Armazenamento em Nuvem: O que é e como funciona?
O que é armazenamento em nuvem e como funciona
Publicado em

maio, 2021

Escrito por

Arquivei

O que é armazenamento em nuvem e como funciona

Encontrar espaço de armazenamento para quem lida com muitos arquivos no computador pode ser muitas vezes um desafio. Tem gente que investe em discos rígidos maiores. Outros preferem dispositivos de armazenamento externos, como pen drives ou HDs externos. Mas quando a questão envolve empresas, que geram um grande volume de arquivos e documentos, uma opção cada vez mais frequente e crescente é a de armazenamento em nuvem, também conhecido como cloud computing.

Gestão de Empresas


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Encontrar espaço de armazenamento para quem lida com muitos arquivos no computador pode ser muitas vezes um desafio. Tem gente que investe em discos rígidos maiores. Outros preferem dispositivos de armazenamento externos, como pen drives ou HDs externos. Mas quando a questão envolve empresas, que geram um grande volume de arquivos e documentos, uma opção cada vez mais frequente e crescente é a de armazenamento em nuvem, também conhecido como cloud computing.

Basicamente, em vez de armazenar informações no disco rígido do próprio computador ou outro dispositivo local, com o armazenamento em nuvem você as salva em um banco de dados remoto. E a Internet fornece a conexão entre o seu computador e o banco de dados. 

O cloud computing oferece uma alternativa econômica e escalonável ao armazenamento de arquivos em discos rígidos locais ou redes de armazenamento. Lembrando que, discos rígidos de computador armazenam uma quantidade finita de dados. Então, quando os usuários ficam sem armazenamento, eles precisam transferir arquivos para um dispositivo de armazenamento externo. Além disso, ao armazenar seus dados em um sistema de armazenamento em nuvem, poderá obter esses dados de qualquer local que tenha acesso à Internet. O armazenamento em nuvem é conveniente e oferece mais flexibilidade, mas como isso funciona? Descubra a seguir.

Como funciona o armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem funciona de forma simples e fácil. Em suma, as informações são armazenadas em data centers localizados em qualquer lugar do mundo e mantidos por terceiros. Como os dados estão em servidores hospedados, eles são facilmente acessíveis por meio de uma interface web. O servidor com o qual você se conecta encaminha os dados para uma série de servidores localizados em um ou mais data centers, dependendo do tamanho da operação do provedor de nuvem.

ATENÇÃO! O armazenamento de documentos fiscais na nuvem garante segurança! Comece a armazenar, baixar e consultar as Notas Fiscais emitidas contra o seu CNPJ com ajuda de um software na nuvem. Experimente grátis o Arquivei agora!

Diferente da armazenagem em sistemas internos, que podem sofrer problemas com falta de energia elétrica ou desastres naturais, no cloud computing estes riscos reduzem significativamente. Isto porque os sistemas de armazenamento em nuvem geralmente dependem de centenas de servidores de dados. Dessa forma, os clientes podem acessar seus dados mesmo se uma fonte de dados falhar. Além de manter as informações seguras, o serviço em nuvem também está preparado para mitigar os impactos das falhas e restabelecer processamento e transmissão.

O armazenamento em nuvem geralmente oferece suporte a vários tipos de arquivos de todos os tamanhos, como documentos, vídeos, fotos, músicas, filmes e muito mais. Além disso, após se inscrever em um serviço de cloud computing e fazer upload de seus arquivos, você pode sincronizá-lo com seu smartphone, tablet ou outros dispositivos móveis para facilitar o acesso em qualquer lugar.

Modelos de cloud computing

O armazenamento em nuvem está disponível em nuvens privadas, públicas e híbridas.

Público: neste modelo, você se conecta pela Internet a uma nuvem de armazenamento mantida por um provedor de nuvem e usada por outras empresas. 

Privada: as configurações de armazenamento em nuvem privada normalmente replicam o modelo de nuvem, mas residem em sua rede, aproveitando um servidor físico para criar instâncias de servidores virtuais para aumentar a capacidade. As organizações que podem preferir o armazenamento em nuvem privada incluem bancos ou empresas de varejo devido à natureza privada dos dados que processam e armazenam.

Híbrido: este modelo combina elementos de nuvens privadas e públicas. Neste caso, ele dá a possibilidade de escolher quais dados armazenar em casa tipo de nuvem. Por exemplo, dados altamente sensíveis geralmente são mais adequados para um ambiente de nuvem privada, enquanto dados menos confidenciais (como e-mail que não contém segredos comerciais) podem ser armazenados na nuvem pública. Algumas organizações usam nuvens híbridas para complementar suas redes de armazenamento interno com armazenamento em nuvem pública.

Vantagens do serviço de nuvem

Gerenciamento externo

Ao adquirir o serviço em nuvem, é ele quem assume a responsabilidade de manter e proteger os dados armazenados. Isso significa que você pode liberar sua equipe de tarefas associadas a infraestrutura do armazenamento, como aquisição, instalação, administração e manutenção. Dessa forma, sua equipe pode se concentrar em outras prioridades.

Rápida implementação 

É muito rápido e simples o processo de configuração e adição de arquivos nos recursos de armazenagem em nuvem. Você pode adquirir o serviço e começar a usá-lo em algumas horas ou dias, dependendo da capacidade envolvida.

Economia

O serviço em nuvem economiza muito dinheiro, sim. Caso contrário, você teria que gastar em servidores mais fortes à medida que aumentam as necessidades de seus negócios. Mas no armazenamento em nuvem, você só paga pelo espaço ocupado por seus dados na nuvem.

Escalabilidade

Quem opta pelo armazenamento local sofre com as restrições de crescimento. Mas já com o em nuvem, você pode escalar tanto quanto você precisa, com uma capacidade virtualmente ilimitada.

Vantagem para a gestão fiscal

Como podemos ver, os benefícios de um sistema em nuvem são muitos. Mas também existem benefícios do cloud computing para a gestão fiscal das empresas. O uso da computação em nuvem dá oportunidade aos gestores fiscais de realizar um planejamento tributário sob medida para a organização. Com os dados fáceis de acessar, armazenados online com segurança, é possível extrair relatórios rápidos em ferramentas digitais, como Excel, Google Sheets, entre outros apps.

Ao optar por um software de consulta e gestão de notas fiscais como o Arquivei, que funciona em serviço de nuvem, a empresa garante a segurança do armazenamento dos arquivos XML e já está um passo à frente em relação àquelas que preferem consultar e armazenar manualmente.

No cloud computing da Arquivei, é possível manter os documentos guardados e seguros, cumprindo a lei em termos de armazenamento de documentos fiscais. Experimente grátis o Arquivei, agora!

Conclusão

O armazenamento em nuvem certamente veio para ficar e é algo que a maioria das empresas deve considerar o uso. O cloud computing pode ser a chave principal para o crescimento de sua empresa, pois a integração do serviço em nuvem definitivamente impulsiona negócios e aumenta a produtividade.

Para melhorar a gestão e armazenamento de  documentos fiscais, confira o nosso conteúdo sobre como organizar de forma eficiente as notas fiscais da sua empresa.

E para facilitar a gestão de notas fiscais da sua empresa e estar sempre em dia com as suas obrigações, experimente grátis o Arquivei agora!

Pular para a barra de ferramentas