importância relativa.

Nenhum desses insights seriam possíveis sem o acesso fácil às NFes, CTes e NFSes. O avanço tecnológico trabalha à favor do setor contábil, fiscal  e financeiro. Veja abaixo como a tecnologia para consulta de NFe pode te ajudar.

Tecnologia à favor da análise de Notas Fiscais eletrônicas (NFes)

A consulta de Notas Fiscais manualmente, chega a gastar 40% do tempo de trabalho de uma equipe contábil. Além disso, o lançamento no sistema fiscal para armazenamento e escrituração, também ocupam cerca de 40% do tempo restante.

Riachuelo aumentou sua produtividade fiscal em 99,68% utilizando uma plataforma online de consulta de NFes. O depoimento da gerente contábil da Riachuelo é específico. “Com o Arquivei, analisamos um lote de mil Notas Fiscais em apenas 3 minutos, antes demorávamos cerca de 16 horas para o mesmo processo”.

O Arquivei disponibiliza até mesmo relatórios em Excel, facilitando ainda mais a vida do gestão fiscal. Basta filtrar as Notas pelos campos desejados e baixar o relatório.

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