4 tipos de treinamento de funcionários para aplicar na sua empresa - Arquivei
Publicado em

abril, 2017

Escrito por

Arquivei

4 tipos de treinamento de funcionários para aplicar na sua empresa

O capital intelectual é o bem mais precioso de empresas prestadoras de serviços e também para os escritórios de contabilidade.

Gestão de Empresas


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

O capital intelectual é o bem mais precioso de empresas prestadoras de serviços e também para os escritórios de contabilidade. Esse recurso exige que a experiência profissional esteja em constante aperfeiçoamento por meio da especialização e treinamento de funcionários.

Fazer uma boa gestão do conhecimento que circula na sua empresa pode evitar situações como:

  • Equipe inflada;
  • Falta de agilidade;
  • Perda de informações;
  • Baixa produtividade.

Tratar as necessidades dos colaboradores de forma adequada faz com que a administração contábil seja eficaz em todos os setores.

Para ajudar você nisso, separamos 4 tipos de treinamentos de funcionários que podem ser aplicados na sua empresa o quanto antes. Confira:

1. Rodízio de funções dentro do escritório

Estabelecer uma rotação de funcionários entre diferentes funções pode ser o primeiro passo para treinar colaboradores em diferentes atividades. Essa é uma boa alternativa para pequenas e médias empresas que não têm equipes especializadas.

A troca de experiências ajuda tanto o empregado quanto a empresa. Aliás, quando a pessoa responsável por determinada tarefa faltar, o trabalho não será descontinuado, porque a empresa pode sempre contar com um substituto capacitado.

Comece rotacionando os colaboradores de um mesmo setor, como o contábil, por exemplo. Depois, faça trocas entre os departamentos. Além de estimular o aprendizado de outras áreas, é bem possível que você descubra novos talentos na equipe.

2. Parceria com outras empresas

Uma forma de promover o treinamento de funcionários é fazer parcerias com outras empresas. Essa é até uma facilidade que os escritórios contábeis têm, porque seus próprios clientes podem contribuir com a formação da sua equipe. A dica é fazer um acordo e talvez conceder um desconto na mensalidade.

Por exemplo, seu escritório faz a contabilidade de uma escola que oferece cursos sobre empreendedorismo e negócios. Que tal convidar um dos professores para visitar a empresa e dar uma palestra ou workshop? Outra alternativa é levar os colaboradores para conhecer, na prática, o funcionamento de uma determinada empresa.

Uma parceria bastante atrativa é estabelecer convênios com faculdades, oferecendo bolsas integrais ou descontos para cursos de extensão e pós-graduação. Além de encorajar o estudo, essa é também uma estratégia para reter os funcionários, diminuindo o turnover.

3. Educação corporativa EaD ou presencial

Também é possível nutrir o conhecimento dos seus empregados por meio da educação corporativa. Nesse caso, o objetivo é oferecer uma formação continuada e não pontual. Essa modalidade exige maior planejamento para identificar as necessidades e objetivos.

Como esse serviço geralmente é terceirizado (presencial ou EaD), é preciso prestar bastante atenção ao plano que será desenvolvido, para que ele atenda às dificuldades do seu negócio. Já que haverá um custo para a empresa, cuidado com os modelos prontos.

Para receber mais dicas de gestão e novidades sobre o mundo empresarial e contábil, assine a nossa newsletter:

4. Produção e troca de conhecimento interno

Por último, vamos falar da produção e troca de conhecimento interno. Essa é uma das melhores maneiras de alimentar o capital intelectual do seu escritório contábil, porque os funcionários aprendem e ensinam ao mesmo tempo.

Esse processo pode ser feito de vários jeitos:

  • Promovendo palestras de empregados mais experientes ou que tenham atingido destaque em determinada tarefa. Crie um ambiente agradável, onde os participantes possam fazer anotações e perguntas;
  • Criando grupos de estudo para discutir assuntos como mudanças na legislação contábil, trabalhista ou fiscal, além de outros temas relevantes. É importante manter uma pauta para o debate e estabelecer data e hora para essas reuniões, que podem ocorrer a cada 15 dias, por exemplo;
  • Estabelecendo um programa de mentoria, no qual os mais experientes não só vão compartilhar conhecimento, mas também vão acompanhar o desenvolvimento de novos funcionários, promover plantões de dúvidas, dinâmicas etc.;

Para que o excesso de pessoas na área contábil não se torne um problema empresarial, é preciso pensar na instrução dos colaboradores desde o momento da contratação. O desenvolvimento da equipe e a gestão do conhecimento é de responsabilidade do escritório.

Priorize o treinamento de funcionários que integre a equipe, conscientizando-a da missão da empresa e da importância da formação pessoal e profissional. Esses programas de especialização trazem benefícios tanto para o colaborador quanto para a empresa, como redução de custos, diminuição da rotatividade, aproximação dos setores e aumento da produtividade.

Treinamento de Equipes nas Empresas

O canal Negócio Efetivo, traz Lizandra Tonelli, especialista em treinamento de equipes, que explica a importância e os desafios de manter times comprometidos e motivados.

No vídeo, a especialista mostra como o treinamento pode trazer valor e ser um dos melhores investimentos de uma empresa.

Gostou das opções apresentadas? Que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais e disseminar conhecimento?

Pular para a barra de ferramentas