Consultar NFe: 5 motivos para escolher o Arquivei - Blog | Arquivei
Publicado em

maio, 2017

Escrito por

Yasmin Amaral

Consultar NFe: 5 motivos para escolher o Arquivei

São mais do que 5 motivos para começar a utilizar o Arquivei, a melhor ferramenta para consultar NFes automaticamente.

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Consultar NFe é necessário para cumprir com todas as obrigações fiscais da empresa. As escriturações exigidas pelo Fisco necessitam do arquivo XML.

O Arquivei, plataforma de consulta de NFe, evoluiu ao longo do tempo e está cada dia mais aprimorada para atender às necessidades dos profissionais que a utilizam.

Existem mais de 5 motivos para começar a consulta de NFes, CTes e NFSes, direto da Sefaz de todos os estados e mais de 150 prefeituras, utilizando a parceria do Arquivei. Entenda:

1. Tempo é dinheiro

1.a) Cobrando o fornecedor ou consultando pelo site da Sefaz

Com o Arquivei, você não perde tempo ligando para cobrar o fornecedor (ou a transportadora, no caso dos CTes) e consegue reduzir o tempo gasto para consultar as Notas.

No caso da consulta de NFes pelo site da Sefaz, é exigida a chave de acesso da NFe, 44 dígitos presentes no arquivo XML. Ou seja, o contribuinte depende dessa informação para acessar a Nota completa.

Erros de digitação podem acontecer e tudo isso culmina em tempo perdido! Se a sua equipe perde 1 minuto por nota, calcule quanto tempo ela perdeu para consultar manualmente todas as notas que são emitidas diariamente para a sua empresa.

1.b) Recebendo o arquivo XML por e-mail

E se o fornecedor diz que enviou o XML por e-mail, mas no meio de tantas mensagens, este arquivo se perdeu e você não recebeu as Notas Fiscais eletrônicas.

Ou pior, sua caixa de mensagens está lotada! Mais um bom motivo para assinar o Arquivei.

Suas NFes estarão armazenadas com máxima segurança, de acordo com políticas de privacidade, e organização necessária para poder encontrá-la a hora que precisar.

O tempo perdido atrás desses XMLs poderia ser evitado se a equipe contábil ou o profissional responsável tivesse acesso à consulta automática de NFes.

1.c) Como o Arquivei consulta NFes

Sem a necessidade das chaves de acesso, o Arquivei consulta todas as NFes emitidas para um CNPJ diretamente da Sefaz. Através do certificado digital (A1 ou A3), a plataforma garante a validade jurídica das notas.

Em apenas um clique você pode ter todas as suas Notas Fiscais na plataforma, inclusive com o status atualizado, ou seja, atualização de Notas canceladas e Cartas de Correção.

Você não precisa mais ficar checando nota por nota no site da Sefaz. Faça a consulta automática, em lote.

A consulta de NFes em lote, pode trazer diversas vantagens, uma delas é a redução de tempo, mas outra muito importante é a reunião completa dos arquivos para a entrega do SPED.

Quer receber mais dicas sobre o Arquivei e sobre o mundo contábil? Assine nossa newsletter:

2. Funcionalidades do Arquivei que aumentam a produtividade

Deixe de desperdiçar o seu tempo, ou do seu contador, procurando por Notas Fiscais na Sefaz e foque na sua produtividade.

Pensando nisso o Arquivei tem algumas funcionalidades que, em apenas alguns cliques, fazem milagres. Basta selecionar a consulta de NFe e algumas opções já estarão disponíveis, veja abaixo:

2.a) Visualizar o DANFe da NFe

Isso mesmo, o Arquivei já te mostra o resumo da NFe escolhida e dentro do DANFe também existem opções interessantes para quem trabalha com notas fiscais.

  1. Aplicar etiquetas (veja mais informações abaixo);
  2. Enviar por e-mail;
  3. Imprimir;
  4. Baixar.

A aplicação de etiquetas foi implementada para facilitar a vida da empresa na hora de distinguir do que se trata especificamente aquela nota fiscal.

Por exemplo, imagine uma construtora, agora tente calcular quantas obras ela pode estar gerenciando ao mesmo tempo e quantas notas fiscais podem se confundir. Com a aplicação das etiquetas é possível saber de qual obra é cada nota fiscal. Útil, não é mesmo?

Além disso, é possível enviar o DANFe por e-mail, para qualquer contato que quiser, imprimir o DANFe e ainda baixar o DANFe em PDF ou o arquivo XML da NFe.

2.b) Buscar por CTes relacionadas

Caso o arquivo XML do CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico) tenha em seu corpo a chave de acesso da NFe transportada, também fica disponível o seu DACTe (Documento Auxiliar do CTe).

