4 análises que o contador pode entregar para o cliente a partir do XML da NFe - Arquivei
Publicado em

abril, 2017

Escrito por

Arquivei

4 análises que o contador pode entregar para o cliente a partir do XML da NFe

Destaque-se aos olhos do seus clientes e do mercado. Vá além da imagem de “apurador de impostos”.

Contábil



Contabilidade

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Os clientes do seu escritório contábil são seus fãs? Achou a pergunta estranha? Pois saiba que assim como um astro da música ou um gênio da tecnologia têm seguidores fiéis, o contador pode ter clientes que são apaixonados pelo seu trabalho, não trocam por nenhum outro e ainda recomendam para seu círculo de relacionamento.

Para se destacar aos olhos do seus clientes e do mercado e ir além da imagem de “apurador de impostos”, uma solução de consulta de documentos fiscais é uma grande aliada na criação de um diferencial digno de uma celebridade. Saiba mais sobre ela agora!

Uma solução de consulta de documentos fiscais automatizada pode ser uma grande parceira na rotina do contador, garantindo maior precisão e eficiência nas análises, pois extrair informações – valor de impostos, tipos e quantidades de produtos e serviços, para quais clientes, em quais regiões, para citar apenas algumas -, a partir de planilhas preenchidas a mão acabaria em grande desperdício de tempo e esforço da equipe. Pense no nível de inteligência competitiva e fiscal que você irá agregar com estas análises.

Quer saber melhor o poder dos dados? Ouça o podcast sobre Análise de Dados: eleição de Trump e o aprendizado que a equipe contábil/fiscal pode tirar desta situação. Dê o play.

Confira quatro análises que você pode fazer para seus clientes com base nos documentos fiscais:

1.  Definir o melhor regime de tributação

Simples, Lucro Real ou Lucro Presumido? Uma das dúvidas mais comuns do empreendedor no seu planejamento tributário diz respeito à escolha do regime de tributação da sua empresa.

A opção por esses regimes afeta o cálculo de tributos como IRPJ, CSL, PIS e COFINS e a sua definição é irrevogável por um ano. Por isso, escolher o regime de tributação mais adequado é de extrema importância para as empresas, podendo reduzir bastante os custos com esse tipo de encargo.

E você é o profissional mais capacitado para orientar os seus clientes na escolha certa a partir da análise dos XML de NFe de saída e dos valores movimentados.

Com uma solução específica de consulta de documentos fiscais você faz o download dos XML de NFe do seu cliente direto da SEFAZ e pode gerar um relatório para análise.

O processo automatizado proporciona um ganho de tempo enorme para fazer essa avaliação, além de ter a garantia de informações corretas conforme imagem da tela a seguir:

2. Identificar padrões do mercado que seu cliente está inserido

O contador é um profissional que lida com diversas empresas de diferentes segmentos e sabe em detalhes como é o desempenho, dificuldades e oportunidades de cada uma. Ao fazer a análise dos XML das NFe é possível identificar padrões como tipos de produtos ou serviços mais vendidos em um determinado período (sazonalidade) e em determinados locais (localização geográfica).

Utilize essas informações para transformar-se em um verdadeiro conselheiro, ajudando os clientes a tomar decisões importantes, como participar do seu planejamento estratégico, indicar investimentos que dão lucros, bons negócios para seu segmento entre outros.

Nas NFSe (Notas Fiscais de Serviço) emitidas, o contador pode, ainda, fazer uma curva ABC para entender quais são os serviços prestados mais recorrentes e quais trazem mais receita e lucro. Com esta orientação, seu cliente pode priorizar os esforços das suas áreas de marketing e vendas para gerar ainda mais demanda para esses serviços.

3. Avaliar fornecedores

Fornecedores são parcerias importantes para a qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao mercado e também para os custos das empresas contratantes. Ao verificar tributos que incidem nos produtos e frete das mercadorias é possível avaliar os fornecedores que apresentam o melhor custo-benefício para a empresa cliente do escritório contábil.

Exemplo: ao fazer uma análise dos XML das NFe do transportador contratado pelo cliente para uma determinada região do país o contador pode identificar que, devido à tributação e o valor do frete, poderia ser mais vantajoso para a empresa enviar a mercadoria pelos modais aéreo ou marítimo ao invés do tradicional rodoviário.

Assista o “Webinar: 7 análises estratégicas para avaliar a saúde das empresas“.

Você pode, ainda, levantar os custos que seu cliente tem com entregas por produtos ou categorias de produtos que mais demandam transporte. Além disso, pode separar a mercadorias transportadas por fornecedor para entender quais são mais requisitados, por custo e por volume de entregas para renegociar contratos, por exemplo.

Para ficar sempre atualizado, assine a nossa newsletter:

4- Fazer a gestão financeira a partir da análise dos documentos fiscais

A contabilidade é uma poderosa ferramenta e que apresenta grande importância, disponibilizando dados valiosos para o empreendedor gerir o seu negócio e fazer com que se mantenha forte e saudável financeiramente. Ao avaliar custos, volumes e carga tributária presentes nos documentos fiscais, você tem em mãos uma série de informações úteis para o planejamento e gerenciamento financeiro das empresas-clientes.

A partir de uma solução de consulta de documentos fiscais automatizada a inteligência financeira é alcançável justamente porque nos campos das notas fiscais é possível obter informações como o valor ICMS sobre cada produto, alíquotas e o CFOP (Código Fiscal de Operações e de Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços).

Com isso, por meio do aplicativo automatizado você consegue gerar relatórios em Excel com todas as informações das notas em um determinado período e assim saber o valor total de tributações, produtos, entre outros.

Com a plataforma do Arquivei, você pode baixar os XML das NFe, CTe e NFSe com um clique – desde que elas estejam arquivadas na plataforma -, e gerar relatórios criados a partir da análise destes documentos fiscais.

Com o Arquivei, o seu escritório de contabilidade está integrado automaticamente às bases da Receita Federal e dos Estados (SEFAZ), sem precisar fazer a relação de todas esses documentos fiscais manualmente.

A aplicação de etiquetas personalizadas para distinguir os documentos fiscais com termos, citações a áreas e unidades da empresa pode ser uma funcionalidade útil para o contador criar segmentações ainda mais avançadas além das informações que já existem ao baixar o XML da NFe.

Conte com o Arquiveiplataforma de consulta de notas fiscais automatizada -, para agregar valor ao serviço do seu escritório contábil e transformar clientes em fãs. Experimente 7 dias grátis!

Gostou desse post? Curta e compartilhe nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter.

Pular para a barra de ferramentas