Segurança da informação: o que é, pilares e boas práticas - Arquivei
Publicado em

agosto, 2023

Escrito por

Arquivei

Segurança da informação: o que é, pilares e boas práticas

Saiba quais são os 3 pilares da segurança da informação em uma empresa e entenda por que a segurança para seus dados é tão importante.

Gestão de Empresas



Segurança

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Com o grande número de pessoas e empresas usando a internet todos os dias, a segurança da informação surge como peça fundamental — já que é ela quem dá garantia de proteção, integridade e confidencialidade dos dados que geramos e circulam no meio online.

Para quem está à frente de uma empresa, compreender o grande objetivo desse assunto é cada vez mais importante para colher dados confiáveis e dentro da legalidade. 

Para os usuários, a vantagem é ter mais confiança e proteção em um ambiente de constantes  ameaças cibernéticas, que por sua vez estão mais sofisticadas. 

A seguir, você entenderá o conceito de segurança da informação, os pilares fundamentais  e até as boas práticas para, enfim, mitigar riscos, estar em conformidade com a LGPD e estabelecer padrões de proteção dentro da sua organização. 

O que é segurança da informação?

A segurança da informação é caracterizada pelo conjunto de práticas, políticas e tecnologias focadas na proteção de dados sensíveis. Isso vale tanto dentro, quanto fora de uma empresa. 

É um processo contínuo, pois sempre envolverá a identificação, prevenção e diminuição de ameaças virtuais. No fim, todo o processo é feito para garantir a confidencialidade, integridade e autenticidade das informações circuladas.

Segurança da informação e a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é a legislação que estabelece diretrizes e regras para a coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento dos dados dos usuários. Ou seja, ela impacta, de forma direta, a maneira de lidar com as informações de clientes e funcionários. 

Neste contexto, a segurança da informação atua principalmente para garantir o cumprimento da LGPD e evitar penalidades por violações — às quais vão das mais simples, às mais complexas. 

A importância da segurança da informação nas empresas

Já notou que uma empresa precisa de dados para o bom funcionamento das operações diárias de vendas e comunicações com clientes? O uso inadequado pode resultar em consequências desastrosas, incluindo:

  • exposição de informações sensíveis;
  • comprometimento da confiança do cliente;
  • a danos à reputação no mercado;
  • multas e penalidades reiteradas na LGPD.

Por isso, proteger a sua empresa de ameaças cibernéticas e vazamento de dados é essencial para evitar tudo isso. Sendo assim, conte com a segurança da informação. 

Você precisa saber que existem dois tipos de informações: as empresariais e as pessoais. 

Informações empresariais

São dados estratégicos, como as próximas tomadas de decisões, estratégias de marketing e informações financeiras. Elas precisam ser protegidas a todo custo, já que é a base da sua empresa e vantagem competitiva. 

Como exemplo, tente pensar nas próximas ações de marketing que a Coca-Cola fará. Ou então no valor dos serviços que a Unimed oferece a parceiros. Não sabe? Isso é porque esses elementos são sigilosos. 

Informações pessoais

Já essas são informações sobre os funcionários, clientes e parceiros. Por isso, devem ser protegidas para evitar o uso indevido e preservar a privacidade das pessoas. Alguns exemplos são:

  • origem racial ou étnica;
  • convicção religiosa;
  • opinião política;
  • filiação a sindicato, organização religiosa, filosófica ou política;
  • Informações sobre a saúde ou vida sexual ou dado genético. 

Quais os pilares da segurança da informação?

Há cinco pilares relacionados a segurança da informação, são eles: 

Confidencialidade

Refere-se a garantia de que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às informações sensíveis. Com tantas ameaças cibernéticas, manter a confidencialidade dos dados está cada vez mais complexo, necessitando da implementação da criptografia,por exemplo. 

E mais, é preciso definir os acessos aos sistemas usados baseados na necessidade de conhecimento. Por exemplo, um funcionário da área contábil precisa ter acesso às planilhas fiscais. Mas, o pessoal do marketing, não. 

O ideal é garantir que apenas funcionários ou parceiros que realmente precisam das informações tenham acesso a elas.

Disponibilidade

Garantir que as informações estejam disponíveis quando necessárias, para evitar prejuízos a empresa. Você sabia que a interrupção de sistemas pode causar perdas financeiras, interrupção das operações e até a perda da confiança dos clientes e parceiros? 