Mas, se o CTe não tiver nenhuma NFe relacionada, aparecerá o aviso abaixo:

2.c) Visualizar quais foram as últimas ações referentes à NFe selecionada

Com o “Log de Operações” você tem informações como: qual usuário visualizou aquela NFe por último e quais suas ações, se esse usuário baixou a NFe, manifestou, aplicou alguma etiqueta, estará tudo registrado.

Isso garante que você tenha total controle sobre a movimentação acerca das NFes da empresa.

2.d) Atualização do status da NFe

Como o próprio nome já diz, você pode atualizar o status da NFe:

A manifestação do destinatário em lote, disponibilizada por plataformas como o Arquivei, traz como benefício a automatização da tarefa, otimizando o tempo e a produtividade das equipes que podem se dedicar a atividades mais estratégicas.

Em poucos passos, é possível realizar a manifestação em lote de modo prático e rápido.

3. Funcionalidades que aumentam a lucratividade

A partir das informações valiosas, o Arquivei extrai diversos relatórios úteis ao Business Intelligence (Inteligência de Negócio) da empresa. Veja abaixo.

3.a) Relatórios básicos de NFes:

Filtrando as NFes recebidas e emitidas é possível avaliar o giro de estoque da sua empresa. O controle de tráfego pode ser levando em consideração o quanto de determinado produto você está comprando e o quanto te vendido, assim como avaliar a margem de lucro.


Nas NFes transportadas você pode levantar os custos que tem com transporte separado por produtos ou categorias de produtos que mais demandam transporte.

Além disso ainda pode separar a mercadorias transportadas por fornecedor de transporte para entender quais você mais usa, por custo e por volume de entregas para renegociar contratos num futuro próximo.

3.b) Relatórios básicos de NFSe

NFSes recebidas podem indicar para sua empresa se existe alguma área da empresa que está queimando orçamento com serviços caros e recorrentes. Como otimizar isso?

Eles podem ser substituídos por um profissional contratado dentro da empresa para reduzir custos a longo prazo. Além disso, um contrato fixo com uma companhia de serviços que pode cobrar mais barato do que serviços avulsos.

Com as NFSes emitidas, você pode fazer uma curva ABC para entender quais são os serviços prestados mais recorrentes e quais trazem mais receita e lucro para a empresa para ajudar a priorizar o esforço de Marketing para gerar ainda mais demanda para esses serviços.

Dentro do Arquivei, você pode ter essas notas com um clique, desde que elas estejam arquivadas na plataforma. Você pode integrar o Arquivei com sua contabilidade, emissor e ERPs, sem precisar fazer a relação de todas esses documentos fiscais manualmente.

4. Distribuição de informação para todos os departamentos

O Arquivei torna a informação acessível, direto do navegador, para todos os departamentos, assim sua empresa tem os dados distribuídos e os processos mais eficientes.

4.a) No departamento Contábil e Fiscal:

Com o Arquivei é possível centralizar todos XMLs de todas as empresas e fazer o cuprimento da Lei da Guarda das Notas através do armazenamento em nuvem, com garantia de segurança. Também é possível fazer o Fechamento do Mês num clique e integrar com Sistemas.

4.b) Departamento de Compras:

Tenha o Código de Barras dos Produtos na própria DANFe, saiba quando o fornecedor carregou o caminhão, gere relatórios de CTes versus NFes e controle a entrada de produtos com aplicativo mobile.

4.c) Departamento Financeiro:

A partir do Arquivei, a empresa passa a encontrar notas pelo número do boleto, fazer buscas e relatórios Inteligentes e ainda é alertada sobre Notas Canceladas e Corrigidas.

4.d) Logística da empresa:

Através de algumas das vantagens que citamos acima, como os relatórios de CTes versus NFes, Controle de Devoluções, Integração com Sistemas e o gerenciamento da entrada de produtos no celular, é possível fazer a logística muito mais fácil e melhor planejada!

5. O Arquivei vai além da consulta de NFes

O Arquivei faz a consulta, download e armazenamento de NFes, CTes e NFSes direto da Sefaz e de mais de 150 prefeituras. Isso é o mínimo que ele pode te entregar, o download rápido, a eficiência e segurança no armazenamento.

Mas, pensando em todas as dores das empresas e escritórios de contabilidade com relação às Notas Fiscais, o Arquivei está sempre inovando e buscando entregar ainda mais valor.

O Arquivei ainda faz o upload de Notas Fiscais para a empresa que emite e recebe notas e deseja armazenar na plataforma. Faça o teste grátis.

Gostou desse post? Curta e compartilhe nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter.

Pular para a barra de ferramentas