05 Decisões Estratégicas Para O Varejo Com Documentos Fiscais
estratégias de varejo com documentos fiscais
Publicado em

maio, 2017

Escrito por

Arquivei

5 decisões estratégicas do varejo, com base nos documentos fiscais

Confira 5 decisões que podem ser tomadas com base na gestão da NFe no varejo e descubra como colocá-las em prática com a tecnologia certa.

Gestão de Empresas


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Os documentos fiscais eletrônicos trazem diversas informações de produtos ou serviços que podem ser utilizadas estrategicamente, inclusive em decisões no varejo.

No caso da NFe (Nota Fiscal eletrônica) e do CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico) estão reunidas informações cruciais sobre compra, venda e frete de mercadorias. Veja com Arquivei como fazer diversos relatórios.

Veja como é possível fazer uma interpretação inteligente dos dados para reformular processos, reduzir custos e aumentar a qualidade das entregas com os dados dos documentos fiscais:

1. Gestão de estoque mais assertiva no varejo

Identificar as demandas de produtos em diferentes unidades e entender a sazonalidade do comércio é fundamental para desenvolver estratégias assertivas de suprimento e entregas para a empresa.

Para ter esta análise, é necessário ter uma plataforma que indique quais itens da empresa vendem mais. Com o Arquivei, a empresa tem todas suas NFes completas e CTes reunidas.

Com base nestes documentos fiscais, é possível fazer o cruzamento e a análise assertiva, de modo a identificar informações valiosas que podem pautar a gestão fiscal e de estoque.

Gestão de Estoque
Gestão de Estoque com análise assertiva

A plataforma do Arquivei disponibiliza filtros por campo da NFe que permitem ao contador realizar a administração adequada do estoque o gestor do varejo tem uma visão mais clara sobre a performance de cada produto.

Leia mais sobre “Consulta de NFe completa e gestão de estoque no varejo“.

Exemplo: Giro de estoque

Com a relação de NFes recebidas e emitidas a empresa tem o giro de estoque, ou seja, quanto de determinado produto está sendo comprado e o quanto daquele produto tem sido vendido.

Gráfico com a relação de NFes recebidas, NFes emitidas e CTes pagas

2.  Gestão de fornecedores no varejo

Estando de olho nas Notas Fiscais é possível descobrir quais os fornecedores não são bons para o seu negócio.

Através das informações de frete, a empresa consegue identificar seu gasto com a logística dos produtos. Este é um ponto importante na avaliação do contrato de um serviço de transporte.

Devido à tributação e o valor do frete, a empresa pode avaliar o envio da mercadoria pelos modais aéreo ou marítimo ao invés do tradicional rodoviário.

Através da relação impostos vs. frete, a empresa consegue identificar os custos com entregas de produtos que mais demandam transporte e utilizar estes números para renegociar o contrato com a transportadora.

Leia tudo sobre “Análise de Notas Fiscais para renegociação de contratos“.

Além disso, é possível conseguir vantagens tributárias dependendo de onde o fornecedor está localizado, pois alguns estados oferecem redução de alíquotas e impostos. Ou seja, pode ser mais interessante escolher um fornecedor que esteja em um local mais vantajoso para os negócios.

Também estudando as NFSes emitidas, a empresa consegue realizar facilmente uma curva ABC de fornecedores.

Gráfico e tabela com Curva ABC de fornecedores

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3. O regime tributário para o varejista

Será que a sua empresa poderia mudar o regime tributário e aproveitar as vantagens do Simples Nacional? Esta opção deve ser analisada no planejamento tributário a cada fim de ano.

#Como escolher o Regime Tributário mais adequado e as diferenças entre as modalidades, estão disponíveis no Guia sobre Regime Tributário.

Este tipo de questão também podem ser baseada em análises de Notas Fiscais junto ao planejamento tributário.

Caso semelhante aconteceu com o site de compras coletivas Peixe Urbano que deixou o Rio de Janeiro (RJ) para operar em Florianópolis (SC), levando em consideração questões tributárias mais favoráveis.

4. Armazenamento de NFes e o histórico do varejo

Na gestão fiscal, com o apoio de uma solução tecnológica para armazenamento de NFes, os dados de NFes ficam disponíveis para a empresa consultar em qualquer momento.

Ou seja, se antes você dependia de fazer comparativos, nota por nota, com o Arquivei o empreendedor consegue fazer buscas rápidas e consultar qualquer nota da empresa em poucos segundos.

Além disso, o armazenamento de NFes é obrigatório por lei, por no mínimo 5 anos. Então é preciso estar atento à esta obrigatoriedade. Caso o Fisco resolva pedir os documentos fiscais da empresa, é necessário ter o XML da NFe ou CTe em mãos.

5. Inteligência de mercado com a análise de NFes

Inteligência de Mercado é adquirida através de análises. No caso da gestão fiscal e financeira, só é possível fazer análises e se destacar com relação ao mercado utilizando dados reais.

Muitos destes dados podem ser encontrados nos relatórios de Notas Fiscais. Não é preciso investir em pesquisas difíceis e, muitas vezes, caras.

Quem mais consome seus produtos e serviços? Esse consumidor está recebendo investimentos? Se você ficou interessado em ter em mãos todas estas informações estratégicas, deve procurar a tecnologia da gestão de NFe, Arquivei no varejo a resposta.

Construa uma estratégia fortemente embasada nas tendências de mercado, redirecionando esforços na busca do crescimento. Saia na frente quando o assunto é gestão fiscal.

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