Integridade

As informações devem permanecer íntegras, sem alterações não autorizadas ou dados corrompidos — principalmente em setores regulamentados, onde a exatidão é obrigatória. 

Duas maneiras de manter a integridade é por meio da assinatura digital para autenticar as informações ali apresentadas e trilhas de auditorias, para registrar todas as modificações feitas.

Autenticidade

Deve-se sempre verificar a autenticidade das informações e das fontes de origem. Ou seja, é a forma de validar a legitimidade das informações, evitando fraudes e manipulações. 

Algumas maneiras de garantir esse pilar é com o uso da autenticação de dois fatores e certificados digitais. Hoje, a grande maioria das redes sociais conta com essa etapa dupla de autenticidade, já reparou? 

Irretratabilidade

O quinto pilar explica o dever em garantir que as ações realizadas sejam sempre rastreáveis.  Esse é um ponto essencial para manter um histórico confiável e imutável das atividades. 

Mais uma vez, a trilha de auditoria entra em cena, já que é possível saber quem modificou o quê dentro do departamento.

Os principais riscos de não investir na segurança da informação

A negligência em investir na segurança da informação pode expor a sua empresa a vários riscos e dores de cabeça que podem durar anos. Já parou para pensar nisso? Dentre os principais, podemos citar as multas, vazamento de dados, perda da confiança na empresa e ameaças ao patrimônio e pessoas. 

Multas e Penalidades

Você sabia que as multas e penalidades no LGPD podem chegar a R$ 50 milhões? Uma penalidade simples é de até 2% do faturamento da empresa. 

É claro que há várias categorias de violação da lei, e, de acordo com a gravidade, natureza e porte do infrator, a multa pode ser alta. 

Vazamento de dados confidenciais

Quando malwares invadem o sistema de um negócio para ter acesso aos dados confidenciais, as consequências são graves: vão desde fraudes a roubo de identidade. Isso nos leva ao próximo tópico: a perda de confiança na empresa. 

Perda da confiança na empresa

Não são só os clientes que perdem a confiança na empresa por conta da negligência na segurança digital. Fornecedores, parceiros e até investidores podem desistir do negócio. Além dos danos à reputação, há também a perda de dinheiro, dificuldade em atrair novos clientes e até ações legais.  

Ataques à segurança do patrimônio e pessoas

Invasões, ataques cibernéticos e exploração de vulnerabilidades também colocam em risco os ativos tangíveis e a segurança das pessoas envolvidas. Por exemplo: 

  • Segurança física por conta de roubos, sequestros e outros;
  • Roubo de propriedade intelectual;
  • Danos à infraestrutura digital e tecnológica; 
  • Perda de confiança interna, ou seja, os próprios funcionários se sentem inseguros. 

Como garantir a segurança das informações na sua empresa?

Política de segurança da informação

Diretrizes e políticas fazem parte de qualquer empresa, seja na área contábil ou de segurança. É preciso desenvolver um protocolo e visitá-lo com recorrência — não se esqueça dos ataques cada mais mais sofisticados e evoluídos. 

Treinamento dos funcionários

O ditado popular já dizia: o óbvio precisa ser dito. No contexto deste artigo, precisamos frisar a importância do treinamento dos funcionários. A grande maioria pode não saber dos reais riscos de uma invasão no sistema, por exemplo. 

Entendimento completo da LGPD

Entender a lei e interpretá-la de forma correta é obrigação de todas as organizações. Por isso, invista em profissionais especializados na LGPD e garanta a conformidade para a sua empresa. Para isso, você pode tomar algumas medidas, como estudar por meio dos canais oficiais do governo e contar com um Encarregado de Proteção de Dados (DPO). 

Controles digitais

Lembra da acessibilidade como um dos pilares da segurança da informação? Para investir em uma proteção robusta, considere implementar controles digitais. Inclusive, alguns já foram citados durante a leitura: 

  • Criptografia;
  • Autenticação Multifator (MFA);
  • Backup recorrente;
  • Virtual Private Network (VPN);
  • Diretrizes quanto às senhas fortes;;
  • Antivírus e Antimalware;
  • Firewall de Rede.

Já quer começar a proteger os dados da sua empresa? Que tal começar com a área fiscal? Conte com a Arquivei, uma plataforma altamente segura para a gestão de documentos fiscais da sua empresa. Comece agora seu teste grátis de 07 dias!

Pular para a barra de ferramentas