Vantagens de Consultar NFes diariamente - Blog | Arquivei
Vantagens de consultar notas fiscais
Publicado em

abril, 2016

Escrito por

André Wicher

5 vantagens de consultar Notas Fiscais eletrônicas todos os dias

A consulta de NFe é importante para identificar o que está sendo emitido contra o CNPJ da empresa, trazendo diversas vantagens.

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A consulta de Nota Fiscal eletrônica (NFe) é importante para identificar o que está sendo emitido contra o CNPJ da empresa, trazendo diversas vantagens.

Quer realizar a consulta de NFes todos os dias de maneira automática? Basta acessar o Arquivei e experimentar gratuitamente.

Além disso, também é obrigação das empresas armazenarem todas as NFes que são emitidas ou recebidas de fornecedores, bem como escriturá-las no SPED. Mas, mais do que uma obrigação, as NFes podem ajudar muito na gestão do negócio. Veja 5 vantagens:

1. Centralização de NFes melhora processos

Quando há um controle das NFes consultadas e armazenadas, suas informações podem ser utilizadas de forma estratégica.

Consultar NFes todo dia, de forma automática, aumenta a eficiência das operações e processos da empresa. Assim, o contador não precisa ficar esperando receber e-mail do fornecedor.

Esta consulta automática de NFe é possível realizar com Arquivei. A Sefaz disponibiliza um sistema gratuito, porém depende da chave de acesso (44 digítos) no DANFe (resumo da NFe em papel). Então o contribuinte fica preso, sem alternativa.

Veja como a “Móveis Carvalho” utilizou a centralização de Notas Fiscais para distribuir informação para diversos departamentos da empresa.

Integração de Departamentos Móveis Carvalho e Arquivei

2. Consulta de NFe protege a empresa contra Notas Frias

Não bastasse tantos desafios para o empreendedor no Brasil, ainda é preciso controlar o que terceiros podem fazer com o nome da sua empresa, como é o caso da emissão de Notas Frias para o CNPJ da empresa.

Por isso, a frequente consulta da NFe precisa existir na rotina de todas as empresas, de todos os portes. Isso permite o acompanhamento detalhado das notas que constam contra seu CNPJ, na data em que foram emitidas.

Consulta XML Arquivei

A consulta das NFes diariamente, permite ao gestor saber de tais Notas Fiscais na data em que foram emitida, dessa forma ele pode se proteger por meio da Manifestação do Destinatário.

3. Consulta NFe protege contra Notas Canceladas

A NFe pode ser cancelada desde que tenha autorização da Sefaz, em um prazo de até 24 horas após a emissão.

É importante identificar uma nota cancelada, pois uma mercadoria não pode entrar em circulação enquanto este for o status da nota. Identifique Notas Canceladas com Arquivei.

Além disso, setor contábil consegue entregar as escriturações necessárias sem notas canceladas, evitando pagar os impostos daquela nota.

4. Antecipação a chegada de produtos com a consulta de NFe

Se você consulta suas Notas Fiscais diariamente, então você tem em mãos a descrição dos produtos transportados antes mesmo da chegada do produto.

O setor contábil já se antecipa para a chegada deste carregamento e, com isso, consegue identificar possíveis erros no pedido antes mesmo do produtor sair do fornecedor, evitando burocracia extra na devolução e troca de mercadoria que atrapalha a produtividade da empresa.

Com a consulta de NFes, o setor financeiro também pode se antecipar e planejar pagamentos em datas pré estabelecidas.

Já os departamentos comercial e de logística podem prever a demanda de produtos e insumos, entre outros processos que podem ser antecipados.

5. Consulta de NFe gera Inteligência de Negócio

As NFes contém muito mais informações do que podemos ver em seu resumo (DANFe). Usando as ferramentas certas, você consegue gerar relatórios extremamente poderosos, sem depender de entrada manual de dados, baseados na análise automática dos documentos.

Com o Arquivei é possível extrair:

  1. Relatório de NFes recebidas e emitidas
  2. Relatório de NFes transportadas
  3. Relatórios de NFSes
  4. Relatórios de NFes corrigidas e canceladas

Entenda mais sobre estes “relatórios de NFes“.

Além disso, com o Arquivei, o empreendedor consegue fazer análises de Notas Fiscais para renegociação de contratos. Veja abaixo um gráfico que exemplifica o giro de estoque:

Relatório de Giro de Estoque com dados de NFes recebidas, NFes emitidas, CTes pagas
Relatório de Giro de Estoque com dados de NFes recebidas, NFes emitidas, CTes pagas

 

Que tal descobrir, na prática, as vantagens da consulta de NFes? Experimente o Arquivei e surpreenda-se com os benefícios!

Viu como é útil consultar as notas todos os dias? Então crie uma conta gratuita no Arquivei e aproveite todas as vantagens!

Pular para a barra de ferramentas